• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    São Marcos recebe 520 novas doses da CoronaVac: idosos de 67 e 66 anos serão vacinados a partir desta terça-feira (30)

    Conforme secretária municipal da Saúde, Maristela Lunedo, ampliação de grupo prioritário para 65 e 64 anos depende da demanda de vacinados de 67 e 66 anos. No último sábado (27), 300 doses da vacina foram aplicadas em idosos de 68 e 69 anos

    4 anos atrás

Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de março, São Marcos recebeu a décima remessa de vacinas contra a covid-19. São 520 novas doses de CoronaVac, para aplicação da primeira dose da vacina. Nesta terça-feira (30), o município começa a vacinar idosos de 67 e 66 anos, das 8h às 11h30, no Centro Alexandre Zaniol ou no Posto de Saúde referência para a residência de cada idoso. “Como o grupo dessas idades é maior, também faremos a vacina na quinta-feira (1º de abril), a princípio, para a mesma idade. Se a procura de 67 e 66 anos diminuir, vamos baixar para 65 e 64 anos. Porém, se a procura for grande, não vai ter quantitativo suficiente de doses. Então nós sempre temos que prestar atenção pra gente garantir doses para uma faixa etária e depois passar para uma idade inferior”, ressalta a secretária municipal da Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo.

De acordo com ela, não há previsão da chegada de nova remessa de doses das vacinas contra covid-19. “A gente sabe que está chegando doses no Estado semanalmente, mas não temos previsão da data de busca”, informa Maristela. Na ação de vacinação realizada em São Marcos no último sábado (27), para vacinar idosos de 68 e 69 anos, cerca de 300 doses do imunizante foram aplicadas. Conforme explica Maristela, no momento da aplicação da primeira dose, os idosos já são informados sobre a data em que devem retornar para receber a segunda dose da vacina. “Já informamos para eles irem naquele mesmo dia, no mês seguinte, fazer a segunda dose, no mesmo horário e local, seja no Centro Alexandre Zaniol ou na unidade de saúde. E nós colocamos também a data na carteira de vacinação”, detalha Maristela. Segundo revela, até o momento, as aplicações da primeira e segunda doses da vacina não coincidiram de serem realizadas no mesmo dia e local.

‘Agendamento evita aglomerações e desperdício de doses da vacina’

A secretária municipal da Saúde ressalta que o agendamento para vacinação é necessário, principalmente para evitar aglomerações. “O motivo principal é evitar aglomeração. Se não houvesse agendamento, mesmo começando a vacinar às 8h, já teria pessoas fazendo fila desde às 6h, um atrás do outro, se aglomerando. Já com agendamento, as pessoas sabem que podem ir lá no horário agendado e que vão poder vacinar. Mas também agendamos para que não haja sobra de doses. Cada frasco da CoronaVac tem 10 doses e, quando eu abro, eu tenho determinadas horas para usar, se não elas vão fora”, destaca Maristela Lunedo.

‘Vai chegar o momento que nós não vamos mais agendar, porque quanto menor as idades, maior o número de pessoas’

Contudo, ela visualiza que, conforme o grupo de vacinação for sendo ampliado para faixas etárias mais baixas, o agendamento não será mais possível. “Vai chegar o momento que nós não vamos mais agendar, porque, quanto menor as idades, maior o número de pessoas. Então vai chegar um ponto que vamos ter que pensar em outras estratégias. Mas enquanto está comportando agendamento, nós estamos fazendo, e está dando bem certo”, assinala Maristela Lunedo.

O agendamento para vacinação acontece em três opções: ligando para o posto de saúde de referência do bairro onde reside o idoso, através do email vigilância.saomarcos@yahoo.com.br ou pelo telefone 3291-6428, informando nome e data de nascimento. No horário agendado, o idoso deve comparecer usando máscara e com documento pessoal e carteira de vacinação.

Os telefones das ESF’s (Estratégia de Sáude da Família) para agendamento são:

– ESF São José – 3291-2306

– ESF Nicoletti – 3291-5284

– ESF Doncatto – 3291-6413

– Centro – 3291-1805 ou 3291-6428

– Pedras Brancas – 996296466