• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    São Marcos iniciará vacinação de idosos de 81 a 84 anos na próxima semana

    Segundo secretária municipal da Saúde, Maristela Lunedo, município aguarda recebimento de 380 novas doses de vacinas, sendo 120 para aplicação da segunda dose da CoronaVac e 260 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    4 anos atrás

Na próxima semana, iniciará a distribuição de 3,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, entregues ao Ministério da Saúde no último dia 23 de fevereiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan. Do total recebido, 2 milhões de doses são da vacina da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 1,2 milhão da CoronaVac.

Em São Marcos, conforme informou ao L’Attualità, na manhã desta sexta-feira (26), a secretária municipal da Saúde Maristela Lunedo, um quantitativo de 380 novas doses das vacinas será recebido na próxima semana. Destas, 120 são da CoronaVac, para aplicação da segunda dose da vacina em quem já recebeu a primeira; e 260 são da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Para aplicação destas 260 doses da Fiocruz, vai ser ampliado o público-alvo para idosos de 81 a 84 anos, conforme resolução da CIB (Comissão Intergestora de Bipartite), que temos que seguir. Essa comissão é estadual, formada por secretários e representantes das regiões em conjunto com o Estado”, explica Maristela Lunedo.

A primeira etapa de vacinação será na próxima terça-feira, dia 2 de março, para idosos a partir de 84 anos. “Vai ser em diversos momentos. Nesse primeiro dia vai ser para 84 anos e depois vamos baixando a idade”, explica Maristela. Os agendamentos iniciaram na tarde desta sexta-feira (26) e continuarão na segunda-feira (1º).

Caxias do Sul tentará adquirir vacinas através do Cisga

Conforme anunciado na manhã desta sexta-feira (26), em reunião com integrantes do governo municipal e diretores de hospitais de Caxias do Sul, a cidade aderiu ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) – do qual São Marcos também faz parte – para tentar adquirir vacinas contra a covid-19 direto de laboratórios. Questionada pela reportagem se há a possibilidade de São Marcos também adquirir vacinas através do consórcio, a secretária municipal da Saúde Maristela Lunedo disse que ainda não possui informações sobre isso nesta sexta-feira (26).