-
CORONAVíRUS
SAúDE
Primeiro caso positivo de Covid-19 em São Marcos: ‘não estamos livres de fazer mais um fechamento do comércio’
Após confirmação do primeiro caso positivo de Covid-19 em São Marcos neste domingo (3), prefeito e secretária municipal de Saúde realizaram pronunciamento através de redes sociais na manhã desta segunda-feira (4). Caso confirmado se trata de caminhoneiro, de 61 anos, que teria voltado de viagem na quinta-feira (30)
5 anos atrás
Secretária de Saúde Cristiane Castilhos e prefeito Evandro Kuwer realizaram transmissão ao vivo nesta segunda-feira (4) com informações sobre Covid-19 em São Marcos (foto: reprodução Facebook)
São Marcos registrou o primeiro caso positivo de Covid-19 neste domingo, dia 3 de maio. O paciente é um caminhoneiro, de 61 anos, que foi atendido no Pronto Socorro do Hospital Beneficente São João Bosco na última quinta-feira, 30 de abril. Ele se deslocava de Lages para São Marcos e teria passado mal em Vacaria, sendo submetido à coleta de secreção para teste de coronavírus. O resultado foi enviado pelo laboratório Lacen neste domingo (3), dando positivo para o vírus.
Conforme informações do Hospital São João Bosco e Vigilância em Saúde de São Marcos, o motorista passa bem e segue se recuperando em casa. “Quando ele foi atendido, a enfermeira e o médico ficaram muito desconfiados que se tratava de coronavírus, ao fazerem a coleta estavam usando todos os EPIs necessários”, informa a gestora do HBSJB, Aline Bochetto. Com a confirmação do primeiro caso da doença no município, os profissionais de saúde que realizaram atendimento do motorista também farão teste rápido para Covid-19. “Precisamos aguardar alguns dias para testar os profissionais”, explica Aline.
Paciente e família estão em monitoramento
A secretária municipal de Saúde de São Marcos, Cristiane Castilhos, informou à reportagem do Jornal L’Attualità que, desde a quinta-feira (30), após o atendimento no Hospital, o motorista já foi encaminhado para o isolamento domiciliar. De acordo com o Centro de Operações de Emergência (COE), também os familiares do paciente já estão em acompanhamento, e até o momento não apresentaram sintomas. “O paciente continua sendo monitorado, está em isolamento, a família também está em isolamento, e estamos acompanhando através do COE”, destacou a secretária de Saúde em pronunciamento via Facebook na manhã desta segunda-feira (4).
Durante o vídeo, o prefeito de São Marcos destacou que o paciente contaminado se trata de um profissional que está na linha de frente de trabalho durante a pandemia. “É um paciente que estava na linha de frente de trabalho, como outras profissões que não puderam parar. Nossa Secretaria da Saúde já está entrando em contato todos os dias depois do caso positivo, desde ontem, para dar todo o apoio à família”, declarou Evandro Kuwer.
Prefeito e secretária de Saúde falam sobre medidas adotadas em São Marcos
Na manhã desta segunda-feira, dia 4 de maio, diante da divulgação do primeiro caso positivo da doença no município, o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, e a secretária municipal de Saúde, Cristiane Castilhos, realizaram pronunciamento em live no Facebook para detalhar dados sobre o coronavírus e medidas que vêm sendo adotadas no município. Kuwer deu destaque para ações que foram pensadas desde fevereiro para evitar a propagação do vírus em São Marcos, lembrando que o primeiro caso no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro, no Rio Grande do Sul foi em 10 de março, ou seja, o vírus demorou quase dois meses para chegar a São Marcos.
De acordo com o prefeito, esse dado se deve às medidas que foram tomadas com antecedência. “Desde o mês de fevereiro iniciamos todos os trabalhos sobre prevenção e cuidados que deveríamos ter para evitar um grande número de pessoas ao mesmo tempo passando por esse problema”, destaca, citando as medidas em relação ao comércio e à área de saúde. “Antes de ter o primeiro caso, foi realizado o plano de contingência, preparação de profissionais e implementação de protocolos. No mês de março, os decretos municipais: em 20 de março, decreto de calamidade pública e fechamento do comércio; em 30 de março, Unidade de Síndrome Gripal. Agimos rápido, fechamento no momento crítico, quando o vírus começou a circular na região”, detalha.
O prefeito informa que, a partir de agora, será realizada reunião com o Gabinete de Crise e atualização do decreto municipal para estabelecer novas medidas de segurança e prevenção do Covid-19. Ele ressalta que é necessário também aguardar as determinações do governo estadual em relação ao plano de distanciamento controlado, que divide o Estado em quatro cores de acordo com o nível de gravidade de contaminação do vírus (a ser iniciado a partir do dia 6 de maio). “Hoje São Marcos está na cor laranja. Temos que ver o que vai ser permitido para cada cor, e o que o Estado decretar o município vai ter que seguir. Hoje vamos ter reunião com gabinete de crise, e novas medidas a partir de amanhã. Novo decreto deve sair ainda hoje”, esclarece Kuwer, destacando que a colaboração da população com o cumprimento das determinações é fundamental para o controle da doença. “Não estamos livres de fazer mais um fechamento do comércio se a população não colaborar. Precisamos da colaboração”, pontua o prefeito.
106 pacientes já atendidos na Unidade de Síndrome Gripal
Em transmissão ao vivo na manhã desta segunda-feira (4), a secretária de Saúde de São Marcos, Cristiane Castilhos, detalhou as ações que têm sido desenvolvidas na área de saúde, destacando alguns dados. “Até o momento a Unidade de Síndrome Gripal realizou 106 atendimentos de pacientes. Agora, diagnosticado um paciente para o Covid. Os casos monitorados até o momento foram 405 pacientes, junto ao COE, eles ficam em isolamento domiciliar, junto com seus familiares. Os casos testados pelo município e Ministério da Saúde foram 30 casos (23 pelo Lacen e sete testes rápidos). Recebemos 413 testes rápidos comprados com recurso do município e 320 do Ministério da Saúde. São 733 testes no total e já iniciamos aplicação”, detalhou Cristiane. O prefeito destacou também o investimento em Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da saúde. “O que era gasto em EPI em um ano, foi gasto em um mês”, declarou Kuwer.
A secretária de Saúde reforça que as medidas adotadas com antecedência colaboraram para o controle do vírus em São Marcos até este momento, por isso é importante que sejam mantidas pela população. “Essas ações fortaleceram muito por causa da quarentena, dos decretos, férias nas indústrias, escolas, que ainda estão em casa, e por parte de algumas empresas do município, que a gente exigiu regras de distanciamento”, ressalta. O prefeito reforçou que a população deve continuar seguindo as medidas de isolamento. “Aqueles que não precisam estar nas ruas, fiquem em suas casas, não vão em parques, aglomerações. É uma coisa bastante séria. É momento de termos cuidados, não fazer aglomeração, usar máscara, proteger família, amigos”, alerta o prefeito Evandro Kuwer.