• Lattualita

    GERAL

    OBRAS

    Prefeito de São Marcos busca recursos junto ao Estado para conclusão de asfalto na Rota Saonda: ‘projeto estimado em R$ 2,4 milhões’

    Nesta segunda-feira (19), prefeito Evandro Kuwer entregou documentação que habilita São Marcos no Programa Pavimenta. Projeto busca recursos para pavimentação de cerca de 2 km na Estrada 700 (Rota Saonda)

    3 anos atrás

    Prefeito Evandro Kuwer entregou projeto de pavimentação na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, em Porto Alegre (Fotos divulgação prefeitura)

Nesta segunda-feira, dia 19 de julho, o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, esteve na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, em Porto Alegre, entregando documentação que habilita São Marcos no Programa Pavimenta, do governo do Estado. O projeto busca recursos junto ao Estado para pavimentação de cerca de 2 km na Estrada 700 (Rota Saonda), a fim de asfaltar todo o trecho de conexão até o acesso a Caxias do Sul. “Foi aberta essa possibilidade de fazer um termo de convênio, que seria firmado entre município e Estado. E daí o Estado determina quanto de recursos vai repassar. Nesse programa consta o projeto de engenharia, justificativa da obra, e também foi manifestado a possibilidade de que haja contrapartida do município, conforme o que o Estado contemplar”, explica a assessora de imprensa da prefeitura de São Marcos, Paola Vedovelli.

Conforme detalha, na justificativa da obra, foram apontados os benefícios da conclusão do asfaltamento da Rota Saonda. “Nesse programa para pavimentações, tem alguns critérios que pontuava mais, como, por exemplo, a questão da ligação entre municípios e a importância da via. Então foi feita toda a justificativa da obra, com a questão de que o asfalto liga São Marcos a Caxias do Sul, liga ao futuro aeroporto de Vila Oliva, facilita escoamento de produção, a questão do turismo regional e o acesso à BR 101”, assinala Paola Vedovelli. Conforme revela, o projeto de asfaltamento de 2 km da Rota Saonda tem orçamento estimado em R$ 2,4 milhões.

Segundo a assessora de imprensa, o projeto não tem previsão de análise pelo governo do Estado. “Eles retornam com o número do processo para nós, para acompanhamento, mas não temos uma data prevista. Até porque eles estão tentando viabilizar mais recursos dentro da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios para esse programa Pavimenta. Pode ter alguma alteração no edital, porque o programa é dividido por municípios conforme número de habitantes. Para os municípios acima de 100 mil habitantes, por exemplo, se não tiver muita procura, vai ter que abrir um edital novo. Então ainda não passaram uma data certa pra avaliação. Vamos ficar no aguardo agora e tomara que o projeto seja aprovado”, assinala Paola.

Novo trecho de 3 km de asfalto na Rota Saonda, com recursos do município, está em processo de licitação

De acordo com o prefeito Evandro Kuwer, cerca de 3 km serão asfaltados com recursos próprios do município na Rota Saonda. “Em 2020 foi feito asfalto até a capela São Roque, mais ou menos 2,5 quilômetros. Agora está em trâmite de licitação outro trecho, que será realizado com recursos próprios e, já pensando no futuro, estamos buscando recursos estaduais através do Pavimenta para completar o asfaltamento até Caxias do Sul”, destaca Kuwer.

Conforme informa a assessora de imprensa da prefeitura, a licitação do novo trecho de asfalto na Rota Saonda ainda não tem data definida. “Esses 3km estão em período de licitação, que ainda não foi concluída, porque é um processo demorado, um projeto grande. Ainda não temos marcado exatamente o dia da licitação. É para ser marcado até final de agosto, mas ainda não saiu o edital com a data”, explica Paola Vedovelli.