-
CORONAVíRUS
SAúDE
Coronavírus: Hospital São João Bosco realiza testagem em lar de idosos de São Marcos
Hospital aplicou teste em 13 idosos e três funcionários da Casa de Repouso Convivência. Lar intensificou medidas de proteção e proibiu visitas durante a pandemia
4 anos atrás
Testes aplicados nos moradores e funcionários apresentaram resultado negativo (foto: divulgação)
O Hospital Beneficente São João Bosco promoveu mais uma ação com o intuito de controlar a pandemia em São Marcos e evitar mais contaminações pelo Covid-19. Depois de realizar a campanha de testagem em massa para motoristas que chegam ao município, público vulnerável à nova doença, a entidade volta sua atenção também aos idosos. Na tarde desta terça-feira, dia 23 de junho, uma equipe de profissionais de saúde da instituição se deslocou até a Casa de Repouso Convivência, um lar para idosos a partir de 60 anos localizado em São Marcos, para realizar a testagem rápida de detecção de coronavírus nos moradores. O objetivo é evitar que o vírus se espalhe neste ambiente que abriga integrantes de um dos grupos de risco mais sensível à doença, já que há contato mais próximo entre os moradores, facilitando a propagação do coronavírus.
Na ocasião, foram testados os 13 idosos que residem no local e três funcionários do turno. Todos os testes tiveram resultado negativo. Gabriela Ribeiro, secretária da Casa de Repouso Convivência e estudante de enfermagem, ressalta os cuidados que foram adotados para proteger os idosos durante a pandemia, entre eles a suspensão das visitas. “Foram suspensas as visitas, porque vinha bastante gente de fora para visitar. Reduzimos o número de funcionários trabalhando, a psicóloga e nutricionista não estão atendendo presencialmente nessa época, elas trabalham online, qualquer coisa que precisamos falamos com elas e a nutri nos manda o cardápio, tudo online. Adotamos as outras medidas, máscara, álcool, a limpeza está mais intensa, colocamos água sanitária na porta para limpar os pés antes de entrar”, cita Gabriela.
Os resultados negativos para o coronavírus tranquilizam os moradores do lar e demonstram que, de fato, os cuidados e algumas restrições são essenciais nesse período. De qualquer forma, Gabriela destaca que a Casa vem estudando possíveis adaptações para o ambiente caso algum dos moradores seja contaminado pela doença. “Estamos pensando no que podemos fazer caso venha a acontecer algum caso, para fazer alguma mudança na casa, porque ainda não temos um quarto isolado. Precisaríamos fazer uma mudança dentro da casa”, pondera. A enfermeira do Hospital São João Bosco, Daiane Christ, reforçou a iniciativa. “O Hospital São João Bosco, preocupado com a pandemia, tomou essa iniciativa de testar todos os idosos da Casa Convivência, e, fazendo elogio à casa, verificamos que todos estavam bem tratados e bem atendidos”, avaliou. Os funcionários que não estavam no local no momento da testagem, poderão procurar o Hospital São João Bosco para realizar o teste de detecção do coronavírus posteriormente.
Acompanhamento de profissionais da saúde
A Casa de Repouso Convivência, em funcionamento há 17 anos, conta atualmente com 13 moradores fixos de São Marcos e também de outros municípios da região e nove funcionários, divididos em turnos. A secretária da Casa, Gabriela Ribeiro, destaca que, além dos funcionários que acompanham os idosos diariamente, o lar conta também com o trabalho de outros profissionais da saúde. “São nove funcionários, duas de noite, três à tarde e há alguns que não vêm todos os dias. Temos técnico de enfermagem, nutricionista e psicólogo”, cita, explicando também sobre a necessidade de atendimento externo. “Quando eles precisam de um médico, nós mesmos levamos, porque, como eles convivem conosco, conhecemos mais e podemos explicar para o médico”, detalha Gabriela Ribeiro.