• Lattualita

    COLUNISTAS

    Gilberto Moschetta - konsultoriosm@gmail.com

    Coronavírus e São Marcos – o que é importante saber

    Estamos sendo inundados por um mundo de informações acerca deste novo vírus Corona, por redes sociais e TV. Pessoas se dividem entre assustadas e descrentes. No meio desta confusão de informações, o que é realmente importante para nós, aqui em São Marcos?

    5 anos atrás

Primeiro de tudo, é importante saber que este vírus é muito semelhante ao da gripe, causando os mesmos tipos de sintomas: tosse, febre, dor e irritação de garganta, mal estar e dores pelo corpo. E assim como a gripe (o nome certo é influenza, não se esqueça), a maioria das pessoas tem apenas estes sintomas leves e se curam praticamente sozinhas. Paracetamol, xaropes comuns e as antigas recomendações de repouso e bastante líquido são suficientes para controlar a doença na maioria das pessoas.

Algumas pessoas podem desenvolver formas graves da doença, com pneumonia e necessidade de usar aparelhos para respirar. O mesmo que acontece com a gripe comum. A preocupação com o corona é que as pessoas de mais idade (principalmente acima de 60 anos) podem evoluir com mais facilidade para esta forma mais grave da doença, precisando de UTIs e hospitalização. E podem morrer. Algumas pessoas jovens também acabam tendo esta forma grave da doença e também podem morrer.

Se muitas pessoas ficarem doentes todas de uma vez, faltarão hospitais, UTIs e aparelhos de respiração para todos. É por isso que estamos pedindo para as pessoas evitarem contatos e transmissão da doença. Pense assim: uma pessoa com a doença, mas pouco sintoma, vai a uma festa ou encontro e transmite a doença sem querer para várias outras pessoas, depois elas saem e transmitem para outras tantas… Em pouco tempo teremos dezenas de pessoas com a doença. A maioria ficará bem, com pouca tosse, precisando de alguns dias de repouso para tratar as dores no corpo e o mal estar. Mas algumas poucas, geralmente as mais idosas e mais frágeis, farão aquela forma de doença grave e precisarão de hospital. Quantas serão? Dezenas de pessoas se a contaminação ocorrer durante uma festança ou algumas poucas pessoas, já que estes encontros foram limitados?

No momento que escrevo este texto (dia 24 de março) não há nenhum caso confirmado em São Marcos; os serviços de saúde como o Hospital, a Secretaria da Saúde e os médicos, enfermagem e todos os demais profissionais da saúde estão de prontidão, informados e treinando para melhor atender os eventuais pacientes.

Fique em casa, afastado de multidões, principalmente afastados de todas as pessoas que estiverem com algum tipo de sintomas. Se você está “gripado” não deve ter contato com outras pessoas, nem mesmo de sua própria família. Evite passar qualquer doença, seja gripe, resfriado ou tosse.

Não é o fim do mundo, não é necessário fazer estoques de remédios ou comida. Se você está com falta de ar, febre alta que não cede com remédios, se sentindo muito mal, venha nos procurar no posto de saúde, pronto socorro, consultório do seu médico. Se você está só com aquela gripe chata, fique em casa e se proteja. Não tome nada a não ser paracetamol, não use antibióticos, não visite os nonos nem os netos. Esta encrenca vai passar e voltaremos à rotina, mas agora é hora de evitar maiores problemas.