-
GERAL
CIC São Marcos firma convênio com CIEE para empresas aderirem ao Programa Menor Aprendiz
Programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho foi tema do 2º Encontro de RHs realizado pela CIC São Marcos dia 19 de fevereiro
5 anos atrás
No último dia 19 de fevereiro, a CIC São Marcos realizou a 2ª edição do “Trocando Experiências com RH”, na Sala de Treinamento da Agência Sicredi (Avenida Venâncio Aires). O encontro de RH’s contou com a participação da gerente do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) Caxias, Marlei Marcon. Foram abordadas questões sobre o funcionamento do Programa Menor Aprendiz e oportunidades de Contratação de Estagiários. “No primeiro encontro de RHs (dia 15 de janeiro) pedimos qual era a maior dificuldade, a maior demanda das empresas, e as gestoras de RH solicitaram os temas. Um deles foi a questão do programa Menor Aprendiz. No ano passado veio uma fiscalização do Ministério do Trabalho bem forte, que dá um prazo de um mês para as empresas acharem um aprendiz. E muitas empresas são-marquenses nunca tinham feito esse processo e passaram bastante dificuldade para conseguir”, explica Andréia Reis Kirsch, secretária executiva da CIC São Marcos.
A Lei da Aprendizagem 10.097/2000 (ampliada pelo Decreto Federal número 5.598/2005) determina que empresas de médio e grande porte (a partir de 7 funcionários) subsidiem a formação de jovens com idade entre 14 e 24 anos, preenchendo uma cota de 5% a 15% sobre o total de empregados, cujas funções demandem formação profissional. Conforme explica Andréia Reis, o assunto já havia sido tratado em uma palestra realizada pela CIC no dia 12 de novembro de 2019, com a coordenadora do Sistema de Aprendizagem do Ministério do Trabalho, Denise González. “Na ocasião ela reforçou que as empresas iam ser notificadas se não fossem atrás desse projeto Menor Aprendiz. Só que, quando nós promovemos a palestra em novembro, já estava em cima do prazo. Algumas empresas foram atrás, mas pelo o que a gente sabe, outras foram notificadas. As empresas tiveram muita dificuldade, porque o Senai não consegue atender todas as empresas de São Marcos, eles têm poucos alunos cotistas. Não tinha menor aprendiz suficiente no Senai e muitas empresas tiveram que procurar o Senac em Caxias do Sul para conseguir atender essa demanda”, revela Andréia.
Empresas dos setores de comércio e transporte participarão do programa Aprendiz Legal Digital do CIEE: ‘opção da indústria é pagar deslocamento a Caxias do Sul para cotistas’
Conforme ressalta, o 2º Encontro de RHs da CIC apresentou uma nova opção para as empresas buscarem alunos cotistas para o Programa Menor Aprendiz. “Trouxemos uma nova oportunidade para as empresas buscarem esses cotistas além do Senac e do Senai, que é o CIEE. Eles têm um programa de educação à distância. Além da empresa ter que pagar o curso e o cotista, ela teria que pagar o deslocamento para Caxias do Sul e todas as despesas, mas, com o CIEE, que é à distância, não precisa. O interessante desse programa digital é que o menor aprendiz pode atuar na empresa, ele tem 4 horas de curso online, que ele assiste na empresa, e depois durante a semana ele vai prestar serviço dentro da empresa, diferente do que ocorre no Senac e no Senai, onde os cotistas não trabalham na empresa”, detalha a secretária executiva da CIC São Marcos.
Contudo, segundo explica, apenas empresas dos setores de comércio e transporte poderão participar do Aprendiz Legal Digital, programa do CIEE. “As empresas acharam o programa muito bom, só que existe um porém. Onde tem Senai, como é o caso de São Marcos, o CIEE não pode atuar com esse programa digital à distância para o setor da indústria. Nós já sabíamos que eles não podiam vir com o programa digital, mas eles podem atender do mesmo jeito a indústria, só que aí o aprendiz tem que participar presencialmente das aulas no polo em Caxias do Sul. A opção da indústria é pagar o deslocamento do cotista. Mas o programa digital é uma boa notícia, porque uma parte das empresas (do comércio e transporte) vamos conseguir atender em São Marcos”, salienta Andréia Reis. Também no dia 19 de fevereiro, a CIC São Marcos assinou convênio com o CIEE para que as empresas associadas à entidade tenham 10% de desconto ao aderirem ao programa Menor Aprendiz, e 16% em um programa de estágio.