-
SAúDE
VACINAçãO
Vírus Influenza: em São Marcos vacinação inicia na segunda-feira (23)
Primeira fase da campanha tem como público alvo idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da área de saúde. Vacinação é gratuita e seguirá cronograma de grupos prioritários
5 anos atrás
Vacinas serão aplicadas em salas isoladas nas unidades de saúde (foto: prefeitura de São Marcos)
Inicia na próxima segunda-feira, dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nas unidades de saúde de São Marcos as doses serão oferecidas gratuitamente conforme cronograma definido para os grupos prioritários, até o dia 22 de maio. O Dia D da campanha será em 9 de maio. O objetivo da vacinação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza, na população alvo. A meta é vacinar, no mínimo, 90% deste grupo.
A vacinação acontecerá por grupos. A primeira fase inicia na segunda-feira (23), para idosos de 60 anos ou mais, com população estimada de 2.679 pessoas; e também trabalhadores da área de saúde da rede pública e privada (487 pessoas). A segunda fase inicia no dia 16 de abril para professores de escolas públicas e privadas (208); profissionais das forças de segurança e salvamento (sem população estimada); e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (2.263). A terceira e última fase da campanha acontece a partir do dia 9 de maio. Esta é voltada para crianças de seis meses a menores de seis anos (1.249); gestantes em qualquer idade gestacional (170); puérperas até 45 dias após o parto (28); povos indígenas; e adultos de 55 a 59 anos.
Doses serão aplicadas em salas isoladas nas unidades de saúde
Devido à pandemia do Covid-19 (coronavírus) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a orientação dos órgãos de saúde do Brasil é para que as pessoas procurem permanecer em suas residências, evitando aglomerações e contato com outros indivíduos para controlar a disseminação do vírus. No entanto, uma atividade que não deve ser dispensada, mesmo neste situação, é a adesão à Campanha de Vacinação contra a Influenza por parte dos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos estabeleceu um novo plano de ação para aplicação das vacinas. “As unidades de saúde estão todas organizadas para que esse atendimento seja o mais breve possível. O paciente vem, é vacinado e volta para a sua residência. Estamos organizados para que o atendimento seja rápido e em uma área mais reservada, para que esse paciente não tenha contato com outros”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves.
Os idosos e profissionais da saúde são o primeiro grupo do cronograma de vacinação e devem se deslocar às unidades de saúde para receber a vacina. “A vacina protege contra os vírus da Influenza, algo comum nesta época, por isso é importante que essa vacina seja feita”, declara Bruna. A vacina contra a Influenza é a trivalente, que protege contra a H1N1, H3N2 e Influenza B. Todas as unidades de saúde do município estarão ofertando as doses. As pessoas devem lembrar de apresentar o cartão vacinal no momento da vacinação.
Confira os horários de atendimento dos postos de saúde de São Marcos:
Centro Municipal de Saúde – 8h às 11h15 e 13h30 às 17h15 (nas quintas-feiras a vacinação ocorre até 18h45)
ESF São José – 7h30 às 11h e 13h30 às 17h (nas terças-feiras das 13h30 às 19h)
ESF Nicoletti – 7h30 às 11h e 13h30 às 17h (nas terças-feiras das 13h30 às 15h e das 17h30 às 19h)
ESF Doncatto – 8h às 11h e 14h às 17h (nas quartas-feiras das 14h às 15h e das 17h30 às 19h)
Pedras Brancas – 7h45 às 11h45 e 12h45 às 16h