• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    São Marcos inicia vacinação de caminhoneiros contra covid-19 nesta quinta-feira (10)

    Nesta semana, São Marcos deve receber cerca de 600 doses da vacina AstraZeneca. Motoristas de transporte coletivo e pessoas de 59 anos sem comorbidade também serão vacinados

    3 anos atrás

Nesta quinta-feira, dia 10 de junho, São Marcos inicia a vacinação contra covid-19 dos caminhoneiros do município. A ampliação do público-alvo ocorre conforme as definições do Ministério da Saúde, informadas através da 7ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, no último dia 17 de maio.

A secretária municipal da Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo, comenta sobre a importância da imunização deste grupo para a capital gaúcha do caminhoneiro. “Estamos muito felizes em iniciar a vacinação desse grupo de profissionais, que é de extrema importância para o município e que, em momento algum, nesta pandemia, parou de trabalhar. Reforço que a vacinação nesta quinta-feira (10) é para os moradores de São Marcos ou ainda trabalhadores que têm vínculo com empresas daqui. Também a todos aqueles que estão viajando e longe do município, assim que chegarem, podem buscar o posto de saúde referência para que seja aplicada a 1ª dose da vacina ou, em caso de falta de vacinas, os profissionais da ESF (Estratégia de Saúde da Família) realizarão agendamento e entrarão em contato quando novas doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde”, explica Maristela Lunedo.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nesta semana cerca de 600 doses da vacina AstraZeneca devem ser destinadas a São Marcos. Além da vacinação dos caminhoneiros, o município inicia nesta quarta-feira (9) a imunização de profissionais do transporte coletivo. Para esses grupos não será necessário agendamento, basta comparecer no Centro Alexandre Zaniol, das 8h15 às 11h, nos dias indicados, e apresentar CNH (categorias C, D ou E), carteira de vacinação e também um documento comprovatório (manifesto de carga ou comprovante de viagem nos dois últimos meses, folha de pagamento atual, carteira assinada ou ainda, no caso dos caminhoneiros autônomos, a carta frete ou registro ANTT). Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários já divulgados e que ainda não realizaram a vacina também podem comparecer neste dia.

Pessoas de 59 anos, sem comorbidade, já poderão ser vacinadas na quinta-feira (10)

Já na quinta-feira (10), também será iniciada a vacinação da população em geral, mesmo sem comorbidade, de forma gradativa e decrescente, a partir dos 59 anos. Conforme a Vigilância Epidemiológica, ainda não há um calendário para esta etapa e as ações devem ocorrer assim que mais doses chegarem ao município. As datas e respectivas idades serão comunicadas através dos canais oficiais da prefeitura e mídia local, no mesmo formato que foi realizada a vacinação para os idosos.

Neste início de semana, a Secretaria da Saúde de São Marcos deve concluir a vacinação dos profissionais da educação do ensino médio, universitário e profissionalizante. Na primeira semana de junho, foram vacinados todos os profissionais da educação infantil e também do ensino fundamental. No total, em São Marcos, aproximadamente 8.340 doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas, sendo que 2.839 pessoas já foram imunizadas com a segunda dose.

Vice-prefeito Marronzinho: ‘esperamos que, gradativamente, a vacinação seja ampliada para toda a comunidade’

O vice-prefeito de São Marcos, Valmir Scopel de Oliveira (Marronzinho), ressalta que o início da imunização contra a covid-19 dos caminhoneiros do município é motivo de alegria. “Isso é muito importante para nós do município, da capital gaúcha do caminhoneiro. Para mim, que tenho empresa ligada ao ramo do transporte, é um motivo de muita alegria. O caminhoneiro é aquele que anda de Norte a Sul do país, levando a mercadoria, levando o progresso, e é mais que importante proteger essas pessoas que tão bem fazem para o desenvolvimento de nosso país”, assinala Marronzinho.

Conforme salienta o vice-prefeito, o município espera poder ampliar a vacinação contra a covid-19 para toda a comunidade. “Já está sendo feita a vacinação dos nossos professores, aos quais temos o maior respeito, e pensávamos que já tinham que ter sido vacinados bem antes. E agora os caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. Esperamos que, gradativamente, seja ampliado para toda a comunidade, porque todos merecem essa vacinação. Esse é um passo muito importante, que há muito tempo vínhamos reivindicando”, pontua Marronzinho.