-
COLUNISTAS
Crisiane Venson - fonocrisvensonbacha@gmail.com
Anosmia e disgeusia pós covid-19: a atuação da fonoaudiologia na reabilitação do olfato e da gustação
4 anos atrás
A anosmia (perda de olfato) e a disgeusia (redução da gustação) são sintomas com grande prevalência nos pacientes diagnosticados com a covid-19, mesmo aqueles que tiveram formas leves da doença.
Esses sintomas sempre foram tratados pela fonoaudiologia como sintomas prevalentes de algumas doenças neurológicas ou como sintomas a tratamentos oncológicos. Esses protocolos estão sendo utilizados para o tratamento dos pacientes com anosmia e disgeusia pós covid-19, a associação de técnicas fonoaudiológicas com o uso do laser tem tido excelentes resultados.
O olfato e a gustação são sentidos essenciais para a qualidade de vida dos indivíduos. Deve-se pensar que o olfato tem uma função importante de defesa, é o olfato que identifica alimentos que não estão bons antes de serem ingeridos, além de preparar a nossa salivação e as enzimas para a futura digestão dos alimentos que serão ingeridos, a gustação envolve também a proteção, quando qualificamos os alimentos assim que introduzidos na cavidade oral, para a identificação de alimentos adequados ou não para serem ingeridos. A gustação nos dá apetência para nos nutrirmos, pois é um sentido fundamental para o prazer da alimentação. Reconhecer os sabores é fundamental para uma alimentação segura e prazerosa.
Muitas pessoas ficam esperando os sentidos retornarem espontaneamente, algumas por longos meses. Faz-se necessário esclarecer e informar que a reabilitação fonoaudiológica pode auxiliar nesse retorno de forma mais precoce e eficaz, e o quanto antes for tratado mais as chances das sequelas não se tornarem permanentes.