• Lattualita

    GERAL

    Em São Marcos, 1º Filó é nesta sexta-feira (12)

    Filós 2019 iniciam nesta sexta-feira (12) e próximo evento será dia 26, no bairro Michelon. Programação inclui mesa comunitária, brindes, apresentações artísticas e brincadeiras

    5 anos atrás

    Filós devem reunir cerca de 500 pessoas em celebração à cultura italiana (Foto: prefeitura de São Marcos)

Mais do que uma programação festiva, os filós são uma forma de resgate à cultura italiana. São uma lembrança dos momentos de confraternização em torno de uma mesa farta, com muita música e diversão, vividos pelas famílias dos imigrantes italianos que colonizaram a Serra gaúcha. Assim será mais uma edição dos tradicionais Filós de São Marcos. A primeira programação de 2019 será nesta sexta-feira, 12 de julho, no salão do distrito de Pedras Brancas. A festa acontece a partir das 20 horas e contará com a tradicional mesa comunitária de bebidas e comidas, brincadeiras típicas e apresentação de artistas locais, como escolas de dança e músicos, sempre buscando ressaltar a cultura italiana e os talentos da região.

A atração principal desta semana é a o show com a Banca RC, realizado a partir de parceria com a Rádio Viva, que também fará a transmissão do evento. Para a mesa comunitária, a sugestão é que cada participante colabore com um prato de comida, seja doce ou salgado. Durante a noite haverá, ainda, sorteio de brindes. “Os brindes serão produtos do nosso comércio local. E, para que os participantes possam concorrer, eles devem colaborar com a mesa comunitária, levando um prato de doce ou salgado”, destaca o diretor municipal de Cultura e Turismo, Ronaldo Giotti.

Neste ano, os Filós terão apenas dois encontros. O segundo será no salão do bairro Michelon, no dia 26 de julho, também em uma sexta-feira. Além da programação tradicional, o destaque é para os shows com o grupo Os Federais e Valdir Anzolin. De acordo com Ronaldo, além das apresentações musicais, o músico e radialista Valdir Anzolin também deve colaborar com a animação do evento durante a noite.

‘É um encontro, é conhecimento, é troca cultural’

O diretor municipal da Cultura e Turismo de São Marcos ressalta que o grande objetivo dos Filós é o resgate da cultura italiana, que nesse ano deverá ser ainda mais forte. “Queremos fazer um resgate mais histórico, para que a essência da palavra Filó se mantenha. É um evento para que os participantes possam lembrar de suas raízes, e vamos tentar resgatar o máximo possível o que era antigamente”, ressalta Ronaldo Giotti, destacando que os Filós também buscam valorizar aqueles que participaram da construção da identidade de São Marcos. “Temos que valorizar todo esse contexto. Temos uma história graças aos nossos antepassados. São Marcos é o que é hoje devido ao trabalho deles”, reforça.

Ronaldo destaca, ainda, que os Filós também são uma forma de educação sobre a história, por isso é um evento que engloba qualquer público. “Temos que mostrar para os jovens que essa história não pode ser perdida. Então também podem participar jovens, escolas, para que vejam algo diferente. Isso que significa ensinar história”, declara. Ele informa que o destaque para o contexto histórico na edição de 2019 será ressaltado na forma da interação com o público, buscando lembrar as raízes em cada detalhe. “Queremos ampliar a questão do envolvimento da comunidade, com animação, vamos criar uma recepção, um acompanhamento ao pessoal que participa, com pessoal caracterizado”, revela Ronaldo.

Filós terão transporte gratuito

São esperadas cerca de 500 pessoas para cada encontro do Filós. E, para incentivar a participação dos são-marquenses, haverá transporte gratuito. De acordo com Ronaldo Giotti, serão três rotas. A Rota 1 tem saída às 18h30, da Linha Riachuelo, passando por outras comunidades; a Rota 2 parte às 19h, da Linha Tiradentes e também passa por outras localidades; e a Rota 3 parte às 18h45 da Linha Polidoros, passando por outras linhas e pelo Centro. As rotas são as mesmas para ambas as datas e o retorno acontece após o encerramento da programação.

Os Filós 2019 são uma realização da prefeitura de São Marcos, através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, com apoio das secretarias municipais de Educação e Agricultura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.