• Lattualita

    SAúDE

    São Marcos registrou 119 casos de tuberculose de 2001 a 2019: doença pode levar a óbito e diagnóstico precoce é fundamental

    O dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Vigilância em Saúde de São Marcos aproveita a data para alertar a comunidade local sobre a assunto. SUS oferece consultas, exames e medicamentes gratuitos para tratamento da doença

    6 anos atrás

    Tuberculose pode afetar pessoas de qualquer faixa etária e tratamento pode ser feito pelo SUS (Foto: apenas ilustrativa)

O próximo dia 24 de março, domingo, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença antiga que segue acometendo a população atualmente, e pode ser fatal. A tuberculose apresentou um crescimento de casos no últimos anos, principalmente no Brasil, o que já foi alertado pela Organização Mundial da Saúde. Em São Marcos, de 2001 a 2019, 119 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, parte dos casos foram curados, outros interromperam o tratamento e outros vieram a óbito. “A tuberculose é considerada um grande problema de saúde pública, nosso município diagnosticou 119 pessoas de 2001 a 2019, sendo que o período de maior crescimento da doença foi de 2013 pra cá. E ela pode atingir crianças, homens, mulheres, não tem faixa etária e pode matar”, ressalta Bruna Gonçalves.

Ela ressalta que, às vésperas deste dia de conscientização mundial, é preciso reforçar à comunidade a importância de um diagnóstico precoce e atenção aos sintomas. “Alertamos quanto à questão do diagnóstico precoce, que é muito importante. É preciso que as pessoas fiquem atentas aos sintomas, se tiver tosse por três semanas ou mais, febre no final do dia, suor noturno, entre outros, a orientação é buscar um médico para verificar se é tuberculose. A pessoa vem até a unidade de saúde, e, se for percebida a possibilidade dessa doença, é feita a coleta de escarro e o médico encaminha para o raio x”, informa Bruna. Ela destaca, ainda, que o SUS oferece consultas, exames e medicamentes gratuitamente. “Os exames são realizados no Centro Municipal de Saúde.  Consultas, exames e tratamento são pelo SUS. O tratamento dura 6 meses, se a pessoa seguir certinho pode ser curada”, destaca.

O que é a tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como “bacilo de Koch”. Ela afeta os pulmões, principalmente, mas pode afetar outros órgãos, como intestino, rins, ossos e outros. A forma de transmissão ocorre através do ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. A forma de tuberculose que gera transmissão para outras pessoas é a pulmonar em praticamente todos os casos. Bruna Gonçalves ressalta que a tuberculose pode ser transmitida em qualquer época do ano, mas no inverno é preciso ter mais atenção. “Como ela é transmitida pela respiração, pode se agravar no inverno porque os ambientes ficam mais fechados, mais abafados e facilita a circulação da bactéria, mas pode ser transmitida em qualquer época do ano”, informa.