-
GERAL
Dorival Perozzo é reeleito presidente da CIC São Marcos
Reunião-jantar nesta segunda-feira (7) teve Assembleia e posse da nova diretoria e conselhos da CIC de São Marcos para a gestão 2022/2023. Evento contou também com apresentação do Hub de Inovação CIC SM e palestra com o tema “Jovens no Mundo dos Negócios”
3 anos atrás
Nesta segunda-feira, dia 7 de março, a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC) de São Marcos promoveu reunião-jantar no Salão de Festas da Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM), a partir das 19h10. O evento contou com a realização de Assembleia e posse da nova diretoria e conselhos da entidade para a gestão 2022/2023. O presidente executivo Dorival Perozzo, que está à frente da CIC São Marcos há 17 anos, foi reeleito por aclamação para mais uma gestão de dois anos. Confira abaixo a formação da nova diretoria da entidade para o biênio.
Integrantes da CIC São Marcos – Gestão 2022/2023:
Presidente Executivo: Dorival Joaquim Perozzo
Vice-presidente Administrativo: Fabricio Gobetti Michelin
Vice-presidente da Indústria: Guilherme Renosto Júnior
Vice-presidente do Comércio: Vanessa Chinelatto de Alexandre
Vice-presidente de Serviços: Andrew Magalhães
Vice-Presidente de Agropecuária: Sandra Maria Corso Meneguzzo
Secretário: Isaac Augusto Mussatto
Secretário Adjunto: Ronaldo Pedro Ballardin
Tesoureiro: Eder Orildo Pedrotti
Tesoureiro Adjunto: Daniela Rigo Mossi
Conselho Fiscal
Flavio Oscar Sandi
Alexandre Polo
Arisoli Macedo dos Santos
Júlio Ricardo Rech
Silmar Casarotto
Conselho Deliberativo
Alceu Trevisan
Bruno Pilati
Carlinhos Quizzini
César Bolzan
Evandro Magnabosco
João Andrea Vanin
Leandro Tomé
Valderez Molon
Valderez Rodrigues
Valmir Scopel de Oliveira
Hub de Inovação CIC SM: ‘acreditamos que São Marcos precisa conectar propósitos para gerar novos negócios’
A reunião-jantar da CIC São Marcos desta segunda-feira (7) também teve a apresentação do Hub de Inovação CIC SM, que terá sede física localizada no novo prédio da CIC São Marcos, na Avenida Venâncio Aires. A integrante do projeto Elos Hub, Isabela Borghetti, diretora da startup Boomatech, explicou sobre a iniciativa, que busca desenvolver a inovação dentro das empresas de São Marcos, estimulando, conduzindo e acompanhando as mesmas para que elas possam desenvolver propostas inovadoras que ajudem os seus negócios. “Acreditamos que São Marcos precisa conectar propósitos para gerar novos negócios”, assinalou Isabela.
Ela destacou o atual cenário das startups no Rio Grande do Sul. “Startups são empresas começando a sua jornada, com mais dinamismo nas operações, com possibilidades de aportes financeiros, com agilidade e um pouco mais de informalidade na sua rotina de empresa. No Estado são mais de mil startups mapeadas no ano passado, o que representa um crescimento de 27% ao ano. Falando em aportes financeiros em tecnologia, foram mais de 200 milhões só no ano passado, o que representa no mundo um crescimento de 111% ao ano”, detalhou Isabela, ressaltando que São Marcos já conta com a sua primeira startup. “Nós aqui em São Marcos já temos uma startup, a Boomatech, que, conforme lista do Sebrae RS, está entre ‘as 15 startups do Estado para ficar de olho em 2022’. Então São Marcos já tem uma representante nesse ramo e queremos ter muitas mais. Mas para que a constituição de startups na cidade seja possível, temos que ter um ambiente que proporcione essa criação e esse desenvolvimento”, observou Isabela Borghetti, apontando que esse será o propósito do Hub de Inovação CIC SM
‘Vamos envolver escolas, profissionalizar jovens e treinar profissionais’
A representante do Elos Hub apontou como principais vantagens de uma startup “o baixo custo fixo, alta lucratividade e potencial de escalar o negócio a níveis muitas vezes não planejados”. Isabela também reforçou o objetivo do Hub de Inovação da CIC São Marcos, sem fins lucrativos e autossustentável. “Nosso principal objetivo é conectar empresas e gerar novos negócios por meio da inovação aberta. O que a gente está querendo é criar um propósito para as empresas do município, é integrar, por meio de escuta ativa a coexistência, a pluralidade de equipes. Nosso modelo de projeto vai contar com eventos semanais, ambiente disruptivo e agradável, coworking (compartilhamento de espaço). Vamos envolver escolas, profissionalizar jovens e treinar profissionais, abrir caminhos, criar relações com demais institutos, hubs e ecossistemas. Valorizar interações”, explicou Isabela Borghetti.
Palestra sobre Jovens no Mundo dos Negócios completou programação da reunião-jantar da CIC São Marcos
A programação da reunião-jantar da CIC São Marcos nesta segunda-feira (7) também teve palestra com o empreendedor e desenvolvedor de produtos para o Mercado Imobiliário Paulo Peres. A sua empresa PPGroup está localizada em São Leopoldo (RS), com 20 anos de atuação e presença nos estados do RS, SC, SP, MG, RJ e AL, além de Punta Del Este (UY) e Miami (USA). Paulo também é vice-presidente e coordenador da Divisão Jovem da Federasul e conselheiro da AJE POA (Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre), que visa a desenvolver e representar as jovens lideranças da capital gaúcha. Em sua palestra sobre o tema “Jovens no Mundo dos Negócios”, Paulo falou sobre a criação da Divisão Jovem da Federasul. “Criamos na Federasul a Divisão Jovem, eu e meu irmão, e o Franco Cioato também, que é presidente da Associação dos Jovens Empresários de Caxias do Sul. Temos o objetivo de criarmos e desenvolvermos pontes, porque nós sabemos que nós vamos à frente sempre quando promovemos essas conexões, para desenvolver não a nós, mas desenvolver e motivar as pessoas para que possam cada vez mais se desenvolver e nos representar”, assinalou Paulo Peres.