• Lattualita

    AGRICULTURA

    São Marcos sedia Encontro Nacional dos Produtores de Alho no dia 5 de novembro

    Encontro apresentará debate sobre o mercado e as perspectivas para a produção de alho, marcando o retorno dos eventos do setor. Os participantes poderão participar presencialmente ou online

    3 anos atrás

No próximo dia 5 de novembro, sexta-feira, São Marcos recebe o 33° Encontro Nacional dos Produtores de Alho. As atividades iniciam às 13h30, no Salão Paroquial. O objetivo do encontro é o debate sobre o mercado e as perspectivas para a produção de alho e marca o retorno dos eventos do setor agrário. Os participantes poderão participar presencialmente ou online.

De acordo com dados da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), apenas em 2020, o Brasil produziu 200 milhões de quilos de alho. Na Serra gaúcha, conforme explica o vice-presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Olir Schiavenin, o mercado do alho possui 1 mil famílias produtoras, num plantio de 2 mil hectares. ”A nossa região concentra 90% do alho produzido aqui no Rio Grande do Sul. Nós temos mais de 2 mil hectares aqui no Estado. É uma cultura importante aqui para a nossa região da pequena propriedade”, detalha Schiavenin.

São Marcos é referência na produção de alho

São Marcos, de acordo com dados da Associação Nacional de Produtores de Alho, segue sendo referência na produção da cultura do Rio Grande do Sul. Conforme lembra o vice-presidente da Agapa, Olir Schiavenin, a escolha do município para sediar o evento se deu, principalmente, pela infraestrutura e organização. “São Marcos tem uma organização muito forte, tem um prefeito que é agricultor. Tem uma Secretaria de Agricultura bem organizada, a Emater, o Sindicato. E outro aspecto é que São Marcos, quando se fala em produção de alho, é o primeiro município que vem na lembrança. São Marcos é referência”, finaliza Olir Schiavenin.

O prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, destaca que o evento dá ainda mais visibilidade aos produtores locais e ao município. “É uma importante cultura para o município e também para a região. É uma maneira da gente mostrar São Marcos em nível estadual e nacional e até pro mundo”, enfatiza Evandro.

Evento marca o retorno das atividades presenciais no setor agrário

Com o tema “Alho – Desafios, Mercado e Inovação”, o encontro busca trazer conhecimento sobre a cultura do alho, além das tendências, volume de importação e previsão de comercialização, já que o alho começa a ser colhido no início de novembro.

As palestras do encontro no dia 5 de novembro acontecem de forma online e presencial. “Nós temos uma palestra técnica que vai falar principalmente sobre as doenças. Vamos ter um espaço para as associações estaduais, prestação de contas e as eleições”, informa Olir Schiavenin.

Para quem for participar do encontro presencial no Salão Paroquial, será exigido o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação, protocolos obrigatórios pelo Decreto Estadual 56.120, de 1º de outubro. “A gente vai cumprir todos os protocolos, tudo aquilo que é permitido para o evento. Junto com a Associação Nacional e Gaúcha do Alho, creio que o evento terá um bom número de pessoas acompanhando de forma presencial”, explica Evandro Kuwer. Além disso, haverá pré-inscrições para que haja um controle maior de participantes através do link que pode ser acessado aqui.

O 33° Encontro Nacional dos Produtores de Alho é realizado em parceria entre Anapa e Agapa, prefeitura de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco e apoio da Emater-RS e FETAG-RS.

Programação do 33º Encontro Nacional do Alho:

13h – Início das inscrições

13h30 – Abertura Oficial – Pronunciamento das autoridades

14h – Eleição da presidência Anapa e Agapa

14h15 – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador, Leandro Marcuzzo, sobre ‘Queima bacteriana do Alho’

15h – Palestra com a bacharel em Agronomia, Rafaela Meneguzzo, sobre ‘Direção de Plantio’

15h30 – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador Marco Antônio Lucini, sobre ‘As Práticas e Noções de Mercado’

16h15 – Espaço das Associações Estaduais

16h30 – Painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino

17h30 – Encerramento