• Lattualita

    EDUCAçãO

    Volta às aulas na rede municipal de São Marcos: ‘orientamos os pais a levarem os filhos para vacinar’

    Conforme secretária municipal de Educação, Tatiane Zulian, não há obrigatoriedade de apresentação de passaporte de vacinação para entrada nas escolas. Protocolos de segurança contra a covid-19 foram atualizados em relação a dias de isolamento dos casos positivos e afastamentos de turmas

    3 anos atrás

    Secretária municipal de Educação Tatiane Zulian entrega agendas novas para os alunos da educação infantil na Escola Criança Feliz (Foto divulgação)

Na rede municipal de São Marcos, as escolas de educação infantil iniciaram o ano letivo na última quarta-feira, dia 2 de fevereiro. Os professores receberam formação nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Já as escolas de ensino fundamental retornam no próximo dia 16, após formação para os professores nos dias 14 e 15. A rede municipal conta com 1.900 alunos, sendo aproximadamente 500 alunos da educação infantil e o restante do ensino fundamental.

De acordo com a secretária municipal de Educação de São Marcos, Tatiane Borghetti Zulian, a prefeitura abriu processo seletivo para contratação de professores, para suprir a demanda no início do ano, antes da realização de concurso público. “Sempre fizemos, na verdade, a abertura de uma contratação emergencial, até para ficar como reserva. Mas nós realmente estamos precisando de professores para o início do ano, porque está faltando alguns aprovados em concurso público, então a gente abre contrato emergencial até podermos realizar o concurso, que vai ser em fevereiro. Aí faremos as possíveis nomeações quando o concurso for realizado. Mas o contrato emergencial sempre serve para reserva e também para suprirmos a necessidade quando não há professor efetivo”, explica Tatiane.

‘Possivelmente ficaremos sem algum professor no início do ano letivo, até que os contratos sejam efetivados’

Conforme detalha, já foram realizadas convocações de alguns professores da rede municipal. “Já estamos trabalhando em cima disso, em função de que mandamos projeto de lei para a Câmara de Vereadores. Possivelmente ficaremos sem algum professor no início do ano letivo, até que os contratos sejam efetivados”, salienta a secretária de Educação.

Conforme acrescenta, as contratações preenchem, temporariamente, cargos de professores que assumiram a direção ou coordenação das escolas ou que atuam na Secretaria Municipal de Educação. “Contratamos para ocupar esses lugares que, futuramente, os professores titulares voltarão a ocupar. No ano passado não podemos nomear professores em função da lei 173, então esse ano algumas nomeações também serão feitas. Já chamamos um professor de inglês e um professor de artes para nomeação. Ainda estão em processo de avaliações, mas logo estarão na escola também”, informa Tatiane Zulian.

Turmas em escolas com baixo número de alunos: ‘estamos todo ano tentando otimizar, para que a gente possa fazer menos contratações de professores’

A secretária municipal de Educação também comenta sobre a otimização de turmas em escolas municipais onde há número baixo de alunos. “No final do ano as escolas mandaram os quadros de turmas e tentamos ajustar o que foi possível. Em algumas localidades onde o ônibus passa só turno da manhã ou da tarde, não tem como fazer esse ajuste. Mas nós estamos todo ano tentando otimizar, para que a gente possa fazer menos contratações”, assinala Tatiane Zulian.

Transporte escolar: ‘continuam as mesmas rotas do ano passado’

Em relação ao transporte escolar, a secretária municipal de Educação de São Marcos informa que as rotas escolares permanecem iguais ao ano anterior. “Quando os alunos começam a circular mesmo é que definimos bem direitinho o que cada um precisa. Mas continuam as mesmas rotas do ano passado e talvez haja alguma mudança por causa de algum aluno que foi morar em alguma outra localidade. Mas isso tudo é ajustado no início do ano letivo, quando eles começam realmente a utilizar o transporte”, ressalta Tatiane. Conforme detalha, a frota de veículos da Secretaria Municipal da Educação conta com 8 ônibus, que realizam determinados roteiros, e as linhas restantes são terceirizadas pela empresa Vismar.

Protocolos de segurança contra a covid-19 atualizados: ‘não haverá mais afastamento de turma no ensino fundamental, afastando-se apenas casos positivos e suspeitos’

As mudanças dos protocolos de segurança em relação à covid-19 para as escolas da rede municipal em 2022 ocorreram nos dias de isolamento dos casos positivos e afastamentos de turmas. Conforme informa a secretária municipal de Educação, Tatiane Borghetti Zulian, “antes, quando uma turma era afastada com caso positivo na educação infantil, eram 14 dias de afastamento da turma a contar do último contato com o caso positivo, hoje são 10 dias”. Segundo Tatiane, também não haverá mais afastamento de turma no ensino fundamental, afastando-se apenas casos positivos e suspeitos. “Quanto à organização de distanciamento, refeitório, uso de máscara e álcool gel, seguem as mesmas orientações do ano passado”, destaca Tatiane Zulian. Nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, o COE (Centro de Operações de Emergência) e a Secretaria Municipal de Educação realizaram uma reunião com as escolas públicas e particulares a fim de repassar as novas orientações e esclarecer dúvidas.

‘Passaporte de vacinação para frequentar aulas não será necessário’

Sobre a entrada de crianças que não receberam a vacina contra a covid-19 nas escolas, Tatiane Zulian esclarece que não há obrigatoriedade de apresentação de passaporte de vacinação, contudo, a Secretaria Municipal de Educação recomenda que os pais vacinem os seus filhos. “A vacina não é obrigatória, mas estamos fazendo campanha e orientando os pais a levarem os filhos para vacinar. Porque é importante para preservar a saúde deles e das pessoas que estão na mesma turma”, pontua Tatiane Zulian.