-
DESTAQUE
Vier Pub: o bar do rock em São Marcos
Vier Pub traz a São Marcos atrações do rock gaúcho e valoriza bandas locais: ‘o que trazemos aqui no bar nenhuma casa da região traz’
5 anos atrás
Vier Pub e o estilo europeu com decoração voltada ao rock
Atualmente, o Vier Pub é o único bar de São Marcos que mantém como essência intacta o rock’n’roll. O local abre nas sextas-feiras, trazendo uma atração do rock ao vivo. Além da cerveja artesanal, revendida pelos proprietários, o bar serve alguns pratos aperitivos, preparados pelo chef são-marquense Natanael Prace. Para Odone Ballardin, sócio do Vier Pub juntamente com Abel Medeiros, o bar tem como proposta principal oferecer uma experiência musical ao público. “O que trazemos aqui no bar nenhuma casa da região traz. Em questão de 60 dias trouxemos seis músicos do primeiro patamar do rock gaúcho. Isso nunca aconteceu em São Marcos, nem em Caxias”, destaca Odone.
O bar foi inaugurado em agosto de 2018. A ideia surgiu a partir de quatro amigos, que produziam cerveja para consumo próprio e se reuniam para jantares. O ponto de encontro era no mesmo local onde está hoje o Vier Pub, mas, a partir de um determinado momento, surgiu a necessidade de inaugurar um estabelecimento. Dos quatro, Odone foi o único que restou na parceria para o bar, mas se juntou a Abel para dar início ao empreendimento. Tudo começou apenas com eventos fechados e, aos poucos, o bar abriu suas portas. Desde então, um público fiel procura o Vier Pub para noites de lazer regadas a rock.
Odone conta que muitas pessoas duvidaram que o bar se manteria em São Marcos promovendo apenas atrações do rock, mas ele provou que seria possível. “Por manter um estilo só de música, muita gente me disse que o bar não duraria seis meses. E já estamos abertos há um 1 ano e meio. Todos os bares da cidade alternam o estilo musical, então a gente só toca o que realmente é o estilo do bar, e da forma como ele está caracterizado”, observa Odone, destacando que o público neste ano está ainda melhor. “Começamos investir mais em atrações com nome, e isso acabou gerando mais interesse do público. Estamos tendo um bom retorno. A média de público aumentou 40% em relação à mesma época do ano passado”, revela.
Vier Pub fidelizou público do rock em São Marcos
Quem entra no Vier Pub automaticamente mergulha no universo do rock – o universo tradicional dos pubs europeus. Localizado em uma subsala, com paredes rústicas e cuidadosamente decorado, o bar reforça seu propósito. “Tem pessoas que vêm aqui porque sabem que tem rock, fidelizou o público nesse sentido. A gente segue a mesma linha de pubs europeus. O pessoal que mora fora do País e vem pra cá, comenta que o bar é muito parecido com o estilo de fora”, declara Odone Ballardin. Além do estilo visual, o modo de funcionamento do bar também é diferenciado. “Os pubs europeus, por exemplo, não ficam abertos até a madrugada. E os nossos shows geralmente são às 22h, em outros lugares é a meia noite. Então as pessoas vêm, começa cedo e meia noite estão em casa”, observa.
Para ele, são essas características que ajudam a fidelizar o público do Vier Pub. “É um público que não quer mais sair de casa à meia noite pra chegar em casa às 3h da madrugada. Queremos que as pessoas venham aqui e se sintam bem, se sintam em casa. Algumas pessoas até trazem os filhos de 10, 12 anos, porque é um horário e um ambiente que convém”, detalha, destacando que a delimitação do estilo musical não é um fator que restringe o público, pelo contrário. “Os bares que têm variedade de estilo musical duram menos tempo, porque tem a rotatividade de público e não fideliza. Nós temos pessoas que já têm a mesa deles, se não vieram avisam, que daí libera a mesa. Senão eles sempre vêm porque sabem o que vai estar tocando”, assinala o sócio-proprietário, dando a receita do sucesso.
Atendimento e relacionamento ajudam a manter um pub só de rock em São Marcos
Na maioria das vezes, os estabelecimentos comerciais funcionam principalmente como fonte de renda para os seus proprietários. No caso do Vier Pub, Odone e Abel o mantém, praticamente, como um hobbie. “Isso é um anti estresse para mim, é prazeroso. Eu trabalho durante o dia para depois poder vir aqui, organizar e abrir para o público. E tudo o que você tem prazer em fazer você tem retorno, porque as pessoas enxergam isso, tanto o cliente como o músico”, relata Odone, que desenvolve atividade de contador durante o dia. Ele, que é um apaixonado pelo rock, ressalta o prazer em trabalhar com esse público. “Estou trazendo músicos que eu sou fã desde minha adolescência, e virar amigo deles pra mim não tem preço. Se o músico vê que você está ali só por interesse, para trazer lucro é uma coisa, mas se ele vê que você está ali por prazer, o show é diferente, você sente que fica um clima melhor na casa”, comenta Odone.
Ele destaca que os diferenciais do Vier Pub e os segredos para mantê-lo em São Marcos estão prioritariamente no atendimento, mas também no nicho musical. “A primeira coisa é ter o foco em um estilo de música para ter um público fiel, assim você vai manter. A tendência é cativar mais pessoas, mas tudo depende do teu atendimento. Para ter um lugar agradável tem que ter produtos de qualidade. Temos na cozinha um dos maiores chefes da cidade, que é o Natanael Prace, trabalhamos com produtos de primeira qualidade. Queremos que o público venha aqui para consumir algo bom”, salienta Odone Ballardin.
Além dos clientes e consumidores, Odone ressalta que é preciso tratar também os músicos de forma diferenciada. “A gente trata os músicos como se fossem nossos amigos, da família. Hoje tenho amizade com todos eles. E eu não preciso mais ir atrás, eles procuram a gente por ser referência”, revela o proprietário.
‘Dá para ver que eles fazem isso com prazer’
O músico e comunicador da Rádio Gaúcha, Fernando Zanuzo, que se apresentou com a banda Zanuzo & Os The Sempre, no último dia 28 de fevereiro, confirma a avaliação de Odone. “Além de ser um lugar legal, ele é muito bom com o relacionamento com as bandas e isso faz diferença. Eu toco nos principais bares de Porto Alegre e do Estado, o que tem de diferente no Vier é o serviço, dá para ver que eles fazem isso com prazer”, avalia Zanuzo, destacando sua última apresentação no Vier Pub. “O show no Vier Pub como sempre é muito animado, as pessoas participam muito. Me surpreendeu porque foi uma volta de Carnaval, muitos tinham acabado de voltar de viagem, e mesmo assim foram ao bar. Foi uma noite de muito rock’n’roll, de muita alegria, sempre é bom voltar a São Marcos”, exalta o músico.
Março terá comemoração de Saint Patrick’s Day
Março também está cheio de atrações no Vier Pub. Nesta sexta-feira, dia 6, será a vez da banda são-marquense Redenção. Nos dias 13 e 20, o Vier Pub também comemora Saint Patrick’s Day, conhecido como o santo cervejeiro. A banda Meus Queridos e Jorge Flores Acústico se apresenta no dia 13, e dia 20 será Maicon e Pontel, mais Opera Liz. Nos dois dias haverá a tradicional cerveja verde de São Patrício e o horário de atendimento será normal, a partir das 20h. No dia 27 de março, Juba Brothers se apresenta no Vier Pub, encerrando o mês de março.