• Lattualita

    DESTAQUE

    Vier Pub comemora 4 anos em São Marcos com encontro de ícones do rock gaúcho

    Nesta sexta-feira, 26 de agosto, bar receberá 9 atrações musicais do rock gaúcho, incluindo músicos de fora do Estado

    2 anos atrás

Nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, a partir de 21 horas, o Vier Pub, o bar do rock em São Marcos, dos sócios Odone Ballardin e Kleber Ascari, comemorará o seu aniversário de 4 anos com atrações especiais. A festa contará com a presença das bandas Acústicos & Valvulados (tocando pela primeira vez no bar), Dinamite Joe, Landau e Banda e ACDC Cover RS, além dos músicos Nei Van Soria, Duda Calvin, Marcelus dos Santos (vocalista da banda Motorocker), Fabrício Beck e Trigo (banda Netriga).

Conforme lembra o sócio-proprietário do Vier Pub, Odone Ballardin, a comemoração do aniversário do bar, em 27 e 28 de agosto de 2021, também teve atrações especiais. “No ano passado foram duas noites, porque como tinha redução de público em virtude da pandemia, na época era 70% de limite de ocupação, então encheu a primeira noite e acabamos fazendo mais uma. Também tivemos o Dinamite Joe, Duda Calvin, Nei Van Soria, o Carlinhos Carneiro e o Marcelo Gross, da Cachorro Grande. Desta vez será apenas uma noite, porque no sábado (27) já tínhamos marcado uma festa de formatura”, conta Odone.

No último mês de abril, bar também foi cenário de encontro de artistas como Nei Van Soria, Duda Calvin, Jacques Maciel, Charles Master, Landau, Dinamite Joe e Marcelo Gross

‘Acaba virando uma confraternização dos músicos’

Conforme ressalta, alguns músicos até se “auto convidam” ao saber da realização da noite especial de rock no Vier Pub. “Se eles não têm show marcado na data, eles se auto convidam. O Fabrício Beck, por exemplo, esteve no Vier 15 dias atrás, aí ele soube que ia ter o Acústicos & Valvulados e foi ver na agenda dele ‘ah eu não tenho nada, eu vou também’. Eles acabam se reunindo, é quase um encontro para os músicos. É raro isso acontecer. Somos pioneiros nisso, nesse encontro desses músicos que vêm aqui, e depois almoçam ou jantam juntos. Acaba virando uma confraternização. No ano passado, quando fizemos duas noites, acabamos fazendo um almoço no dia seguinte em que estavam juntos 6 músicos de renome no Estado. Dessa vez provavelmente vamos fazer um jantar, fora do bar, entre 18h30 e 20h, para reunir todos e jantarem juntos, porque no bar não tem como fazer isso no dia do evento”, explica Odone Ballardin.

Marcelus dos Santos e Flávio Landau: ‘duas atrações de fora do Estado’

O sócio do Vier Pub destaca a presença de dois músicos de fora do Estado na festa de aniversário de 4 anos do bar nesta sexta-feira (26): Marcelus dos Santos, vocalista da banda Motorocker, e Flávio Landau. “O Marcelus é do Paraná e a banda dele já foi considerada pelo próprio guitarrista do ACDC como a melhor banda cover do ACDC do mundo. Por ele ser amigo de um músico, que acabou falando comigo, ele também quis vir pra cá. Esse amigo dele é o Flávio Landau, irmão do Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest) e do Wilson Sideral. O Landau é o autor da música tema do quadro Lata Velha, do programa do Luciano Huck. Então são duas atrações de fora do Estado”, assinala Odone Ballardin.

Flávio Landau e Rafael Malenotti, do Acústicos & Valvulados, durante show no Vier em abril

‘Me senti no Rock in Rio, porque eu estava no meio dos melhores músicos do Rio Grande do Sul’

Conforme acrescenta, Flávio Landau já esteve no Vier Pub em outras ocasiões. “Já é a terceira ou quarta vez que ele vem no Vier. Ele já participou de outros eventos com outros músicos. A primeira vez que ele veio aqui ele se emocionou, porque ele tocou junto com o baterista do Nenhum de Nós, que é a banda da infância dele. Em abril, que era mês do meu aniversário, também acabou sendo um evento de duas noites (8 e 9 de abril) em que um começou a convidar o outro e foi indo, e o Landau disse ‘eu me senti no Rock in Rio, porque eu estava no meio dos melhores músicos do Rio Grande do Sul’. Então ele é fã do rock gaúcho mesmo. E eu tenho essa chance de trazer o irmão caçula de dois músicos famosos e que tem uma música nacionalmente conhecida”, observa Odone Ballardin.

‘Eles sabem que é um lugar em que eles vão se sentir bem’

Sócio do Vier Pub Odone Ballardin e músico Nei Van Soria, presença frequente no bar de rock

Conforme destaca, os músicos já enxergam o Vier Pub não como apenas um bar de shows, mas também um local de encontro com outros colegas. “O Acústicos & Valvulados vai chamar o Nei Van Soria para tocar junto. É raro acontecer isso. Dificilmente você consegue reunir todos esses. Aqui é praticamente uma casa para eles, é diferente a química do lugar. O Nei Van Soria, por exemplo, se ele toca em outro lugar, ele canta e depois  vai embora, e aqui no Vier ele fica até o fim. Eles vem aqui por ser um dia em que podem se encontrar com os amigos músicos e ficar aproveitando uma noite. É prazeroso, eles sabem que é um lugar em que eles vão se sentir bem. E isso tudo é um trabalho de levar o músico com carinho e não tratar como um contratado”, comenta Odone Ballardin.

Comemorando 4 anos do Vier Pub, ele acredita que o segredo para duração de uma casa noturna de shows é manter o mesmo estilo. “A essência para durar é você manter o mesmo estilo, e não cair na tentação de ‘ah se botar sertanejo, você enche a casa mais fácil’. Só que aí perde a identidade”, pontua Odone Ballardin.