• Lattualita

    GERAL

    Vice-prefeito Marronzinho comanda Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos de São Marcos: ‘provavelmente até o final do ano’

    À frente da pasta desde 17 de novembro, vice-prefeito Valmir Scopel de Oliveira comenta sobre trabalho realizado pela secretaria no município, com roçadas em bairros, parques e praças, pinturas de bancos e restauração de pontos de energia elétrica

    3 anos atrás

Desde o último dia 17 de novembro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos (SSPU) de São Marcos foi assumida pelo vice-prefeito do município, Valmir Scopel de Oliveira (Marronzinho), que também acumula o cargo de secretário de Coordenação e Planejamento.

Ao L’Attualità, Marronzinho detalha que assumiu a pasta atendendo ao pedido do prefeito Evandro Kuwer. “Até então quem estava acumulando funções era o secretário de Agricultura Glaucio Brochetto, que também assumiu interinamente a SSPU (no último mês de maio). Só que ele estava sobrecarregado e, para nós nomearmos um subsecretário ainda esse ano, ficaria difícil. Então eu atendi o pedido do prefeito, para que a pasta não ficasse sem secretário. Afinal, a gente tem que vestir a camisa. Estou nessa secretaria provavelmente até o final do ano e depois vai ter um novo secretário”, informa Marronzinho.

‘Já houve uma grande mudança nos bairros em que roçamos, e a minha intenção é roçar todas as ruas’

Marronzinho comenta sobre o trabalho realizado no município nas primeiras três semanas à frente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos. “Tem praticamente 20 dias que eu assumi e já roçamos muita coisa na cidade. Já houve uma grande mudança nos bairros em que roçamos, e a minha intenção é roçar todas as ruas, só não sei se vou conseguir tudo esse ano. Roçamos praticamente todos os parques e a praça, pintamos os bancos, e arrumamos cerca de 250 pontos de energia elétrica que estavam com as lâmpadas queimadas ”, destaca o vice-prefeito.

Ele ressalta que o “desafio é grande”, levando em consideração que a secretaria está atuando com equipe reduzida. “Estamos com menos pessoas na Secretaria, são menos de 20 colaboradores, mas eu tenho que agradecer a equipe que trabalha aqui comigo, porque estão colaborando muito. O pessoal da iluminação pública, por exemplo, está começando a trabalhar às 5 horas da manhã alguns dias, e o pessoal da roçada, quando é 5h30, já estão começando também. O Glaucio Brochetto também me ajuda, na medida em que eu peço, até porque eu não conhecia muito a Secretaria. Mas estou trabalhando, mantendo o diálogo com o pessoal e pedindo que eles ajudem. É uma questão de motivação”, observa Marronzinho.

Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos: ‘auxilia todas as secretarias’

Conforme frisa o secretário municipal interino de Serviços Públicos e Urbanos, o serviço realizado pela pasta é bastante abrangente. “Tem diversos campos de trabalho, como a iluminação pública; o pessoal que recolhe árvores e lixo; quem cuida de instalação elétrica; quem conserta encanamento nas escolas. O serviço da SSPU não é somente roçadas, tem troca de lâmpada, poda de árvore, manutenção dos colégios, enfim, essa Secretaria auxilia, digamos, todas as demais Secretarias. E pretendemos continuar com esse trabalho de melhorias na cidade. Tem pessoas que realmente o mato está grande na frente de suas casas e elas têm o direito de reclamar, mas, na medida do possível, estamos fazendo de tudo para tentar atender todo mundo”, assinala Marronzinho.

Terceirização do serviço de roçadas: ‘a prefeitura, sozinha, não dá conta’

Lixo acumulado em frente ao antigo Moinho Pessini (foto encaminhada ao L’Attualità por empresário do município)

Conforme antecipa, a prefeitura de São Marcos pretende terceirizar o serviço de roçadas da Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos. “Estamos encaminhando a papelada, vai ter que ser feita uma licitação, porque a prefeitura, sozinha, não dá conta. Não temos funcionários suficientes, porque geralmente você roça e tem bastante lixo para coletar nesses locais. O pessoal está colocando muito lixo na rua, jogam litros, copos. No fim de semana, por exemplo, tem muitas pessoas jogando lixo na frente do antigo Moinho Pessini”, revela Marronzinho. O vice-prefeito pede a conscientização da comunidade para o descarte correto de lixo. “Se as pessoas não se conscientizarem, o município não dá conta de fazer todo esse trabalho. Pode contratar mais 10 pessoas, que não vai dar conta. E quanto mais gente for contratando, daqui a pouco vai inviabilizar a folha de pagamento (da prefeitura), então fica difícil”, pontua Marronzinho.