-
SAúDE
VACINAçãO CONTRA A GRIPE
Em São Marcos meta é vacinar 6.376 pessoas contra a gripe
No município campanha iniciou dia 10 de abril e 323 pessoas já foram vacinadas, entre crianças, gestantes e puérperas. A partir do dia 22 vacinação estará disponível para todos os públicos alvo e dia D será 4 de maio
6 anos atrás
Até esta sexta-feira (12) vacinação é apenas para crianças e gestantes (Foto: prefeitura de São Marcos)
No último dia 10 de abril iniciou em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 12 as doses foram destinadas apenas para crianças de até 6 anos e gestantes, já que estes foram os grupos que menos se vacinaram em 2018. Desde esta segunda-feira (15) até sexta-feira (19) a vacinação é destinada para os grupos já citados e também para puérperas (até 45 dias após o parto). A partir do dia 22 de abril as doses serão destinadas ao restante do público alvo (pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, professores, indígenas, trabalhadores de saúde e presidiários). No Estado, 3,7 milhões de pessoas devem se vacinar. Em São Marcos são 7.084 pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% desse público, que corresponde a 6.376 pessoas. Até o momento 271 crianças foram vacinadas no município, o que corresponde a 10,97% do total de 1249 que devem receber a vacina. 44 doses já foram aplicadas em gestantes, atingindo 25,88% da meta de 170 mulheres grávidas que deverão ser vacinadas. Em puérperas foram aplicadas 8 doses, 28,57% do total de 28 que precisam receber a vacina.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, ressalta que as crianças são a prioridade das campanhas de imunização e, neste ano, a faixa etária foi estendida em um ano. “Criança é sempre uma prioridade, porque eles têm imunidade mais frágil e têm maior risco de ficarem doentes. Por isso estão no público alvo e são as primeiras a serem vacinadas, a faixa etária foi ampliada para que mais crianças possam entrar nesse grupo”, esclarece. Nos anos anteriores, se encaixavam nessa faixa crianças de até 5 anos, agora, neste ano, até 6. Para receber a a vacina é necessário que a população apresente o cartão de vacinação.
O Dia D da Campanha de Vacinação será em 4 de maio, sábado, e as unidades abrirão das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste dia a Secretaria Municipal de Saúde não fecha ao meio dia e a unidade de Pedras Brancas não estará aberta. Nos demais dias o atendimento no Centro Municipal de Saúde é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, sendo que nas quintas-feiras a vacinação se estende até as 19h30, para atender aos pais que trabalham e que não podem trazer as crianças durante o dia para se vacinar. Na ESF Nicoletti, ESF São José e ESF Doncatto o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nas terças-feiras os ESF’s São José e Nicoletti contam com horário noturno, das 18h às 19h, e ESF Doncatto às quartas-feiras, também das 18h às 19h. No Posto de Saúde de Pedras Brancas o atendimento ocorre das 8h às 11h45 e das 12h45 às 16h30, de segunda a sexta.
‘Vacinação é a forma mais segura de prevenção’
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso é importante que as pessoas que fizeram a vacina em 2018 façam neste ano novamente. “A vacina deve ser feita anualmente. A vacinação é a forma mais segura de prevenção contra a gripe. As doses estão disponíveis e é importante que a população vá até as unidades de saúde”, ressalta a enfermeira Bruna Gonçalves.
As doses não buscam evitar apenas a propagação do vírus, mas também reduzir os óbitos nos grupos prioritários. “É importante fazer a vacina, principalmente os grupos de risco, pelas consequências que a gripe pode trazer, ela pode evoluir para uma pneumonia e também para óbito”, reforça. Bruna destaca, ainda, que a vacina pode gerar efeitos colaterais, mas que este é um processo normal da vacinação. “A dose não tem o poder de desencadear processo gripal. A reação mais comum é dor ou inchaço no local da injeção, algumas pessoas podem ter febre ou dor muscular, mas é uma reação esperada, não precisa haver preocupação maior”, pontua Bruna Gonçalves.
Principalmente com o início do inverno, todos devem ficar atentos aos sintomas e aos métodos de prevenção, já que com a aglomeração de pessoas em locais fechados as chances de contágio são maiores. As principais medidas de prevenção são lavar das mãos várias vezes por dia, cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir, manter os ambientes bem ventilados, evitar aglomerações em ambientes fechados e adotar hábitos saudáveis.