• Lattualita

    SAúDE

    VACINAçãO CONTRA A GRIPE

    Vacinação contra a gripe inicia em abril

    Reunião no dia 2 de abril definirá últimos detalhes da campanha contra os vírus Influenza A e B em São Marcos. Em alguns municípios do Rio Grande do Sul, a distribuição das doses inicia no dia 10 de abril e irá priorizar crianças e gestantes

    6 anos atrás

No mês de abril inicia em todo o Brasil a Campanha de Vacinação contra a Influenza. No Rio Grande do Sul, as doses começam a ser distribuídas no dia 10 e, na primeira semana, elas serão destinadas apenas para crianças de até 6 anos e gestantes, já que estes foram os grupos que menos se vacinaram em 2018. A partir do dia 22, o restante do público alvo (pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, professores, puérperas, indígenas, trabalhadores de saúde e presidiários) também poderá ir até as unidades de saúde para receber a dose. No Estado, 3,7 milhões de pessoas devem ser vacinadas. A meta é vacinar pelo menos 90% desse público. Em São Marcos, a Vigilância em Saúde terá reunião no próximo dia 2 de abril para definir os últimos detalhes e data de início.

Em 2019, a faixa etária das crianças foi estendida em um ano. Nos anos anteriores, se encaixavam nessa faixa crianças de até 5 anos, e agora, neste ano, até 6. A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso é importante que as pessoas que fizeram a vacina em 2018 façam neste ano novamente. A vacina não busca evitar apenas a propagação do vírus, mas também reduzir os óbitos nos grupos prioritários.

Principalmente com o início do inverno, a população deve ficar atenta aos sintomas e aos métodos de prevenção, já que com a aglomeração de pessoas em locais fechados as chances de contágio são maiores. As principais medidas de prevenção são lavar as mãos várias vezes por dia, cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir, manter os ambientes bem ventilados, evitar aglomerações em ambientes fechados e adotar hábitos saudáveis.