• Lattualita

    SAúDE

    VACINAçãO CONTRA A GRIPE

    Vacinação contra a gripe em São Marcos: idosos a partir de 80 serão imunizados nesta sexta-feira (14)

    Vacinação acontece no Centro Alexandre Zaniol, no modo drive thru, das 14h às 17h, sem agendamentos. Até esta quinta-feira, dia 13 de maio, 1.033 pessoas já receberam a vacina contra a gripe em São Marcos

    4 anos atrás

Desde a última terça-feira, dia 11 de maio, conforme calendário do Programa Nacional de Imunização, iniciou a segunda etapa da vacinação contra a gripe em São Marcos, direcionada para professores e idosos a partir de 60 anos. Na terça-feira (11), foram imunizados professores de escolas públicas e privadas com a vacina trivalente – que previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B. Na quarta-feira (12), a vacina contra a Influenza foi aplicada em idosos de 85 anos ou mais, no modo drive thru. Já nesta sexta-feira, dia 14 de maio, a vacinação será para idosos de 80 anos ou mais, também no modo drive thru, das 14h às 17h, no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol. Não é necessário agendamento, mas é obrigatório apresentar documento pessoal e carteira de vacinação.

Os profissionais de saúde, crianças, gestantes e puérperas, que fazem parte da primeira etapa de vacinação contra a gripe, e ainda não receberam a vacina, devem comparecer às ações no Centro Alexandre Zaniol ou procurar o posto de saúde que é referência para sua residência. Até esta quinta-feira, dia 13 de maio, em São Marcos, 1.033 doses da vacina contra a Influenza já foram aplicadas.

‘Procura por vacina da gripe está baixa por enquanto’

Conforme revela a secretária municipal da Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo, a primeira etapa da vacinação contra a gripe no município transcorreu de forma tranquila. “Entre as crianças, tivemos procura de 51% do público; entre as gestantes 49,2%, puérperas 50,5% e profissionais da saúde 24,8%. Nós achamos que a procura está baixa por enquanto. Faz pouco tempo que começamos e está sendo tranquilo, não está acumulando gente, o que também é muito bom (devido à pandemia). Esse ano tivemos uma diferença na forma de fazer a campanha, porque temos a vacinação contra a covid-19 sendo realizada também. Então os grupos prioritários também foram diferentes”, aponta Maristela Lunedo.

Conforme acrescenta a assessora de imprensa da prefeitura, Paola Vedovelli, o baixo percentual de vacinados entre profissionais da saúde se deve à vacinação contra a covid-19. “Se acredita que esteja baixo porque coincidiu no período em que muitos estavam fazendo a vacina contra a covid-19. Então se espera que logo aumente o número dos profissionais da saúde vacinados contra a gripe”, assinala.

Confira contraindicações para receber vacina contra a gripe

Não devem receber o imunizante pessoas que têm histórico de alergia a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, bem como doenças febris agudas e Guillain-Barré (período de 30 dias). Também deve haver intervalo de 30 dias após um resultado de PCR positivo para covid-19. Ainda, àqueles que já se vacinaram contra a covid-19, seja primeira ou segunda dose, é necessário respeitar um intervalo de 15 dias antes de receber a vacina da gripe.

Motoristas serão vacinados contra a gripe na terceira etapa da campanha

Atendendo a um pedido da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários na campanha nacional de imunização contra o vírus da influenza, causador da gripe. Esses profissionais estão na terceira etapa da campanha, que será realizada entre os dias 9 de junho e 9 de julho. Em negociações anteriores, a CNT já havia conseguido a inclusão de segmentos dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19. Contudo, a confederação ainda aguarda a definição do cronograma de vacinação desse público pelo Ministério da Saúde.