• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Ação de vacinação neste sábado imunizou 414 são-marquenses contra a covid-19

    Ação no Centro Alexandre Zaniol, das 8h às 14h30, imunizou pessoas de 55 anos ou mais. Nesta terça-feira, dia 15 de junho, pessoas de 53 anos começam a ser vacinadas

    3 anos atrás

Nesta terça-feira, dia 15 de junho, pessoas de 53 anos começam a ser vacinadas contra a covid-19 em São Marcos. A ação de imunização acontecerá no modelo drive thru, das 14h às 17h, no Centro Alexandre Zaniol. A vacinação também é aberta a todas as pessoas de grupos prioritários que já foram elencados para a vacinação: caminhoneiros, idosos, pessoas com comorbidade acima de 18 anos e pessoas com deficiência, além de pessoas com mais de 53 anos sem comorbidade.

Na última ação de vacinação realizada em São Marcos, neste sábado, dia 12 de junho, estavam disponíveis cerca de 600 doses da vacina AstraZeneca, contudo, apenas 414 pessoas procuraram a vacina e foram imunizadas contra a covid-19. O público-alvo foram as pessoas com 55 anos ou mais. Conforme observa a assessora de imprensa da prefeitura de São Marcos, Paola Vedovelli, pessoas a partir dos 60 anos já estão sendo vacinadas desde o final do mês de abril e, de 59 anos, desde a última quinta-feira (10). “Então acredito que, de 60 anos para cima, já não restam muitas pessoas para serem vacinadas”, aponta a assessora. Ela também acredita que algumas pessoas entre 55 e 60 anos já haviam sido imunizadas devido a comorbidades, antes da liberação para a comunidade em geral em ordem decrescente a partir de 59 anos. O restante das vacinas deverá ser aplicado na ação desta terça-feira (15).

De acordo com Paola Vedovelli, ainda não foi calculada a porcentagem do público alvo de mais de 55 anos imunizado até o último sábado (12). “Estava liberado para 55 anos ou mais e para todos os grupos que já foram incluídos na vacinação, então está sendo feito o levantamento de dados. Tem que cadastrar pessoa por pessoa no sistema do SUS, para depois ver quem se encaixou por idade ou por comorbidade”, explica Paola.

Ampliação de faixa etária depende de recebimento de nova remessa de vacinas

Sobre a ampliação da faixa etária para vacinação para pessoas abaixo de 53 anos, Paola ressalta que não há previsão. “Depende de quantas doses vamos receber esta semana e quantas doses serão aplicadas amanhã”, salienta. Até o dia 12 de junho, 9.222 são-marquenses já receberam vacinas contra a covid-19, sendo 6.383 vacinados com a primeira dose e 2.839 já imunizados com a segunda dose.