-
EDUCAçãO
Sub-comandante da BM anuncia mais uma edição do Proerd em São Marcos
Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, o Proerd, acontecerá no segundo semestre, com turmas de 5º ano das escolas públicas do município
5 anos atrás
Proerd inicia no segundo semestre e cada turma terá 10 encontros (divulgação: prefeitura de São Marcos)
Nesta segunda-feira, 25 de junho, o sub-comandante do 36º Batalhão da Brigada Militar, Major Juliano Amaral, anunciou mais uma edição do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, em São Marcos. O comunicado foi feito em reunião com o prefeito Evandro Kuwer e a vice-prefeita Rosa Fontana. O Proerd é uma ação cooperativa entre escolas e Brigada Militar, que tem como objetivo orientar os estudantes a conduzirem uma vida saudável, livre do consumo de drogas, violência e outros comportamentos perigosos.
De acordo com o sub-comandante, as atividades acontecerão durante o segundo semestre, com turmas de 5º ano das escolas de de São Marcos. Ele ressalta que o programa é voltado para as escolas públicas, mas também depende do interesse das escolas particulares em participarem e da quantidade de turmas no município. “Ainda teremos reunião com a Secretaria Municipal de Educação para projetar as ações e definir esses detalhes, verificar quantas turmas e quantos alunos temos no município”, explica o major Juliano Amaral.
As aulas serão ministradas nas próprias escolas, pelo soldado Emanuel Melo dos Santos, da BM de Flores de Cunha, e serão divididas em 10 encontros para cada turma. “São 10 aulas, sendo uma aula por semana, de 50 minutos. Seguimos uma cartilha pedagógica, com 10 lições de temas diferentes. É sempre voltado para a resistência às drogas e à violência. Os capítulos falam sobre responsabilidade, os malefícios das drogas e tabaco, sobre saber dizer não, e um dos mais importantes para mim é sobre bullying”, comenta o sub-comandante.
Além dos temas durante o ano, o projeto finaliza com uma redação. Todas são avaliadas pelo instrutor e a melhor da turma é premiada. A formatura de todos os alunos participantes será no final do ano, quando também acontece sorteio de brindes, como bicicletas, material escolas e aparelhos eletrônicos. O major Juliano Amaral revela que neste final de semana, dia 29 de junho, o Proerd formará 580 alunos em Farroupilha.
‘A Brigada Militar não faz apenas policiamento nas ruas’
Diante do cenário de violência e do crescente índice de criminalidade principalmente em função do tráfico de drogas, o Proerd funciona como uma forma de prevenção e conscientização junto ao público infantil. O sub-comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar da Serra, major Juliano Amaral, ressalta que o trabalho dos órgãos de segurança não se resume ao policiamento nas ruas. “O projeto é uma ferramenta de prevenção e de trabalho da Secretaria de Segurança e da Brigada Militar. Porque a BM não faz apenas policiamento nas ruas, tem outras ações, e uma delas é o Proerd”, destaca.
Conforme explica, esse programa é um projeto norte-americano que está em andamento em mais de 110 países. No Rio Grande do Sul ele opera há 21 anos e, em São Marcos, já foram realizadas 8 edições desde 2009, com a participação de 2.538 estudantes. “Quanto mais conseguirmos nos aproximar da comunidade, para a criança ver de perto o policial, criando uma proximidade, teremos mais resultado. Isso é muito relevante para o crescimento das crianças”, pontua o major Juliano.
O prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, também exalta a importância do projeto para a formação de alunos cidadãos, além do trabalho preventivo que é realizado. “É muito importante essa aproximação que as crianças que participam do programa têm com integrantes da Brigada, para que elas reconheçam o trabalho desenvolvido no município e passem a entender o que podem fazer para auxiliar”, declarou Kuwer.