Nós a usamos desde quando éramos bebês, seja através do riso, do choro ou da fala.  Às vezes muitas pessoas só valorizam quando a perdem, seja por conta de uma rouquidão ou algo mais grave. E você, costuma cuidar da sua voz?

No dia 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz. A data foi criada a fim de conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.

O que é um problema de voz?

Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.

Como saber se eu tenho um problema de voz?

Se sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, é possível que esteja com um problema. Se as modificações durarem mais que 15 dias, você deve consultar um especialista.

Como posso cuidar da minha voz?

Procure falar sem fazer força e abra bem a boca para articular as palavras. Beba água regularmente, evite pigarrear, sussurrar, gritar e falar muito em ambientes ruidosos, competindo com o barulho, faça repouso vocal. Limite o álcool e, se fumar, procure um programa para interromper o tabagismo. Remédios caseiros para melhorar a voz geralmente não dão resultados e podem irritar sua garganta.

Alterações vocais podem comprometer a sua comunicação e a qualidade de vida. Tão importante quanto se COMUNICAR é saber se CUIDAR!