-
GERAL
Evento ‘Novas Praças’ do Sicoob: produtores reivindicam linha de crédito para irrigação e perfuração de poços
Encontro para ouvir produtores foi realizado pelo Sicoob na última sexta-feira, dia 24 de janeiro, na agência da cooperativa em São Marcos. Produtores rurais solicitaram linhas de crédito para irrigação e perfuração de poços, ampliação de prazos para pagamentos, entre outras demandas
5 anos atrás
Na última sexta-feira, dia 24 de janeiro, a partir das 15 horas, a agência Sicoob Credicaru (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) de São Marcos realizou o evento “Projeto Novas Praças”. Conforme explica o gerente local, Adones Madruga Filho, o principal objetivo da reunião – que contou com a presença de 21 pessoas – foi ouvir as demandas dos produtores rurais de São Marcos. “A gente vem buscando conhecer a realidade da cidade. O Sicoob está presente em todo o Brasil e, em São Marcos, vai completar 2 anos. Cada local tem uma realidade diferente e cada produtor tem uma necessidade diferente, falando especificamente do setor rural, do agronegócio. Para esse evento vieram pessoas das nossas centrais de Brasília e Florianópolis, buscando entender as demandas para que nós possamos ser mais assertivos nas nossas linhas de crédito do setor rural”, destaca Adones Madruga. O evento teve a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal da Agricultura e CIC São Marcos.
Novas linhas de crédito e desburocratização de processos
Adones cita algumas demandas do setor rural apresentadas pelos produtores no evento. “Algo que nós vivemos nos últimos dias, que foi um fato que marcou bastante, foi a seca. Então os produtores propuseram que a gente criasse linhas mais específicas, mais acessíveis para irrigação e perfuração de poços. Isso entrou no nosso radar. É uma demanda que a gente vai estudar, já temos algumas coisas parecidas, mas vamos adequar, melhorar, para ajustar o nosso portfólio à necessidade do local. Também pediram prazos nos custeios, nos investimentos, porque teve alguns investimentos que mudaram e o prazo ficou mais curto. Aí pediram prazos maiores para pagamento. Eles querem também que os processos sejam mais ágeis e desburocratizados, porque a carteira rural é complicada e bastante burocrática”, detalha Adones, revelando que o Sicoob buscará soluções para a desburocratização de seus processos. “Estamos com alguns projetos, para algumas melhorias na nossa linha, até mesmo com renovações automáticas, a fim de desburocratizar o negócio. Porque o produtor rural, além de ele ter uma simplicidade, ele não tem muito tempo de estar indo atrás de certas documentações. Estamos tentando desenhar um modelo novo. O modelo atual é um pouco travado, mas ainda melhor do que em outros bancos”, frisa o gerente do Sicoob de São Marcos.
Adones Madruga Filho detalha com quais principais linhas de crédito para o setor rural o Sicoob Credicaru trabalha. “Nós temos várias linhas, desde custeio agropecuário, custeio para lavoura, para produções de uva, alho, enfim, todas as culturas da nossa região. O custeio significa manutenção, capital de giro para poder fomentar o plantio dessas culturas. Também temos investimentos para a ampliação de novas áreas. Por exemplo, se eu quero abrir uma nova área para fazer um novo parreiral, tem o investimento para abrir essa área. No meio agropecuário também, temos investimento para compra de novas matrizes. Para compra de terras também temos uma linha de imobiliário rural”, especifica o gerente.
Consultora do Bancoob ouviu demandas de produtores rurais: ‘saímos daqui com o objetivo de ajustar soluções financeiras e também divulgar mais o que temos na unidade de São Marcos’
A consultora de agronegócios do Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil) – localizado em Brasília, cujo controle acionário pertence às cooperativas centrais de crédito do Sicoob – Larissa Alves Ramos, foi a facilitadora do evento realizado na sede do Sicoob em São Marcos. “Trabalho no banco que presta serviços para as cooperativas. Meu objetivo foi apresentar o tamanho do Sicoob e a representatividade dele para o Brasil como um todo. Nós estamos nos 26 estados brasileiros e distrito federal, com mais de 4.4 milhões de cooperados. Além de apresentar, eu vim ouvir o que São Marcos precisa de soluções financeiras no agronegócio. Então foi uma tarde muito produtiva, onde foram explanadas as necessidades técnicas, financeiras, de organização social. Quando a gente conversa, verbaliza as nossas necessidades, em conjunto a gente pode se ajudar. A Sicoob Credicaru veio para São Marcos para ficar, para ajudar a comunidade a crescer e nós nos desenvolvermos juntos. Cooperativismo é isso”, assinala Larissa Ramos.
Após ouvir as demandas dos produtores rurais presentes, Larissa elogiou o perfil atuante dos agricultores são-marquenses. “As pessoas aqui são abertas, instruídas, extremamente esclarecidas. Fiquei encantada com a visão macro que elas têm do negócio que possuem. Saímos daqui com o objetivo de ajustar soluções financeiras de portfólio e também divulgar mais o que temos aqui na unidade de São Marcos, porque às vezes eles não têm conhecimento. Eu percebi que precisa ser mais divulgado as nossas soluções”, pontua Larissa Ramos.