• Lattualita

    ESPORTES

    Serrano de Motocross 2021: pilotos são-marquenses conquistam títulos na final do campeonato

    Piloto Mathias dos Santos consagrou-se campeão em 3 categorias: MX2, Elite e Intermediária. Maxsuel Casara Macedo e Claudemir Sandi foram vice-campeões

    3 anos atrás

    Maxsuel Casara Macedo, Claudemir Sandi e Mathias dos Santos

No último domingo, dia 21 de novembro, ocorreu a grande final do Campeonato Serrano de Motocross 2021, no município de Carlos Barbosa (RS). Iniciada em 24 de janeiro, a competição contou com 7 etapas realizadas durante o ano. A final do campeonato teve a participação de cerca de 70 pilotos do Estado.

São Marcos esteve representado por 3 pilotos no Serrano de Motocross 2021, que conquistaram as primeiras colocações em suas categorias. Na última etapa, Mathias dos Santos garantiu a 1ª colocação nas categorias MX2, Elite e Intermediária e consagrou-se campeão nas três. Já Maxsuel Casara Macedo ficou em 1º lugar na categoria Nacional Pro e 2º lugar na Nacional Intermediária, na última etapa, sendo vice-campeão da competição nas duas categorias.

Categoria Elite: Mathias dos Santos campeão e Claudemir Sandi vice

O piloto Claudemir Sandi conquistou o 2º lugar na categoria Elite, 3º na MX4 e 3º na MX3, na última prova, e foi vice-campeão do Serrano de Motocross 2021 nas categorias MX4 e Elite. Ele avalia a participação dos são-marquenses na disputa regional. “Foi um ano um pouco diferente, voltando à normalidade, mas o pessoal se destacou bem. Participamos de várias categorias e ganhamos 3 delas, ficando vice em outras 4. O Mathias e o Max, que estão começando, estão há 2, 3 anos nos campeonatos, já estão se destacando. O Mathias, inclusive, está participando da etapa do Gaúcho e até da etapa do Brasileiro de Motocross em outros estados. Ele está competindo, está treinando, então está se sobressaindo mais do que nós”, comenta Claudemir.

Entenda a diferença entre motocross e enduro

Conforme explica o piloto, o motocross possui diferenças com o enduro, modalidade com a qual pilotos são-marquenses também têm se destacado. “O motocross acontece em uma pista fechada, com saltos e obstáculos. Em cada bateria largam todos os pilotos da categoria juntos, normalmente de 15 a 20 pilotos por vez, e, quem faz mais rápido durante os 15 minutos que dura a bateria, quem chegar na frente, ganha. Já o enduro é uma prova com bastante quilometragem, dura o dia inteiro, por exemplo, você faz de 130 a 150 km, entra no mato e faz um percurso grande, com um mapa, sabendo aonde você tem que passar”, detalha Claudemir Sandi.