• Lattualita

    GERAL

    Senai dá retorno sobre demanda de cursos apresentada pela indústria de São Marcos

    Durante reunião na manhã desta quarta-feira (15) com representantes do Ativa São Marcos/CIC, foram apresentados cursos solicitados já em andamento em 2023 e discutida parceria com indústrias para realização de três novas formações

    2 anos atrás

    Ativa São Marcos/CIC realizou segunda reunião com o Senai na manhã desta quarta-feira (15)

Após a entrega de demandas da indústria de São Marcos ao Senai, pela comissão do Ativa São Marcos/CIC São Marcos, em 19 de dezembro de 2022, uma nova reunião entre representantes das empresas e do Senai foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), na sede da instituição, no bairro Progresso.

Estiveram presentes na rodada de conversas os seguintes representantes da comissão Ativa São Marcos/CIC: Clenara Chemello, gerente administrativa da CIC São Marcos; Roseméri Drago, diretora do Jornal L’Attualità; Flávio Sandi, diretor financeiro da Bontempo; Márcia Boff, coordenadora do RH da Bepo; Cleomar dos Reis Machado, responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Master Power e Nelson Metalúrgica; e Mariane Cardoso e Francieli Hoffmann, responsáveis pelo RH da Suspentech.

Representando o Senai, participaram o diretor de operações das unidades do Senai de São Marcos, Antônio Prado, Vacaria, Flores da Cunha e Caxias do Sul, Igor André Krakheche; o coordenador técnico da Unidade Gestora do Senai, Joelso Luis Cavalheiro Cardoso; e a coordenadora pedagógica Simone Hainzenreter Pedroso.

Comissão da Ativa São Marcos/CIC e Senai realizaram segunda reunião para resposta de demandas solicitadas em dezembro

Entre os cursos solicitados ao Senai no final do ano passado pela comissão do Ativa São Marcos/CIC, o diretor de operações Igor André Krakheche apresentou os que já estão sendo realizados neste início de 2023: Ferramenteiro (1.600 horas, de fevereiro de 2023 a dezembro de 2024); Mecânico de Usinagem CNC (800 horas, de fevereiro a dezembro de 2023); Desenhista Mecânico (800 horas, de fevereiro a dezembro de 2023); e Matrizeiro (1.600 horas, de abril de 2022 a abril de 2024). Segundo destacou, neste ano o Senai de São Marcos está com 4 turmas de 4 cursos diferentes – já em atendimento ao pedido das empresas -, sendo que, em 2022, a unidade contava com 4 turmas do mesmo curso. Ao total são 123 alunos matriculados na unidade do Senai de São Marcos em 2023.

‘Tentar viabilizar um curso de soldador, que aí seria aberto à comunidade’

Conforme informado por Igor Krakheche, os cursos que também integram a lista entregue pelo Ativa São Marcos/CIC e que poderão ser desenvolvidos pelo Senai em parceria com as indústrias locais são: Eletromecânico de Manutenção Industrial, Soldador Eletrodo Revestido e MAG e Marceneiro de Móveis Seriados. “Vamos ver a viabilidade de curso Eletromecânico de Manutenção Industrial para o Menor Aprendiz e também vai ter um movimento de tentar viabilizar um curso de soldador, que aí seria aberto à comunidade e com a possibilidade de usar a infraestrutura de algumas empresas parceiras na região. Seria possível ter 2 turmas na sequência, numa semana uma turma e na outra semana outra, com o mesmo instrutor. Aí, ao invés de terminar o curso em 60 horas, termina em 120 horas”, detalhou Igor.

Atendendo a outra solicitação da comissão Ativa São Marcos/CIC, o Senai também verificará a possibilidade de aumentar a frequência dos alunos nos cursos, informando faltas excessivas às empresas patrocinadoras com antecedência. “Solicitamos ao Senai para as empresas patrocinadoras das cotas do Menor Aprendiz terem acesso às faltas dos alunos com antecedência para fazer uma medida corretiva caso precise”, explica gestora do RH da Bepo, Márcia Boff. Já para atender à demanda apresentada ao Senai de melhoria e maior efetividade na comunicação do mesmo com as empresas de São Marcos, conforme garantiu Igor Krakheche, o Senai entrará em contato com cada empresa solicitando qual o canal desejado para recebimento de informações.

Divulgação de cursos do Senai para empresas ocorrem em maio e outubro

O diretor de operações do Senai também ressaltou que as empresas devem ficar atentas ao período de divulgação dos cursos do Senai: no mês de maio para formar turmas que iniciarão as aulas em julho e no mês de outubro para formar turmas que iniciarão os cursos em fevereiro. Segundo salientou, em caso de não receber o informativo dos cursos nos meses citados, a empresa deve entrar em contato com o Senai. Confira como contatar o Senai São Marcos no final desta matéria.

Preenchimento de lei de cotas de Menor Aprendiz no Senai de São Marcos: ‘acho injusto patrocinarmos cotas de jovens de outras cidades’

As empresas são-marquenses também solicitaram ao Senai que o preenchimento obrigatório por lei de cotas de Menor Aprendiz consiga ser feito na unidade em São Marcos, para que o valor investido pelas indústrias beneficiem jovens locais e não de outros municípios. “A Bontempo concorda em patrocinar cotas de jovens que estejam estudando e que, após o término dos cursos, não venham a trabalhar na empresa e escolham outra empresa de São Marcos. Porque fica dentro da nossa comunidade e também, às vezes, algum aluno patrocinado por outras empresas pode querer vir trabalhar na Bontempo. Então é uma troca dentro do próprio município. O que eu acho injusto é patrocinarmos cotas de jovens de fora de São Marcos que depois vão ficar em outras cidades”, observa o diretor financeiro da Bontempo, Flávio Sandi, integrante da comissão do Ativa São Marcos/CIC.

Segundo destacou o diretor de operações Igor André Krakheche, o Senai fará um levantamento de quantas cotas de Menor Aprendiz as empresas são-marquenses mantêm em Caxias do Sul e quantas que ainda precisam contratar no município de São Marcos. De acordo com a Lei de Aprendizagem, empresas que tenham, pelo menos, sete empregados, são obrigadas a contratar aprendizes em consonância com o percentual exigido de no mínimo 5% e, no máximo, 15% dos colaboradores já existentes.

Senai São Marcos passa por reformas

Reforma permitirá instalação do ambiente Senai Lab, para utilização de novas tecnologias pelos alunos

O coordenador técnico da Unidade Gestora do Senai, Joelso Luis Cavalheiro Cardoso, destaca que as unidades da instituição estão “sempre em constante atualização, reforma e processo de melhoria contínua”. “Essa é uma das nossas filosofias de trabalho e na unidade de São Marcos não é diferente. O processo que está sendo feito agora é de melhoria na condição física da unidade, que é o piso, a parede, pintura e banheiros. Isso para dar maior conforto ao aluno, maior aconchego e uma característica de receptividade, uma forma de carinho, e de entender que a gente cuida do ambiente para que todos se sintam aconchegados”, assinala Joelso.

Como ressalta, toda a Unidade Gestora do Senai segue o mesmo princípio de atualização, seja de equipamentos, reforma física das unidades ou capacitação dos professores de forma constante. “Também há o envolvimento com a comunidade com reuniões periódicas, buscando sempre a adesão do aluno ao mercado de trabalho com a aderência dos cursos, para que a gente consiga diminuir esse impacto que é a falta de mão de obra. Essas reformas que estão acontecendo hoje em São Marcos têm essa finalidade”, pontua Joelso Cardoso.

Senai contará com novo ambiente destinado a novas tecnologias: ‘já estamos trabalhando com impressora 3D’ em todos os cursos

A reforma da unidade do Senai de São Marcos também possibilitará a instalação de um novo ambiente, o Senai Lab, focado em oferecer novas tecnologias aos alunos. “Já estamos trabalhando com impressora 3D em todos os nossos cursos e, quando as obras de reforma estiveram prontas, foi criado o ambiente Senai Lab, que vai ter em todas as unidades e concentrar essas tecnologias novas que estão surgindo. Teremos um ambiente maker, onde o aluno vai lá com uma ideia e reproduz algo em pequena escala para dar uma solução para a indústria. Vai ter a impressora 3D e computador com software específico, que são equipamentos que os alunos já estão utilizando, mas depois da reforma vai estar tudo em um ambiente mais formatado, mais bonito”, exalta Joelso Cardoso.

Confira abaixo como entrar em contato com o Senai de São Marcos

Telefone: (54) 3280-2150 ▪ WhatsApp: (54) 3201-5545
E-mail: senaism@senairs.org.br
Contato: Eliane de Fátima Ribeiro – Assistente Técnico
Horário de Atendimento: 7h45 às 11h45 / 13h15 às 17h15