• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Segunda semana de setembro: Hospital São João Bosco segue com dois internados com covid-19 neste domingo (13)

    De 7 a 13 de setembro, Hospital São João Bosco teve alta de idosa de 76 anos e transferência de homem de 40 anos para UTI do Hospital Geral

    4 anos atrás

    Motoristas da empresa Fabbof aderem à campanha de testagem em massa preventiva no Hospital São João Bosco

Na segunda semana de setembro (7 a 13), o Hospital São João Bosco, de São Marcos, realizou 51 testes rápidos de detecção de coronavírus, sendo 24 caminhoneiros e 27 pessoas da comunidade, com nenhum caso positivo registrado para covid-19. O total foi praticamente igual ao verificado na primeira semana deste mês, quando foram realizados 52. “Na minha avaliação, continuamos no platô em São Marcos, seguimos com pequenas variações no número de casos, as internações se mantêm em 2 a 3 por semana, seguimos observando, e acreditando que vamos desacelerar nos próximos meses”, observa a farmacêutica Daniela Trevisan, integrante da comissão formada pelo Hospital São João Bosco para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia da instituição.

16 casos ativos de covid-19 neste domingo (13)

No município, neste domingo (13), já são 334 casos confirmados da doença em São Marcos, com 316 recuperados e 16 ativos – destes: 12 em isolamento domiciliar, 2 internados no Hospital São João Bosco e 1 na UTI do Hospital Geral.

Alta de idosa de 76 anos e homem de 40 anos é transferido para UTI do Hospital Geral

Neste domingo (13), o Hospital São João Bosco segue com 2 pacientes internados com covid-19, um homem de 49 anos e uma mulher de 35 anos. “Já passaram a fase pior. Estão em processo de recuperação, mas ainda precisando de suporte de oxigênio”, explica o médico Roberto Pessini, que acompanha o tratamento dos dois pacientes.

De 7 a 13 de setembro, no HSJB também foi registrada alta de uma mulher de 76 anos, recuperada de covid-19, e foi necessária a transferência de paciente com a doença, de 40 anos, para UTI do Hospital Geral, em Caxias do Sul. “Internou no Hospital na terça-feira, 8 de setembro, às 9h50, e foi transferido dia 10 de setembro, a 1h30 da manhã”, revela a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto. Em São Marcos, o paciente foi acompanhado pelo médico Roberto Pessini. “Já chegou ruim, tendo apresentado piora no dia seguinte ao dia da internação, sendo necessários entubação e uso de respirador”, explica Roberto.

Campanha de doações das empresas ultrapassa mil testes rápidos de detecção de covid-19 para o Hospital São João Bosco

Já são 1.050 testes rápidos de detecção de covid-19 conseguidos através de doações das empresas são-marquenses, mais 300 doados pelas entidades (75 da CIC, 75 da AMSM e 150 do Hospital São João Bosco). Integrante da comissão do HSJB, a jornalista Roseméri Drago, responsável pela captação dos recursos junto à iniciativa privada do município, explica que a meta, para cobrir a realização de testes para motoristas e pessoas da comunidade até a última semana de dezembro, foi projetada inicialmente em 1.700, considerando média de consumo de 50 testes por semana no hospital. “Em julho e agosto, a média de testes realizados por semana foi maior, esperamos que baixe nos próximos meses. Contudo, estamos próximos de atingir o número total projetado e a queda nos valores dos testes rápidos também está nos ajudando a conseguir a doação de mais de uma caixa por empresa”, explica Roseméri.