-
CORONAVíRUS
SAúDE
‘Segunda remessa da vacina contra covid-19 em São Marcos será para restante dos profissionais da saúde’
Conforme antecipa a secretária municipal da Saúde, Maristela Lunedo, após a vacinação de todos os profissionais da saúde, próximo grupo prioritário a ser imunizado em São Marcos serão idosos a partir de 80 anos
4 anos atrás
Secretária municipal da Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo, informa próximas etapas da vacinação no município (Foto Jornal L'Attualità)
2 milhões de doses importadas da vacina contra a covid-19 Oxford/Astrazeneca, vindas da Índia, devem chegar em São Paulo às 18h desta sexta-feira, dia 22 de janeiro. Os ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fábio Faria (Comunicações) devem receber o lote da vacina em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos, junto com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os imunizantes estarão prontos para uso neste sábado (23) à tarde, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem.
São Marcos tem 503 idosos com mais de 80 anos, que poderão receber a vacina
Conforme antecipa a secretária municipal da Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo, com a chegada da segunda remessa de vacinas, deverá ser vacinado o restante dos profissionais de saúde, e o próximo grupo prioritário a ser imunizado serão os idosos acima de 80 anos. “Teve essa primeira etapa dos profissionais da linha de frente da covid-19, depois tem a etapa dos outros profissionais da saúde, pois vão ser todos os profissionais da saúde primeiro, e depois começa uma 3ª etapa, que pelo o que nos falaram vão ser idosos a partir de 80 anos. Só que ainda não temos uma previsão”, salienta Maristela Lunedo. Conforme revela, a logística para a vacinação de idosos em São Marcos já está definida pela Secretaria Municipal da Saúde. “Vamos ocupar o Centro Alexandre Zaniol para vacinar os idosos, sem formar aglomerações. Nós já estamos deixando o local preparado, pensando na questão das pessoas levarem os seus idosos de carro para receber a vacina”, explica a secretária municipal da Saúde. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, São Marcos tem 503 idosos com mais de 80 anos, que poderão receber a vacina.
106 profissionais da saúde foram vacinados em São Marcos até esta sexta-feira (22)
Nesta semana, em todo o Brasil, iniciou a aplicação de outra vacina também aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. O Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde 341,8 mil doses da primeira remessa, que não serão suficientes para imunizar a totalidade dos grupos prioritários, já que a Secretaria Estadual da Saúde estima em mais de 4,4 milhões o total da população mais vulnerável à covid-19. O Ministério da Saúde definiu uma série de critérios para priorizar e dividir os grupos mais vulneráveis ao contágio pelo coronavírus, mas os Estados e municípios têm autonomia para fazer a distribuição das vacinas e definir suas prioridades, com base nas recomendações da pasta. Em linhas gerais, por causa da escassez de vacinas, os governos estão vacinando atualmente apenas idosos que vivem em asilos, indígenas que vivem em aldeias e profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o coronavírus.
Em São Marcos, 230 doses da vacina foram recebidas na última terça-feira, dia 19 de janeiro. Até esta sexta-feira (22), 106 profissionais da área da saúde do município já foram vacinados. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Maristela Lunedo, a quantidade de doses recebida corresponde, em média, a 30% dos profissionais da saúde, considerando rede pública e privada. “Todas as pessoas da linha de frente da covid-19 conseguiram ser vacinadas. Como essa vacina tem duas doses, a 2ª já está reservada. Ainda não está no município, mas já está reservada”, reforça Maristela. A aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac para os profissionais da saúde da linha de frente da covid-19 está prevista para 10 de fevereiro.