• Lattualita

    CORONAVíRUS

    Secretaria da Saúde investiga origem da contaminação de terceiro caso de coronavírus em São Marcos

    Terceiro são-marquense teria sido infectado com o coronavírus (covid-19) no município, diferente de caminhoneiros (primeiro e segundo casos) que chegaram a São Marcos já contaminados

    5 anos atrás

A Secretaria Municipal de Saúde está investigando a origem da contaminação do terceiro caso de coronavírus em São Marcos. O paciente, um homem de 58 anos, diagnosticado com covid-19 neste dia 11 de maio, em Foz do Iguaçu (Paraná), trata-se de um funcionário de uma empresa são-marquense (nome preservado) e não de um caminhoneiro, como nos dois primeiros casos registrados em São Marcos, em que motoristas chegaram ao município já contaminados com o vírus. Conforme informa a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves, responsável pela coleta de dados epidemiológicos e análises de dados do COE (Centro de Operações de Emergência), a Secretaria da Saúde possui várias linhas de investigação. “Os nossos primeiros 2 casos foram importados, não há dúvidas de que esses caminhoneiros foram viajar e ficaram doentes fora do município. Já o terceiro caso foi diagnosticado fora de São Marcos, porém fazendo uma retrospectiva intuitiva, pensando em janela imunológica, em tempo de exposição de contato com o vírus e primeiros sintomas, temos várias variantes com esse paciente. No histórico dele tem viagem a Caxias do Sul, e nós sabemos que Caxias tem muitos casos”, detalha Daiane Alves.

Conforme ressalta, após a investigação, a Secretaria Municipal de Saúde poderá definir a origem do terceiro caso de coronavírus em São Marcos. “Vamos poder ‘bater o martelo epidemiologicamente’ e definir se foi transmissão local (pessoas que se contaminam devido ao contato com outro paciente infectado), transmissão comunitária (quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população) ou caso importado (quando o paciente vem de outro País, Estado ou município)”, pontua Daiane Alves.

Empresário local: ‘Acredito que ele contraiu o vírus aqui em São Marcos’

O L’Attualità também entrou em contato com o diretor financeiro da empresa que emprega o terceiro paciente com coronavírus de São Marcos. O empresário acredita que o funcionário contraiu o covid-19 no município, o que indica a circulação do vírus em São Marcos (transmissão comunitária). “Ele é um técnico de montagem, estava montando uma instalação de uma loja em Foz do Iguaçu (Paraná), e acredito que ele contraiu o vírus aqui em São Marcos. Ele saiu daqui na quinta-feira (7 de maio) e, no domingo (10 de maio), em Foz do Iguaçu, teve febre, foi para o hospital, fizeram o teste e confirmaram que era o coronavírus”, detalha o diretor.

Conforme salienta, o funcionário não esteve em contato com os outros dois são-marquenses infectados com covid-19. “Estamos tentando rastrear isso, mas pelo que eu conheço dele e conheço os outros dois casos, acredito que não há proximidade entre eles. Na família dele não há caminhoneiros”, informa o diretor de empresa local. De acordo com ele, o são-marquense está cumprindo isolamento domiciliar em Foz do Iguaçu e seus familiares também estão isolados em São Marcos. “A Secretaria da Saúde está monitorando tanto aqui como lá. Ele está lá em Foz, porque não pode sair de lá, mas está recebendo medicação e se sentindo bem. Posso dizer isso porque a gente tem falado com ele todo dia e ele está bem”, revela o diretor financeiro.

‘Já realizamos 15 testes e todos resultaram negativos’

Ele destaca que a Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos também está monitorando os outros funcionários da empresa que estiveram em contato com o paciente. “Também estão monitorando, porque ele conviveu na empresa antes de sair, mas até agora não houve nenhuma manifestação do vírus, nem aqui na empresa, nem na família dele”, assegura. De acordo com o diretor, a empresa está tomando todas as medidas recomendadas de prevenção contra o coronavírus. “Estamos medindo a temperatura das pessoas pela manhã e à tarde, fornecendo máscaras, álcool em gel e, a qualquer sinal ou sintoma, estamos imediatamente afastando o funcionário e o submetendo a teste de coronavírus. Inclusive, já realizamos 15 testes e todos resultaram negativos”, revela o empresário.

‘Nós estávamos sendo ingênuos achando que seríamos imunes ao vírus aqui em São Marcos’

Sobre a possível transmissão comunitária do coronavírus em São Marcos, o empresário aponta para a falta de conscientização da comunidade. “Vamos ser realistas, nós estávamos sendo ingênuos achando que seríamos imunes ao vírus aqui em São Marcos.  Vi muita gente falar há uns 10 dias ‘o corona acabou’, mas não, só está começando aqui, infelizmente, acredito que outras empresas do município também passarão pela mesma situação. Já temos 3 casos e 1 está fora daqui, mas é provável que tenha contraído aqui. E pelo o que eu já entendi, existem 3 tipos de pessoas: as que são imunes; as assintomáticas, que têm o vírus e nem percebem, mas contaminam os outros; e as que são sintomáticas. Nem todos os casos são graves. Na prática, o que acontece é que muitos talvez tenham e percebam apenas como um sintoma gripal muito leve e por isso nem procuram atendimento”, comenta o empresário local.