• Lattualita

    ESPORTES

    MOTOCROSS

    Pilotos são-marquenses participam de provas em Cambará e Veranópolis

    Nos dias 23 e 24 de fevereiro, prova em Cambará do Sul somou pontos para campeonatos de Enduro Gaúcho e Sul Brasileiro. Em Veranópolis aconteceu a abertura do Desafio Altos da Serra de Veloterra

    6 anos atrás

    Quatro são-marquenses participaram do Enduro na categoria Over 40 (Foto: divulgação)

Neste final de semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, aconteceu o campeonato Enduro dos Pampas, em Cambará do Sul. A prova foi válida pelos campeonatos Gaúcho, Sul Brasileiro e Copa Brasil de Enduro de Regularidade. O Enduro dos Pampas é realizado desde 2004 e se consolida como uma das provas mais tradicionais do Brasil, já que conta com a participação de pilotos de todo o país. Nesta última etapa, foram mais de 200 inscritos. Entre eles, quatro são-marquenses marcaram presença. Tadiano Menegon (campeão desta mesma prova em 2018 na categoria Novatos), Fabrício Michelin, Eleandro Rizzon e Estevão Pedrotti participaram na categoria Over 40, para pilotos com mais de 40 anos de idade. “Nessa categoria competem os ‘Dinossauros do Enduro de Regularidade’, vários pilotos que foram campeões em diversas categorias e, com o passar dos anos, migraram para a categoria dos ‘experientes’”, explica o piloto Tadiano Menegon.

A prova de Enduro deste final de semana teve quatro etapas e finalizou com Tadiano na 11ª posição, ficando entre os três melhores gaúchos da competição; Fabrício ficou na 14ª; Eleandro na 17ª; e Estevão na 19ª. Tadiano salienta que a participação de pilotos de São Marcos cresceu em 2019. “O número de pilotos da cidade cresceu, com pilotos voltando à ativa após alguns anos sem participar de provas pelo Estado. Esperamos cada vez que novos nomes tenham participação nessas provas, levando o nome de São Marcos a todos os cantos do Rio Grande do Sul, e também em provas a nível nacional”, destaca.

Além da corrida propriamente dita, a região de Cambará, conhecida pelos cânions, proporcionou belas paisagens aos competidores. “O lugar, como não podia deixar de ser, proporcionou  um trajeto com visuais de encher os olhos a todos os pilotos. A prova estava espetacular, muito boa para curtir, com paisagens que compensavam na totalidade a participação no evento”, pontuou o piloto são-marquense, Tadiano Menegon.

Veloterra 2019 já começou

Veloterra iniciou neste final de semana e terá etapa em São Marcos durante o ano (Foto: divulgação)
Veloterra iniciou neste final de semana e terá etapa em São Marcos durante o ano (Foto: divulgação)

Também neste final de semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, aconteceu a abertura do Desafio Altos da Serra de Veloterra 2019. A prova foi realizada em Veranópolis e contou com participação dos são-marquenses Claudemir Sandi e Jair Cardoso Rasador. Claudemir finalizou a etapa em 2º lugar na categoria VX3 e Jair ficou em 8º na categoria 230 Estreantes. Com pista do Trail Clube Parceiros da Lama renovada, São Marcos deve receber pela primeira vez uma prova de veloterra. A data ainda não foi definida, mas irá integrar uma das etapas do Altos da Serra de Veloterra.

A edição de 2018 finalizou neste ano ainda, no dia 27 de janeiro, em Nova Prata. As etapas foram atrasadas no ano passado devido ao clima chuvoso, por isso a última etapa precisou ser realizada em 2019. Os são-marquenses que participaram do campeonato foram Claudemir Sandi e Júnior Ballardin. “O Júnior participou das últimas etapas, pois quebrou a moto. Mas finalizou em 5º lugar na categoria Nacional 4 tempos e em 6º na Nacional Intermediária. Eu também não participei em duas etapas, apesar disso consegui 3º lugar no campeonato, na categoria VX3 Importada”, conta Claudemir Sandi.

No próximo dia 17 de março, seis são-marquenses devem participar da abertura do Campeonato Serrano de Motocross, que acontecerá em Carlos Barbosa. Claudemir revela as expectativas para este ano de competições. “Acreditamos que vai ter mais participação ainda. Para o Enduro são em quatro, no Veloterra somos em três e no Serrano são os mesmos seis do ano passado. Acho que vai ser um ano bem bom. E vai ter essas três modalidades em São Marcos, no decorrer do ano”, anuncia Claudemir.