• Lattualita

    GERAL

    São-marquenses Ary e Celita Bresolin permanecem internados na UTI do Hospital Unimed após acidente: ‘a situação dos dois é grave’

    Ambos de 67 anos, Ary e Celita se acidentaram no último domingo (24), na Rota do Sol, na localidade de Lajeado Grande (RS). Os dois passaram por cirurgias no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul. Com estado de saúde mais delicado, Ary precisa de doadores de sangue

    3 anos atrás

O casal de são-marquenses Ary e Celita Bresolin, ambos de 67 anos, feridos em acidente de trânsito ocorrido no final da tarde do último domingo (24) – na Rota do Sol, na localidade de Lajeado Grande (RS) – permanece internado na UTI desde a madrugada desta segunda-feira (25). De acordo com informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar, o acidente ocorreu no km 195, quando a condutora do veículo Fiat/Mobi sofreu um mal estar, perdeu o controle do carro, saiu da rodovia e colidiu em uma árvore. Celita e Ary, que estava no banco do carona, foram socorridos e encaminhados pelo Samu e Corpo de Bombeiros até o Hospital da Unimed de Caxias do Sul.

Casal viajou ao município de Rondinha (RS): ‘quando estavam voltando, a Celita, que estava dirigindo, começou a sentir umas tonturas’

Conforme informou à reportagem do L’Attualità o genro do casal, Marcos José Quadri, no final da tarde desta terça-feira (26), Ary e Celita Bresolin voltavam de uma viagem ao município de Rondinha (RS) quando se acidentaram. “Eles foram visitar um irmão da Celita, em Rondinha, no litoral, e, por volta das 17h15, quando estavam voltando, a Celita, que estava dirigindo, começou a sentir umas tonturas. O carro foi para o acostamento, desceu o barranco e colidiu de frente com uma árvore. A ambulância chegou lá em torno de 18h15”, detalha Marcos.

Conforme conta, a família do casal foi informada do acidente pelo são-marquense Gustavo Sogari. “Quando aconteceu o acidente, logo atrás estava vindo o Gustavo Sogari, que é de São Marcos, e foi ele quem ajudou nos primeiros socorros e nos ligou avisando. Os pais da Muriel Susin também ajudaram a socorrer, durante o processo de retirar o Ary e a Celita das ferragens do carro. Nos pediram se o Ary e a Celita tinham algum plano de saúde e, como eles têm plano da Unimed, foram trazidos direto para o Hospital da Unimed. Nós saímos de São Marcos às 19h e chegamos praticamente junto com eles no Hospital, às 19h40”, detalha o genro.

‘No domingo (24) à noite, o Ary passou por uma cirurgia de 4 horas e a Celita por uma cirurgia de 2 horas’

Conforme revela Marcos, o seu sogro Ary Bresolin sofreu fraturas múltiplas no corpo, na região da bacia para baixo, tendo fraturas expostas no fêmur. Já Celita teve o fêmur fraturado na região da perna direita e fratura exposta no osso da tíbia, na região da canela. “No domingo (24) à noite, o Ary passou por uma cirurgia de 4 horas e a Celita por uma cirurgia de 2 horas. Em torno das 4h da manhã de segunda-feira (25), eles foram encaminhados para a UTI 3 do Hospital, onde permanecem entubados e sedados. Hoje (26), pela manhã, o pessoal começou a tirar a sedação da Celita, então provavelmente hoje à noite ou amanhã ela já vai conseguir abrir os olhos e estar um pouco mais consciente. Já o Ary continua com a sedação, porque ele se machucou mais no acidente”, explica Marcos Quadri.

‘O estado deles é controlado, mas é grave’

Conforme destaca, Ary e Celita Bresolin ainda não estão fora de perigo. “A situação dos dois é grave, porque estão na UTI e podem pegar alguma infecção. O estado deles é controlado, mas é grave, porque tem um monte de riscos”, pondera o genro. Conforme ressalta, contudo, o estado de saúde de Ary é mais delicado e ele está recebendo bolsas de sangue. Doadores de sangue podem se encaminhar ao banco de sangue Hemovita em Caxias do Sul (localizado no  Edifício Century, na Rua Sinimbu, número 520, no 6º andar, no Bairro Lourdes) e informar o nome de Ary Bresolin, internado na UTI 3 do Hospital Unimed.

Ex-vereador e ex-conselheira tutelar de São Marcos, Ary e Celita Bresolin nasceram no mesmo dia

Ex-vereador de São Marcos, Ary Bresolin é vendedor aposentado, e Celita, ex-conselheira tutelar do município e artesã aposentada, ainda trabalha na Casa do Artesão em São Marcos. Ambos foram patrões do CTG Tio Carlo pelo período de 14 anos. São pais de dois filhos, Carina, de 42 anos, e Arielson, de 36 anos. O genro Marcos José Quadri revela um detalhe peculiar do casal são-marquense: ambos nasceram no mesmo dia, em 7 de outubro de 1954, no Hospital São João Bosco. “A mãe da Celita era de Cazuza Ferreira, no interior de Criúva, e a mãe do Ary da Linha Santana, em São Marcos. Eles nasceram no mesmo hospital e dividiram o mesmo quarto. O Ary nasceu pela manhã e a Celita à tarde. Só depois de adultos, quando se conheceram e começaram a namorar, eles souberam dessa coincidência”, relata Marcos José Quadri.