• Lattualita

    ESPORTES

    São-marquense representa o município no Campeonato Estadual de Triathlon

    Lucas Balardin Sandri, de 27 anos, conquistou segundo lugar na categoria 25/29 anos masculino, em prova que contou com 1.5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Competição foi realizada neste domingo (17), no município de Osório (RS)

    3 anos atrás

    Lucas Sandri participou de primeira prova de Triathlon após 9 meses de treinamento

O são-marquense Lucas Balardin Sandri, de 27 anos, participou do Campeonato Estadual de Triathlon, realizado neste domingo, dia 17 de outubro, no município de Osório (RS). A competição que envolve natação, ciclismo e corrida contou com a participação de mais de 220 atletas do Estado, entre homens e mulheres. Representando São Marcos, Lucas conquistou o segundo lugar na categoria 25/29 anos masculino, disputando a distância olímpica – que compreende 1.5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida – e concluindo a prova em 2 horas, 18 minutos e 17 segundos.

Lucas durante a transição de natação para bike na prova de distância olímpica

Lucas treina há 9 meses: ‘eu estava buscando um desafio novo’

Lucas durante a corrida, uma das três modalidades que compõem o triathlon

Conforme conta ao L’Attualità, ele começou a treinar para o triathlon há 9 meses. “Eu gosto muito de esporte no geral e eu estava buscando um desafio novo. O triathlon me chamou a atenção por envolver 3 modalidades num esporte só, que são a natação, o ciclismo e a corrida, e a questão da distância, que são várias distâncias que você pode percorrer. Aí eu descobri sobre uma prova de longa distância dentro do triathlon, que é a Iron Man (3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida), realizada no mundo todo e, no Brasil, em Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. É uma das maiores distâncias e isso que me motivou a começar a treinar. Eu achei o desafio incrível, você poder completar essa distância, fazer isso independente da tua posição dentro da prova”, assinala Lucas Sandri.

Lucas Sandri na chegada da prova, em Osório (RS)

‘É um esporte em que você encontra pessoas de todos os físicos, portes e idades’

Lucas conquistou o segundo lugar na categoria 25/29 anos masculino

O triatleta fala da emoção de participar da primeira prova do esporte que envolve três modalidades olímpicas, após meses de treinamento. “Foi muito legal ter participado da prova, é um esporte em que você encontra pessoas de todos os físicos, todos os portes, de todas as idades, desde muito novo, até com uma idade mais avançada. E todo mundo se apoia, é uma ‘vibe’ muito legal, é muito bacana o espírito desse esporte. Eu terminei em segundo lugar na minha categoria, de 25 a 29 anos, e fiquei muito feliz, por ser a primeira prova que eu estou participando. E é uma prova do Campeonato Gaúcho, do Estado inteiro, então é uma prova considerável”, observa Lucas.

Lucas representou São Marcos no Campeonato Estadual de Triathlon

Conforme detalha, durante a preparação para a prova ele contou com os treinamentos do triatleta caxiense Daniel Vist, aulas de natação com o são-marquense Carlos Eduardo Berbigier de Rosso (coordenador de Esportes da AMSM) e orientação da nutricionista caxiense Solange Bressan. “Além deles que me ajudaram, meu pai, minha mãe e minha namorada estiveram comigo na prova também, me apoiando”, pontua Lucas Sandri.

Conheça mais sobre o triathlon

O triathlon surgiu em San Diego, nos Estados Unidos, em 1974, em um clube de atletismo que, ao dar férias aos seus atletas, passava planilha de treinamentos para que os atletas “descansassem” um pouco de treinos e competições. Ao voltar das férias, os treinadores faziam testes com seus atletas para saberem se realmente eles tinham cumprido a planilha. Esses atletas deveriam nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 km e correr 5 km. Os atletas gostaram tanto da “brincadeira” que pediram para os treinadores “repetirem a dose” nas férias seguintes.

Em fevereiro de 1978 foi realizado o 1º Iron Man do Havaí, com participação de 15 atletas, vencido por um motorista de táxi chamado John Haley. O evento deu tão certo que, desde então, anualmente (sempre em outubro), mais de 3.000 atletas tentam superar esse desafio no Havaí. O triathlon estreou no programa olímpico em Sidney 2000, já no formato atual de 1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.