• Lattualita

    GERAL

    São-marquense Lucimar Schonfeldt aguarda transplante de medula óssea

    Irmão da servidora pública será o doador, após exame de medula apontar 100% de compatibilidade. Lucimar foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda (LLA) em janeiro e segue internada no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, onde passa por quimioterapias

    4 anos atrás

    Lucimar Schonfeldt já realizou quatro sessões de quimioterapia e aguarda transplante

A servidora pública da prefeitura de São Marcos, Lucimar Silva Schonfeldt, 54 anos, diagnosticada com leucemia linfoide aguda (LLA) no mês de janeiro, aguarda para receber transplante de medula óssea. O doador será o seu irmão Sidiomar Silva da Silva, 53 anos, morador de Sapucaia do Sul, que realizou exame de medula e testou 100% compatível. Conforme conta Lucimar, apenas seus dois irmãos realizaram exames de compatibilidade. “A princípio eles pegam os irmãos para fazer exames. Aí, se nenhum deles fosse compatível, eles testariam meus filhos. Mas como o meu irmão já foi 100% compatível, não precisou de mais testes. Tive muita sorte”, destaca Lucimar. Ela segue internada no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, desde o último dia 8 de abril, e já realizou a quarta sessão de quimioterapia. “A minha leucemia é aquela bem agressiva, então enquanto eu não fizer o transplante, vou ter que estar fazendo as quimioterapias”, explica.

Conforme salienta, o transplante ainda não foi realizado devido à pandemia do coronavírus. “Se não fosse pela questão do coronavírus, já teria feito. Eu já tenho os exames prontos para o médico que vai fazer o transplante e meu irmão também já fez os exames. Só falta um exame para eu fazer no Hospital Santa Casa, em Porto Alegre, onde vai ser feito o transplante. Tenho uma consulta no próximo dia 5 de maio, para eu e meu irmão mostrarmos os exames. A gente tem que passar por assistente social, enfermagem, já passei por psicólogo, tem todo um trâmite. Mas graças a Deus deu tudo certo para mim desde o começo e tudo se ajeitou para o caminho certo”, assinala Lucimar.

Lucimar espera que transplante seja realizado em maio: ‘se esse pico do coronavírus der uma aliviada’

Ela espera que no próximo mês de maio possa realizar o transplante de medula óssea. “A Dra. Mariângela Moschen (hematologista do Hospital Pompéia) me disse que teria certa urgência, por eu já ter feito a quarta sessão de quimioterapia. E o Dr. Marcelo Capra, que vai fazer o transplante, disse que o ideal seria já fazer o transplante depois dessas 4 quimios. Se Deus quiser, se esse pico do coronavírus der uma aliviada em maio, acho que os médicos vão pegar essas cirurgias e transplantes, que de certa forma são urgentes, e vão fazer”, ressalta Lucimar.

A são-marquense tem 3 filhos, Maikel, Michel e Mélony, que está acompanhando a mãe durante a permanência no Hospital Pompéia. “Está tudo sob controle. Eu sou uma pessoa de muita fé e a força dos amigos nessa hora dá um ‘up’ na gente. Foi um choque, nunca que eu esperava passar por isso, a gente fica sem chão, mas, graças a Deus, com o apoio da família e dos amigos, é muito bom sentir esse carinho do pessoal, as orações que estão fazendo. Isso tudo faz muito bem pra gente”, finaliza Lucimar Schonfeldt.