• Lattualita

    CAMPEONATO GAúCHO DE ENDURO

    ESPORTES

    São-marquense Fabrício Michelin conquista 1º lugar no segundo dia do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021

    Segundo dia da competição foi em 12 de junho, em Três Coroas (RS). Representantes do Trail Clube Parceiros da Lama, de São Marcos, destacaram-se novamente em suas colocações

    3 anos atrás

Mais uma prova do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021 foi realizada no último sábado, dia 12 de junho, em Três Coroas (RS). A competição foi válida como 3ª e 4ª etapas do Campeonato Gaúcho e 5ª etapa da Copa RS de Enduro. A prova contou com 105 pilotos, que percorreram trajeto de 110 km, em trilhas da região das hortências, com subidas e descidas lisas, pedras e barro, apresentando trilhas de nível médio a alto. Foram 5 horas de competição. Os representantes do Trail Clube Parceiros da Lama, de São Marcos, novamente obtiveram as primeiras colocações em suas categorias do campeonato.

Primeiro colocado geral na categoria Over 45 na prova de abertura do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021 – realizada em 15 de maio, na cidade de São Valentim do Sul – Fabrício Michelin conquistou o 1º lugar da mesma categoria no segundo dia da competição. Conforme explica Fabrício, nas provas válidas pelo Campeonato Gaúcho, os pilotos são classificados com pontuações diferentes nos turnos da manhã e da tarde. “Eles olham os postos de controle da parte da manhã e dão uma classificação, e o mesmo com os postos de controle da tarde. Esses pontos são somados e aí cada etapa pode ter um vencedor diferente. No caso, no dia 15 de maio (abertura do Campeonato), eu venci na classificação geral e nos dois turnos, manhã e tarde. E nessa prova do dia 12 de junho, eu também venci na geral e nas duas etapas do dia. Mas, entre os meus adversários, tem piloto que no turno da manhã ficou em 2º e à tarde ficou em 6º. Outro ficou em 12º de manhã e em 2º na parte da tarde, porque, de repente, na etapa da manhã errou o trajeto em algum ponto específico. Isso é feito para o campeonato ficar mais disputado”, assinala Fabrício Michelin.

Cliciano e Eleandro Rizzon (4º lugar na categoria Duplas Graduados)

‘Classificação nos dois turnos tornou o campeonato mais interessante’

O piloto revela que a classificação para cada turno foi uma ideia implantada por ele, enquanto ocupou o cargo de diretor de Enduro de Regularidade na Federação Gaúcha de Motociclismo. “Muitas vezes o piloto larga e nos primeiros 5 ou 6 km, já fura um pneu. Então, o piloto fazia uma viagem de 6 horas, daqui a Erechim, por exemplo, para participar da prova, e nos primeiros 10 minutos já furava um pneu. Antigamente ele tinha que carregar a moto e vir embora, cabisbaixo. Agora tem condições de arrumar o pneu e participar da prova na etapa da tarde. Há pelo menos 15 anos está sendo feito dessa forma. Eu fiquei 5 anos como diretor da Federação Gaúcha do Estado, na modalidade Enduro, e, na ocasião, tive essa ideia, porque era muito injusto o piloto ir para um lugar tão longe e, se acontecesse algum problema, já desanimava a prova inteira. Isso deu um ‘up’ nos pilotos e tornou o campeonato mais interessante”, observa Fabrício Michelin.

Pilotos são-marquenses em neutro de abastecimento no Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade

Outros pilotos são-marquenses que participaram do segundo dia do Campeonato Gaúcho de Enduro, obtendo primeiras colocações, foram: Tadiano Menegon (4º lugar na categoria Over 40), Cliciano e Eleandro Rizzon (4º lugar na categoria Duplas Graduados), Alexandre Pedrotti e Everton Sandi (4º lugar na categoria Duplas Estreantes).

Tadiano Menegon (4º lugar na categoria Over 40)

Próxima prova do Campeonato Gaúcho de Enduro acontece em 24 de julho

As próximas etapas do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade acontecem em Casca (24 de julho), Cambará (21 de agosto), São Marcos (25 de setembro), Sapiranga (16 de outubro) e Canela/Osório/São Chico (Pampas Retrô) em 13 e 14 de novembro. Paralelamente ocorre a Copa RS de Enduro, que iniciou em janeiro, no município de Osório. As próximas etapas serão realizadas em Cambará (21 de agosto), Sapiranga (16 de outubro), Gravataí (6 de novembro) e Morro Reuter (11 e 12 de dezembro).

Alexandre Pedrotti e Everton Sandi (4º lugar na categoria Duplas Estreantes)