• Lattualita

    GERAL

    São Marcos tem novo Rotary: clube Inspiração foi fundado no último dia 2 de julho

    Segundo clube do município foi fundado, oficialmente, em julho e iniciou as atividades com 21 integrantes. Morgana Camassola é a presidente do Rotary Club São Marcos Inspiração: ‘agora são mais pessoas trabalhando no voluntariado’

    5 anos atrás

    Rotarianos são-marquenses e governador do distrito, Nelço Tesser, entregam placa à presidente do Rotary Inspiração (Fotos: Zaíra Ballardin)

O Rotary Club está presente em 217 países, sendo mais de 1 milhão de rotarianos espalhados pelo mundo. A organização atua na sociedade com a premissa de prestar serviços humanitários de forma voluntária desenvolvendo habilidades de liderança. Em 2019, São Marcos passou a contar com mais um clube – o primeiro Rotary foi fundado no município em 1982. O objetivo é ampliar a atuação da entidade em prol da comunidade local. “Agora são mais pessoas trabalhando no voluntariado em São Marcos e com os mesmos objetivos. Cada entidade vai ter a sua dinâmica de trabalho e a sua diretoria, mas os fins são os mesmos”, explica a rotariana Vera Stédile, que durante a sua gestão como presidente em 2018, deu início às tratativas para formação do novo grupo.

Cerimônia no dia 2 de julho teve troca de diretorias e inauguração oficial do novo Rotary (Fotos: Zaíra Ballardin)
Cerimônia no dia 2 de julho teve troca de diretorias e inauguração oficial do novo Rotary (Fotos: Zaíra Ballardin)

Vera é integrante do Rotary São Marcos há cerca de sete anos, e explica que tudo partiu da necessidade de ampliar a gama de associados ao clube, a partir de uma meta do governador distrital do Rotary, Nelço Tesser. “A ideia surgiu porque precisávamos aumentar o quadro associativo. Esse pessoal novo que entraria no Rotary, de 28 a 35 anos, gostaria de um espaço com novas ideias, então surgiu a ideia de fazer um grupo novo”, explica Vera. Os planejamentos para a formação do novo Rotary começaram em dezembro do ano passado: na época, teve início um clube satélite (dependente de um clube maior) com 10 integrantes. Até o mês de abril deste ano, as entidades atuaram lado a lado. Com o passar dos meses novos são-marquenses foram convidados a integrar o quadro de associados e, então, foi instituído oficialmente o novo clube Rotary de São Marcos.

O que diferencia os clubes é o nome: o primeiro se chama Rotary Club São Marcos e o novo tem o nome de Rotary Club São Marcos – Inspiração. A inauguração oficial foi realizada no último dia 2 de julho, em evento destinado a associados do Rotary, entidades e autoridades do município. Quem preside a nova entidade é a advogada Morgana Camassola. “Todo ano rotário inicia em julho. Então, oficialmente, ganhamos os diplomas de sócios-fundadores, teve a nossa foto oficial com o outro clube e a troca de diretoria tradicional do Rotary”, explica Morgana. Além de Morgana, compõem a diretoria a vice-presidente e secretária Natália Stédile; a coordenadora de Administração, Andressa Michelon Carlesso; o protocolo Marcio Luiz Rech; o tesoureiro Lucas Cechinatto; a coordenadora de Imagem Pública, Ana Cristina Castilhos; o coordenador de Desenvolvimento do Quadro Associativo, Leonardo Zanette; o coordenador da Fundação Rotária, Bruno Soldatelli Zardo; e a coordenadora de Projetos Humanitários, Rochele Marzarotto.

‘Um dos nossos maiores objetivos é fazer o Rotary ficar conhecido’

A presidente do Rotary Club Inspiração, Morgana Camassola, explica que a intenção inicial era formar um clube satélite. Porém, agora, com a formação de um clube independente, serão planejadas novas ações e atividades em prol da comunidade são-marquense. “Optamos por ser um clube independente. Ele não tem mais relação com o outro, mas mantemos uma relação de parceria”, explica a presidente Morgana.

Com cerca de 6 meses de atividades no município e 21 integrantes, o novo Rotary segue as mesmas premissas do Rotary São Marcos e, consequentemente, do Rotary Internacional. A entidade não tem fins lucrativos e busca promover ações em prol da saúde, da educação e do bom convívio na comunidade. “Ainda estamos em fase de adaptação, precisamos ter dinheiro em caixa, e isso ainda vai um tempo. Mas já começamos a fazer algumas ações. Somos parceiros do Consulado do Inter para a ação de doação de sangue; em agosto estamos planejando o Dia do Lixo, em que vamos recolher lixo pela BR-116 até a Linha Edith; vamos auxiliar no Costelão em outubro; e no final do ano pretendemos fazer um evento para arrecadar fundos para futuras ações”, detalha Morgana Camassola.

A presidente ressalta que uma das principais metas é tornar o Rotary mais conhecido pela comunidade são-marquense, mostrando o que é realizado pela entidade. “Um dos nossos maiores objetivos é fazer o Rotary ficar conhecido, porque muitas pessoas não conhecem e não sabem muito bem o que fazemos. Estamos tentando ficar bem ativos na internet”, comenta. A presidente mostra empolgação com as próximas ações do Rotary Club São Marcos – Inspiração. “Estou bem feliz, porque o grupo que nós formamos está bem bacana, o pessoal está bem entrosado, e isso é muito válido. Estamos cheios de vontade”, finaliza Morgana Camassola.