-
CORONAVíRUS
SAúDE
São Marcos tem dois novos óbitos em investigação para covid-19: ‘o vírus está mais forte do que antes’
Neste domingo, 22 de novembro, São Marcos registrou mais dois óbitos de pacientes que estavam internados com covid-19. A causa definitiva das mortes ainda está em investigação
4 anos atrás
O COE de São Marcos aguarda a Certidão de Óbito de duas são-marquenses que estavam internadas em Caxias do Sul e que haviam sido positivadas para covid-19. Uma das pacientes, uma mulher de 79 anos, estava internada na UTI do Hospital da Unimed, em Caxias do Sul. Ela havia sido transferida do Hospital São João Bosco para a UTI no dia 12 de novembro. E a segunda paciente, uma mulher de 69 anos, estava na UTI do Hospital Pompeia, também em Caxias do Sul. Ela foi transferida do HSJB no dia 1º de novembro.
Os dois óbitos foram informados, neste domingo (22), ao COE de São Marcos, que agora aguarda que os dois hospitais enviem as certidões oficiais para confirmar a causa da morte. “Essas duas pacientes eram casos positivos que estavam na UTI em decorrência de agravos. Não podemos contabilizar como dois óbitos de covid-19 sem antes termos em mãos o documento oficial do hospital colocando a causa das mortes”, ressalta a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde de São Marcos, Daiane Alves, responsável pela coleta de dados epidemiológicos e análises de dados do COE.
De acordo com boletim do COE deste domingo, São Marcos tem 582 casos positivos, sendo que 40 estão ativos. Destes, 91 foram identificados via teste PCR, 309 por testes rápidos e 182 com testes particulares. Quatro pessoas estão hospitalizadas, sendo duas em UTI. “Os dois pacientes que permanecem na UTI estão estáveis até o momento. Falamos com as famílias e, às vezes, ligamos direto no hospital. Acompanhamos todos os casos”, assinala Daiane Alves.
‘Sentimos que parece que as pessoas pensam que as coisas voltaram ao normal, mas não voltaram. O vírus continua aí’
Oficialmente, até a manhã desta segunda-feira (23), o município tem cinco óbitos confirmados de covid-19. No período de uma semana, São Marcos teve um aumento de 43 casos. A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde de São Marcos destaca que a equipe do COE de São Marcos está preocupada com o crescimento do número de casos e o relaxamento das normas de prevenção contra a covid-19 no município. “O que estamos colhendo agora são resultado dos últimos feriadões. Enquanto equipe, estamos bastante preocupados com a questão desse relaxamento nas normas. Sentimos que parece que as pessoas pensam que as coisas voltaram ao normal, mas não voltaram. O vírus continua aí e, pelo o que estamos vendo pelos números, mais forte do que antes. Estamos alcançando números (de contágio) dos meses de agosto e setembro, sendo que em agosto tivemos um grande pico do vírus. E agora estamos quase chegando nesse mesmo patamar”, alerta Daiane Alves.
COE lançará campanha de conscientização dos jovens
Daiane antecipa que o COE lançará nesta semana uma campanha de conscientização para os jovens, que seriam os responsáveis por transmitir o vírus para os idosos, grupo de risco da doença. “Pretendemos lançar essa semana uma campanha de sensibilização aos jovens. A maioria dos idosos estão recolhidos, então estávamos nos questionando: de que forma o vírus está chegando na casa dos idosos? É porque os parentes estão levando. Estamos vendo que os jovens não estão se cuidando”, aponta Daiane Alves.