• Lattualita

    GERAL

    São Marcos registrou 2 homicídios e 5 tentativas em 2021: ‘todos os casos conseguimos solucionar’

    Município registrou redução de homicídios em comparação com o ano de 2020. Delegado da Polícia Civil de São Marcos, Rafael Keller, detalha casos

    3 anos atrás

São Marcos encerrou o ano de 2021 com redução no número de homicídios em relação ao ano anterior. Conforme informações da Polícia Civil de São Marcos, foram registradas 5 tentativas de homicídio e 2 homicídios consumados no último ano, sendo que 3 destes casos tiveram relação com o tráfico de drogas. Já em 2020, foram 3 tentativas e 7 homicídios. Em 2019, foram registrados 6 tentativas e apenas um homicídio consumado. 2018 foi o ano que enquadrou São Marcos como um dos municípios mais violentos do Estado em proporção populacional. Ao longo daquele ano foram registrados 14 homicídios e 6 tentativas. Em 2022, o primeiro homicídio foi registrado em São Marcos no último dia 12 de janeiro.

1º caso – Bebê de 4 meses intoxicado com creolina: ‘no relatório da Polícia Civil, sugerimos que fosse retirada a guarda dos pais e acompanhamento pelo Conselho Tutelar’

Conforme salienta o delegado da Polícia Civil de São Marcos, Rafael Felipe Keller, todos os casos de homicídios e tentativas de homicídio registrados no município em 2021 foram solucionados. “Tivemos alguns casos específicos e atípicos, mas conseguimos solucionar todos e a maioria deles teve a prisão dos autores dos crimes”, revela Keller. Conforme detalha, o primeiro caso de tentativa de homicídio registrado em 2021 foi de um bebê de 4 meses intoxicado com creolina, em 19 de janeiro. “O bebê passou mal e foi atendido no Hospital São João Bosco. Acabamos indiciando os responsáveis pela tentativa de homicídio. O pai é de São Marcos e a mãe do bebê, uma menor de idade, é de Porto Alegre. No relatório da Polícia Civil, sugerimos que fosse retirada a guarda dos pais e acompanhamento pelo Conselho Tutelar, mas aí ficou a cargo do Ministério Público na ação penal”, relata Rafael Keller.

2º caso – Homicídio de jovem de 22 anos: ‘caso teve bastante repercussão, porque foram 4 indivíduos que teriam cometido o crime’

De acordo com o delegado da Polícia Civil de São Marcos, Rafael Felipe Keller, o segundo caso registrado em 2021 foi o homicídio consumado do jovem Paulo Henrique da Rosa, de 22 anos, natural de Joinville (SC) e morador de São Marcos. “Ele foi alvo de facadas, no dia 20 de fevereiro. Esse é um caso que teve bastante repercussão, porque foram 4 indivíduos que teriam cometido o crime e os 4 acabaram sendo presos, sendo que três deles ainda estão. A motivação foi envolvimento com tráfico e organização criminosa”, detalha Keller.

3º caso – Tentativa de homicídio no bairro Polo: ‘alvo não era o senhor que acabou sendo atingido, era para ser o filho dele’

O terceiro caso de tentativa registrado pela Polícia Civil de São Marcos em 2021 foi em 14 de abril, sendo a vítima um homem de 47 anos, atingido por disparos de arma de fogo, no bairro Polo. “Ele foi alvejado em frente à casa, quando chegava do trabalho, por um indivíduo que foi preso. Foi apurada a autoria e era relação com tráfico de drogas. Em tese, o alvo não era o senhor que acabou sendo atingido, era para ser o filho dele. O autor já está em liberdade, mas chegou a ser preso após a tentativa de homicídio”, comenta o delegado.

4º caso – Homicídio na Linha Edith: ‘tanto a vítima como o autor não eram de São Marcos, estavam apenas trabalhando’

O quarto caso registrado em São Marcos em 2021 foi de homicídio consumado e ocorreu em 17 de maio, na Linha Edith. Conforme o delegado, a motivação foi um desentendimento entre a vítima, um homem de 60 anos, e o autor do crime, durante jantar em uma propriedade rural onde ambos estavam trabalhando. “Eles teriam ingerido bebida alcoólica, iniciado uma briga e um dos indivíduos acabou pegando uma pedra e bateu na cabeça desse senhor, que veio a óbito. Tanto a vítima como o autor não eram de São Marcos, estavam apenas trabalhando”, conta o delegado da Polícia Civil de São Marcos. Conforme acrescenta, o autor do crime, de 28 anos, natural de Agudos do Sul (PR), ficou preso por cerca de 8 meses e foi colocado em liberdade recentemente. “Ele era réu primário, e aí agora o processo continua com ele em liberdade”, informa Keller.

5º caso – Tentativa de homicídio no centro de São Marcos: ‘autor do crime conta com extensa ficha de antecedentes’

O quinto caso registrado foi uma tentativa de homicídio, no centro de São Marcos, em 7 de agosto. “Esse caso foi atendido inicialmente pela Brigada Militar. Um indivíduo de 45 anos acabou perseguindo o outro por desavença pessoal e lhe desferiu um golpe de faca. A vítima, de 52 anos, estava saindo de um bar e voltando para a casa e viu o desafeto chegando em um veículo. O autor desceu com um facão na mão e começou a desferir golpes na vítima, causando ferimentos na cabeça que quase levaram a vítima a óbito”, relata Rafael Keller. De acordo com o delegado, o autor do crime responde o processo em liberdade, não tendo sido preso. “É um indivíduo que já tem antecedentes por lesão corporal, ameaça, desacato, antecedente mais antigo por homicídio também. Conta com uma extensa ficha. Ele é de Erval Seco (RS) e reside em São Marcos”, detalha Keller.

6º caso – Tentativa de homicídio no bairro Colina Sorriso: ‘autor tem diversos antecedentes, inclusive por tráfico, e não é a primeira vez que a gente prende ele e depois ele é solto’

Conforme o delegado da DP de São Marcos, o sexto caso também se trata de tentativa de homicídio, registrada no bairro Colina Sorriso, em 15 de setembro. “Esse caso tem relação com tráfico de drogas. Um indivíduo foi alvejado por disparo de arma de fogo e acabou só lesionado na perna. O autor, de 32 anos, está preso. Ele tem diversos antecedentes, inclusive por tráfico, e não é a primeira vez que a gente prende ele e depois ele é solto, mas dessa vez ele permaneceu preso em razão dessa tentativa de homicídio. A vítima, de 25 anos, também tem antecedentes policiais, por diversos furtos na cidade”, detalha Rafael Keller.

7º caso – Homem que agrediu senhora em supermercado foi preso por outra agressão: ‘deve ser encaminhado em breve a um manicômio judicial de Porto Alegre’

Conforme acrescenta, o sétimo caso atendido pela Polícia Civil de São Marcos foi uma tentativa de homicídio, praticada pelo mesmo homem que agrediu uma mulher de 60 anos (que não restou com lesões) em um supermercado de São Marcos, em 27 de novembro de 2021. Dois dias depois do ocorrido, em 29 de novembro, ele agrediu também um jovem, que sofreu ferimentos superficiais. “Após a situação do mercado, ele acabou agredindo novamente uma pessoa na rua, com golpes de pedaço de madeira, na cabeça. Por esse caso de homicídio tentado, ele continua preso, mas a Delegacia de Polícia já solicitou a internação dele, tendo em vista que não é um indivíduo que tem o mesmo entendimento que as outras pessoas da comunidade, ele tem algum problema, algum déficit. A nossa ideia é tirar ele do cumprimento da pena com outras pessoas, que em tese seriam normais, para que ele cumpra uma medida protetiva. A juíza já deferiu esse pedido e, ao que tudo indica, ele deve ser encaminhado em breve ao tratamento, num manicômio judicial de Porto Alegre”, informa Rafael Keller.

Jovem encontrada morta em sua casa: ‘laudo não apontou causa da morte’

O delegado de Polícia Civil de São Marcos, Rafael Keller, revela que o caso da jovem de 26 anos encontrada morta em sua residência no centro da cidade, em 27 de novembro de 2021, segue em investigação. “Em 2021 foi registrado como encontro de cadáver, porque, a princípio, não teria nenhum indício de morte causada. O laudo da perícia retornou para nós nesta semana e apontou a causa da morte como indeterminada. Vamos continuar com as investigações”, explica Rafael Keller.

1º homicídio de 2022: ‘laudo apontou hemorragia como causa da morte’

No último dia 12 de janeiro, São Marcos registrou o primeiro homicídio de 2022, na Rua Joaquim Domingos Vanelli, no bairro Progresso. A vítima, um homem de 41 anos, foi fortemente agredida e atingida com golpes de faca dentro de casa. De acordo com o delegado da Polícia Civil de São Marcos, a companheira de 47 anos e os dois filhos dela, de 22 e 26 anos, seguem como suspeitos. “O laudo apontou hemorragia como causa da morte. Mas ainda não concluímos essa investigação. Estamos ouvindo algumas pessoas, analisando os celulares, ainda tem algumas diligências pendentes. A mulher dele e os dois filhos estão como suspeitos no processo, e, ao final, vamos indiciar ou não. Pelo o que as testemunhas relataram, eles três estavam no local do fato no dia e participaram de alguma forma. Eles foram presos no dia do fato, mas o Poder Judiciário decidiu que eles deveriam responder em liberdade”, informa Rafael Keller.