• Lattualita

    GERAL

    São Marcos na bandeira preta: município adere ao modelo de cogestão regional

    Estabelecimentos e lugares públicos não deverão ter circulação de pessoas entre 20h e 5h. Aulas presenciais continuam apenas para a educação infantil (0 a 6 anos) e 1º e 2º ano do ensino fundamental

    4 anos atrás

    Governo do Estado publicou neste domingo, dia 21 de março, decreto que atualiza os protocolos da bandeira vermelha (nível mínimo de restrição) e preta

A partir desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a região da Serra gaúcha está na bandeira preta (risco epidemiológico altíssimo) no mapa definitivo da 42ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, válido até a próxima segunda-feira, dia 1º de março. Diante do agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise do Estado decidiu, nesta segunda-feira (22), pela ampliação das restrições à circulação de pessoas em todo o Estado. Independentemente da bandeira da região, a janela de horário da suspensão geral de atividades não essenciais, a partir desta terça-feira (23), será ampliada em duas horas: começando mais cedo, às 20h, e indo até as 5h.

Devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados. As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

Na reunião com a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e associações regionais, os representantes pediram pela manutenção da cogestão do Distanciamento Controlado – na qual as regiões que decidirem aderir podem adotar protocolos próprios desde que não menos restritos que os protocolos da bandeira anterior (por exemplo, regiões em bandeira preta podem adotar protocolos de bandeira vermelha). O Gabinete de Crise decidiu manter a cogestão regional mediante algumas alterações e maiores restrições. Após o pronunciamento do governador do Estado, Eduardo Leite, São Marcos adotou o modelo de cogestão elaborado pelos municípios que integram a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste). A partir desta terça-feira (23), além da restrição geral de atividades das 20h às 5h, passam a valer as seguintes alterações, até o dia 1º de março:

– Aulas presenciais continuam apenas para a educação infantil (0 a 6 anos) e 1º e 2º ano do ensino fundamental.

– Comércio aberto com restrição a 50% dos trabalhadores

– Restaurantes: atendimento presencial até as 20h

Vacinação contra a covid-19: 885 pessoas já foram imunizadas em São Marcos

Até esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, 885 doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas em São Marcos. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, ainda há um quantitativo de doses disponíveis para vacinação de idosos com 85 anos ou mais e também profissionais de saúde. A Vigilância Epidemiológica também segue vacinando esta semana os idosos acamados, conforme agendamentos. 139 profissionais de saúde e idosos da Instituição de Longa Permanência já receberam a segunda dose da vacina CoronaVac.

A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde informou ao município que não há previsão para recebimento de novas doses de vacinas contra a covid-19 e, consequentemente, ampliação do grupo prioritário de vacinação. Assim que for informado data para recebimento de vacinas, a equipe da Secretaria de Saúde informará a população e organizará mais uma ação para aplicação da vacina. A expectativa é que os próximos a serem imunizados sejam os idosos com 80 anos ou mais.