-
SAúDE
VACINAçãO CONTRA A GRIPE
São Marcos aguarda orientação da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde para ampliar vacinação contra a gripe para todas as idades
Conforme Ministério da Saúde, pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários já podem receber a vacina trivalente desde o último sábado (3), mas estados e municípios podem determinar como será o atendimento
3 anos atrás
No último sábado, dia 3 de julho, o Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a Influenza está aberta para toda a população do país com mais de seis meses de idade. A campanha vai até a próxima sexta-feira, dia 9 de julho, e cada estado e município pode determinar como será o atendimento à população ampla. Em São Marcos, a Secretaria Municipal da Saúde ainda aguarda orientação da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde para ampliar a aplicação da vacina trivalente – que previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B – para toda a comunidade.
De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Marcos, até o último dia 29 de junho, 4.400 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no município. A cobertura vacinal atingida até esta data é de 48,9%, sendo que a meta de vacinação é de 90% dos grupos prioritários. Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.
Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde de São Marcos, de um total de 4.152 idosos são-marquenses, 2.278 já foram vacinados, o que corresponde a 55,9%. Entre os trabalhadores de saúde, a população total é de 629 pessoas, sendo 254 destas (41,5%) já imunizadas. Das 30 puérperas, 17 (57,2%) já receberam a dose da vacina trivalente; e das 181 gestantes, 112 (61,4%) foram vacinadas. Entre os 269 professores são-marquenses, 214 (79,6%) já foram imunizados. 930 crianças (71,6%) de um total de 1.262 já foram vacinadas. 28,6% da população com comorbidades também já recebeu a vacina contra a Influenza.
Vacinação contra a gripe: ‘não está rápida como nós gostaríamos’
Conforme destaca a secretária municipal da Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo, a procura pela vacina contra a gripe está baixa. “A vacina da gripe não está com muita procura, principalmente no grupo de comorbidades. Percebemos que vai aumentando gradativamente a nossa porcentagem de vacinas aplicadas, mas não está rápido como nós gostaríamos. Eu percebo que hoje muitas pessoas estão preocupadas com a covid-19 e estão esquecendo da questão da gripe, que também é extremamente importante e também leva a óbito”, alerta Maristela Lunedo.