-
GERAL
Sandra Meneguzzo é reeleita presidente do Sindicato Rural de São Marcos
Eleição da nova diretoria da entidade foi realizada no último sábado, dia 19 de fevereiro. 308 votantes garantiram a reeleição da atual presidente do Sindicato, que liderou única chapa concorrente
3 anos atrás
A atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos (Staf), Sandra Maria Corso Meneguzzo, foi reeleita para mais um mandato de 4 anos à frente da entidade. A votação ocorreu na sede do Sindicato – localizada na Rua Osvaldo Aranha, número 835, no centro de São Marcos – das 8h às 17h30. Ao todo, 308 associados (de um total de 1.100) compareceram na eleição para votar. Foram 295 votos a favor da única chapa concorrente, liderada por Sandra Meneguzzo; 6 votos contra; 4 brancos e 3 nulos. Para a reeleição da atual presidente eram necessários cerca de 165 associados votantes, o que corresponde a 15%.
Meta de votação atingida: ‘teve a representação de quase todas as famílias do interior’
Em entrevista ao L’Attualità, Sandra Meneguzzo destaca a sua satisfação com a adesão dos associados à eleição da nova diretoria, conselho fiscal, titulares e suplentes do Staf. “Estou bem feliz. O associado aderiu às eleições, mesmo não sendo obrigatório e sendo só uma chapa. O nosso associado vem de uma cultura em que pensa ‘quando é só uma chapa não precisa votar’, então tivemos que trabalhar muito na divulgação e falar da importância do voto. Tínhamos que ter 15% do voto do associado, a meta foi atingida e superou. Eu aguardava uns 200 e poucos e veio 308 associados. Então teve a representação de quase todas as famílias do interior, ou veio a mãe, ou o pai ou o filho”, comenta Sandra Meneguzzo.
Votos contrários: ‘você tem que repensar e ver o que pode melhorar’
A presidente reeleita do Sindicato rural também salienta que os 6 votos contrários à sua reeleição são um incentivo para reavaliar o trabalho realizado em seu primeiro mandato. “A gente aguardava esses votos ‘não’, porque na outra eleição teve chapa de oposição. Então acho bem democrático e bem justo. Eu sou uma pessoa que para pra pensar quando alguém vota ‘não’, para trabalhar um pouco mais essa questão e ver se talvez eu preciso melhorar em alguns pontos. Porque quando você só tem glórias e pontos positivos, talvez você se acomode. E assim não, você tem que repensar e ver o que pode melhorar”, observa Sandra Meneguzzo. Conforme informa, a data da posse do seu segundo mandato ainda será definida, mas deve acontecer entre 21 e 31 de março.
Contratação de técnico agrícola: ‘uma pessoa formada e com disponibilidade’
De acordo com Sandra Meneguzzo, uma de suas propostas para o próximo mandato é a contratação de um técnico agrícola para o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos. Ela detalha as medidas que serão tomadas para viabilizar a contratação. “Vou fazer uma reunião com a diretoria e vamos ver se essa contratação precisa passar por assembleia ou se não será necessário. Caso venha a precisar, ou se faz uma assembleia extraordinária ou se aguarda a próxima do final do ano. Vamos ver como será o andamento do trabalho. Para essa contratação precisa ser uma pessoa formada e com disponibilidade. Também vai ser preciso definir se o trabalho será o dia todo, ou meio turno, se duas vezes por semana”, exemplifica Sandra.
Conforme ressalta, a comunidade rural e outras entidades serão consultadas. “Será feito todo um estudo, vou fazer uma reunião no interior, com a diretoria, talvez até com a regional da Serra, da qual eu participo, e juntamente com a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), que está trabalhando muito essa questão do atendimento técnico. Também vamos falar com a Emater para ver quais são os pontos mais necessários do interior para nós ajudarmos através do técnico agrícola”, pontua Sandra Meneguzzo.