• Lattualita

    GERAL

    Rotaract Club São Marcos entrega nova brinquedoteca a escola estadual de Criúva

    Jovens membros do Rotaract Club São Marcos entregaram nova brinquedoteca a Escola Estadual Irmão Pedro, localizada em São Jorge da Mulada, interior do distrito de Criúva (Caxias do Sul). Projeto teve apoio de empresas e profissionais de São Marcos

    4 anos atrás

No início deste ano, os jovens membros do Rotaract Club São Marcos realizaram a entrega de nova brinquedoteca à Escola Estadual Irmão Pedro, localizada em São Jorge da Mulada, interior do distrito de Criúva (Caxias do Sul). A ação faz parte do projeto “ImaginAção”, que visa ao desenvolvimento educacional, corporal e comportamental das crianças, fazendo com que estas desenvolvam seu lado criativo, além do relacionamento interpessoal.

A escola conta hoje com aproximadamente 25 crianças, entre as idades de 6 a 12 anos, além de uma funcionária e duas professoras. “A idealização da brinquedoteca surgiu por intermédio da integrante do clube, Tatiane Giacomelli, que se inspirou no projeto MAS (Mutirão de Arquitetura Social), que visa à revitalização de escolas e ocorre anualmente no município de Caxias do Sul, sendo realizado por jovens estudantes de arquitetura, em parceria com a empresa Marcopolo”, detalha a atual presidente do clube Bárbara Bassanesi.

‘Optamos por beneficiar a Escola Estadual Irmão Pedro, por ser uma instituição de ensino mais retirado, e, por tal razão, muitas vezes passa despercebida perante a sociedade’

O projeto, que teve seu início ainda na gestão de 2019/2020, sob comando da integrante Francine Rizzon, não pôde ser concluído no referido período em razão da pandemia do Covid-19, e foi a primeira proposta nesse segmento realizado pelo clube. “A escolha pela escola a ser beneficiada não foi tarefa fácil, contudo optamos por beneficiar a Escola Estadual Irmão Pedro, por ser uma instituição de ensino mais retirado, e, por tal razão, muitas vezes passa despercebida perante a sociedade. Assim, com a idealização do projeto da brinquedoteca, o grupo todo se mobilizou para que o projeto saísse do papel e alcançasse o sucesso esperado”, destaca Francine Rizzon, antiga presidente do clube.

O espaço da brinquedoteca foi desenvolvido especialmente para os alunos, sendo todo o projeto arquitetônico idealizado pelo arquiteto e urbanista Everton Rizzon. “Para a criação do espaço, foi desocupado uma sala utilizada como depósito e realizado todo um processo de estudo e análise para atender todas as necessidades da escola e principalmente dos alunos, sendo que todos os itens desenvolvidos visam à evolução mental, psicológica, social e física das crianças, fazendo com que elas aprendam de forma lúdica e didática”, explica Everton.

Brinquedoteca conta com palco para apresentações e teatro de fantoches, mesas e tapetes de jogos interativos

O espaço conta com palco para apresentações e teatro de fantoches, mesas e tapetes de jogos interativos para desenvolvimento e socialização dos alunos, além de itens para aprendizagem e conhecimento em geral, sendo todo o espaço bem colorido e animado para estimulação da criatividade dos jovens. Para que a brinquedoteca saísse efetivamente do papel, foi necessário a ajuda de diversas empresas e parceiros do Rotaract. “A realização e construção da sala foi um desafio para todos nós, pois dependíamos de muitos fatores externos e ajuda da comunidade”, aponta Bárbara Bassanesi.

Bárbara e Francine destacam a ajuda das empresas Tedesco Móveis, Brasil Smart House, Visual Móveis, BR Laser, Babi Bassanesi Fotografia, Top Line, Bontempo Móveis, Saint Clair Confecções, Balmas Presentes, Marco Center Supermercado, Adrilu Comércio de Tintas e La Bella Fruta, que auxiliaram com todos os materiais necessários para criação da brinquedoteca.