-
DESTAQUE
Ristorante Amélia di Sinuelo inaugura temporada de inverno: ‘para que o público mais jovem possa conhecer também a Sinuelo’
Desde a última sexta-feira (15), restaurante estará aberto todas as sextas à noite, a partir das 19h, com cardápio diferenciado, com sugestões de harmonização com vinhos e espumantes da casa
2 anos atrás
Na última sexta-feira, dia 15 de julho, aconteceu a inauguração da temporada de inverno do Ristorante Amélia di Sinuelo – localizado na Vinícola Sinuelo, na BR 116, km 113, no bairro Industrial. Durante a estação mais fria do ano, o restaurante estará aberto todas as sextas à noite, a partir das 19h, com um cardápio diferenciado, com sugestões de harmonização com vinhos e espumantes da casa. Algumas novidades do cardápio são: filé Pietro Felice, risottos, saladas especiais, drinks e novas sobremesas. O restaurante continua aberto de terça a domingo ao meio-dia com o cardápio tradicional.
‘Manter um equilíbrio entre a nossa identidade mais colonial, que é o prato típico, e também algo um pouco mais sofisticado e contemporâneo’
O diretor do Ristorante Amélia, Guilherme Felipe Molon, idealizador do projeto, revela que a aceitação da clientela à nova proposta do restaurante foi positiva. “Foi muito legal. Íamos colocar umas 40 pessoas, mas foi aparecendo mais gente e é legal já começar com o restaurante mais cheio. Esse novo formato é novidade para todos, para a cozinha, para os garçons, para nós da Sinuelo. Quisemos manter um equilíbrio entre a nossa identidade mais colonial, que é o prato típico, e também algo um pouco mais sofisticado e contemporâneo”, comenta Guilherme.
Conforme ressalta, o cardápio tem a revisão e acompanhamento do chef Matheus Troglio, que também esteve presente na inauguração na sexta-feira (15). “Ele faz parte do Senac de Caxias do Sul, é professor docente, está fazendo mestrado, tem 15 anos de experiência e presta consultoria para vários restaurantes em Caxias do Sul e Flores da Cunha. E agora está nos acompanhando”, destaca Guilherme.
Ristorante Amélia: ‘quisemos fazer uma homenagem para a minha bisavó Amélia e para essa questão de cuidar da família’
Conforme conta, o formato especial durante a temporada de inverno também está ligado ao novo conceito do restaurante da Sinuelo, que passou a se chamar Ristorante Amélia há 6 meses, em homenagem a bisavó de Guilherme e matriarca da família, Amélia Molon. “O primeiro da família que veio da Itália para o Brasil foi o Pietro Felice, que daí teve um filho, Ernesto, e o filho do Ernesto era o meu avô Pedro Molon. A Amélia era mãe do Pedro Molon e avó do meu pai Valderes. Ela era uma pessoa que tinha uma relevância na comunidade de Flores da Cunha, era parteira, cozinheira, ajudava muito na comunidade. E ela tinha essa questão do símbolo do avental, que é da tradição italiana, e servia para muita coisa. Para chamar o pessoal pra mesa ela abanava o avental, e também usava para esfriar ou pegar alguma coisa”, exemplifica Guilherme Molon.
Conforme explica, o conceito do novo nome do restaurante busca homenagear o cuidado à família. “Sempre pensamos na Sinuelo como uma vinícola e o restaurante faz parte da vinícola. Mas não quisemos botar como um produto Sinuelo, quisemos fazer uma homenagem para a minha bisavó, a matriarca da família Amélia Molon e para essa questão de cuidar da família. Porque nós temos um público mais familiar, empresarial e turista”, detalha Guilherme.
‘Mostrar para o pessoal de São Marcos que temos um ambiente bacana e para um público diferente talvez, como casais de namorados, grupo de amigos’
Conforme acrescenta, a abertura do restaurante às sextas-feiras, durante a temporada de inverno, busca atrair mais a comunidade de São Marcos para o Ristorante Amélia. “Quisemos mostrar para o pessoal de São Marcos que temos um ambiente bacana e para um público diferente talvez, como casais de namorados, grupo de amigos. Para que o público jovem possa conhecer também a Sinuelo e consumir o grande diferencial nosso, que são os produtos diretos na vinícola, os espumantes, o vinho, as harmonizações. O cardápio todo tem nos ingredientes vinhos da casa, e todos os pratos são harmonizados ou têm algum ingrediente no preparo que é derivado da uva, dos produtos da Sinuelo, além do ambiente acolhedor com lareira”, salienta Guilherme Molon.
‘Proporcionar uma experiência um pouco diferente dentro da vinícola’
Conforme reforça, o Ristorante Amélia di Sinuelo também traz a proposta de ser um espaço interessante para eventos e reuniões de grupos, de segunda a quinta-feira. “Nestes dias nós temos o espaço amplo do restaurante livre para estar recebendo eventos, cafés da manhã também. E a nossa ideia daqui pra frente é não passar mais do que um mês sem fazer um evento que envolva o restaurante, ou o vinhedo, ou um espaço novo que estamos preparando dentro da cantina. É um espaço histórico onde temos umas pipas e aquele aroma característico de cantina, para proporcionar uma experiência um pouco diferente dentro da vinícola”, comenta Guilherme.
‘Nós vestimos essa camisa dos produtos de São Marcos e incentivamos o uso dos produtos regionais de pequenas agroindústrias’
O diretor também destaca que o restaurante tem como um de seus princípios a valorização do produto local. “Nós vestimos essa camisa dos produtos de São Marcos e incentivamos o uso dos produtos regionais de pequenas agroindústrias, coisas mais artesanais, produtos gaúchos da nossa cultura. Então, para o turista, isso é muito importante. Temos um papel bem legal de valorizar e atrair pessoas de fora para São Marcos”, pontua Guilherme Molon.