-
GERAL
Representantes do comércio e serviços de São Marcos participam de 3º Simpósio Estadual do Varejo em Caxias do Sul
Nesta quinta-feira (18), aconteceu o 3º Simpósio Estadual do Varejo, em Caxias do Sul, com palestras voltadas para setores de comércio e serviços
3 anos atrás
Representantes do comércio e serviços de São Marcos
Nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, representantes dos setores do comércio e serviços de São Marcos participaram do 3º Simpósio Estadual do Varejo, em Caxias do Sul. A presidente do Sindilojas Caxias, entidade promotora do evento, Idalice Manchini, comemorou o reinício dos eventos presenciais, considerando a terceira edição do Simpósio Estadual do Varejo como um marco. “Estamos e somos diferentes agora e isso nos possibilita um novo olhar sobre tudo. Convido vocês a aceitar o filtro do novo para reiniciar o que for preciso com espírito renovado. Se permitam escutar e aprender”, assinalou Idalice.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Elvio Gianni, representando o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, que é empresário do comércio, destacou a importância de desburocratizar para empreender: “Caxias do Sul é uma cidade empreendedora por natureza e o poder público precisa das entidades ao lado para se fortalecer”, observou.
O Simpósio iniciou com palestra do influenciador digital, poeta e escritor Caciano Kuffel, que trouxe o tema “As barreiras e oportunidades dos novos dias: a visão empresarial de um coração humano”. O palestrante iniciou interagindo com a plateia e contando a história que viveu como um dos Médicos do Sorriso em Caxias do Sul: “Comecei fazendo vídeos falando sobre a cidade na internet e mostrando as características regionais do estado do Rio Grande do Sul e a expressividade do povo gaúcho”, comentou. Caciano convidou um participante para um truque de mágica, que divertiu a todos, e contou que a mágica o ensinou a capturar a atenção das pessoas. “Segurar a atenção de alguém é algo fantástico e isso é essencial para manter um negócio”, apontou Kuffel.
O palestrante ressaltou a importância da conexão com as pessoas para ser compreendido. Para que um produto faça sentido para um consumidor, segundo ele, a lógica é a mesma: captar a atenção da pessoa. Caciano deu a dica aos comerciantes para se conectarem com o coração das pessoas. Afinal, para qualquer propaganda que é vista teve um ser humano por trás para produzir: “Pessoas se conectam com pessoas e não com produtos: isso é humanizar!”, contextualizou. Com a realização do Sindilojas Caxias, o Simpósio conta com os apoiadores institucionais Sistema Fecomércio SESC, SENAC e Sebrae RS.
‘Um evento fantástico para dar um ‘up’ no comércio e serviços de São Marcos’
Consultora de Relacionamento do Sindilojas Caxias, a são-marquense Andreia Reis Kirsch comenta sobre a importância do evento para os setores de comércio e serviços. “Foi uma retomada, depois de tanto tempo o pessoal pôde se encontrar e fazer networking. Foi um evento muito bem planejado e organizado. O público bem participativo, palestrantes bem dinâmicos, trazendo muito conhecimento e muita informação. Todo mundo gostou do ambiente, das palestras, que tiveram muito conteúdo, muita informação, até para dar uma motivação para o comércio, que estava desmotivado com toda essa questão da pandemia. Os palestrantes trouxeram novas estratégias, mostraram o que a gente ganha com a pandemia, porque você tem que reinventar o seu negócio. Então foi um evento fantástico para dar um ‘up’ no comércio e serviços de São Marcos”, assinala Andreia Kirsch.