-
GERAL
Represa de São Marcos: ‘nós temos reservação de água para 3 meses sem chuva’
Até esta segunda-feira (20), barragem municipal, na Linha Humaitá, está 42 cm abaixo do nível máximo, de aproximadamente 6 metros. Rio Ranchinho, responsável por enviar água para a represa, também está em nível seguro
3 anos atrás
Represa municipal, na Linha Humaità (Foto arquivo L'Attualità)
Após a situação de emergência registrada em maio de 2020 em São Marcos, quando a represa municipal atingiu nível crítico de ressecamento e foi realizada a reposição de água com caminhão-pipa para garantir o abastecimento no município, a barragem da Corsan, na Linha Humaitá, iniciou 2021 em nível de segurança, que deve se manter neste final de ano. De acordo com o gerente da Corsan de São Marcos, Jefferson do Canto da Rosa, até esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, a represa municipal está 42 cm abaixo de seu nível máximo, de cerca de 6 metros de profundidade. “Está bem tranquilo por enquanto. No nível que está hoje, se vier chuvas esparsas, não vamos ter nenhuma preocupação. Apenas se ficarmos 4 meses sem chuva, porque nós temos reservações de água para 3 meses”, detalha Jefferson.
Conforme acrescenta, a bacia de captação do Rio Ranchinho, responsável por enviar água para a represa, também está em nível seguro. “Nós temos um bom nível no Ranchinho também. Ele ainda tem bastante vertente, então qualquer chuva já ajuda. A chuva não enche a barragem, mas ela recupera muito rápido o nível do Ranchinho”, explica o gerente da Corsan.
Vazamentos de água foram consertados no bairro Francisco Doncatto
Neste mês de dezembro, a Corsan de São Marcos já iniciou o trabalho de eliminação dos vazamentos na rede de água do município – uma das prioridades do novo gerente, Jefferson do Canto da Rosa, desde que assumiu a gerência da companhia em 19 de novembro. “Há umas 2 semanas nós tivemos uma equipe de pesquisa que foi no bairro Francisco Doncatto, passaram um ‘pente fino’ e localizaram 5 ou 6 vazamentos, que já foram consertados. Eu não posso colocar essa equipe direto em todos os bairros, porque tem as demandas das outras cidades. Mas quando dá uma aliviada, eu coloco eles para fazer isso”, ressalta Jefferson.
Troca da rede de tubulação na Avenida Venâncio Aires: ‘estou esperando obra da prefeitura’
O gerente da Corsan também informa que outra de suas prioridades, a troca da rede de tubulação na Avenida Venâncio Aires, deve acontecer juntamente com a obra da prefeitura para nova canalização de esgoto no local. “Eu ainda estou procurando convocações da regional, para trazer mais pessoal para cá, porque eu preciso de mais gente para fazer essa obra. E também estou esperando a prefeitura de São Marcos, porque parece que eles vão fazer a canalização de esgoto na Avenida e aí vamos tentar fazer junto, para movimentar uma vez só a rua”, assinala Jefferson da Rosa, que ainda não tem uma posição do município sobre a data de início da continuidade da obra de troca de canalização na Avenida Venâncio Aires, para posterior asfaltamento.