-
GERAL
Quadro do general Miotto exposto em seu funeral foi pintado por artista de Porto Alegre
Autoria do quadro é de Maureen Rose Martini Braz, que pintou o retrato a pedido do general Miotto para a galeria do Comando Militar do Sul
4 anos atrás
As últimas homenagens para o general são-marquense Geraldo Antônio Miotto, falecido no último 20 de janeiro, contaram com honras militares e até a presença ilustre do vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, no município. Na missa de corpo presente, realizada na Igreja Matriz de São Marcos, no dia 21 de janeiro, um detalhe chamou atenção: um retrato de óleo sobre tela do general Geraldo Miotto estava exposto próximo ao caixão. A autoria do quadro é de Maureen Rose Martini Braz, moradora de Porto Alegre, que pintou o retrato para a galeria do Comando Militar do Sul, do qual general Miotto foi comandante de 2018 a 2020.
Conforme revelou ao L’Attualità a artista plástica, ela havia pintado o retrato do presidente da República, Jair Bolsonaro, e o mostrou para o general Miotto. “Ele gostou e mostrou para o pessoal do Comando do Sul, e, por coincidência, eles estavam procurando uma pessoa para completar a galeria dos retratos dos ex-comandantes do gabinete. Estavam faltando os retratos do general Carlos Bolivar Goellner, general Hamilton Mourão, general Leal Pujol e general Miotto, nessa ordem. Os quadros de cada um foram entregues numa cerimônia no início de 2020”, detalha Maureen Rose, revelando que atualmente está finalizando o 5º quadro, do general Valério Stumpf Trindade – que sucedeu o general Geraldo Miotto no Comando Militar do Sul.
Conforme explica a pintora, os retratos são feitos com base em fotografias dos militares. “Eu faço o retrato a partir da fotografia e incluo o uniforme de gala e todas as medalhas insígnias de cada um”, conta Maureen. Segundo revela, os retratos originais ficam com os militares homenageados e fotos dos quadros ficam expostos no salão nobre do Comando Militar do Sul e no gabinete do comandante.
Coronel Estigarríbia inspirou artista plástica: ‘É um pintor fantástico, tem quadros inclusive nos Estados Unidos’
Maureen Rose destaca que uma de suas inspirações para pintar retratos de militares é o Coronel da Reserva Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele notabilizou-se por suas obras que, espalhadas por inúmeras organizações militares no Brasil inteiro, registram episódios da história militar, contribuindo para a preservação da memória e das tradições da Força Terrestre. “Ele teve muito contato com o general Miotto. É um pintor fantástico, que pinta cenas históricas militares, e tem quadros inclusive nos Estados Unidos. Foi ele quem falou com o general Miotto sobre o meu trabalho. Participamos juntos de um ciclo de palestras sobre a história do Exército e na ocasião mostrei a ele também a foto do retrato do presidente Bolsonaro”, comenta Maureen.
A autora do retrato do general Geraldo Miotto finaliza comentando sobre a perda do militar. “Eu já tinha contato com o general Miotto desde que ele assumiu o CMS (Comando Militar do Sul). Ele era incomparável, tinha um carisma único”, pontua Maureen Rose Braz. Formada em Artes Plásticas e Arquitetura, Maureen se dedica à pintura há 4 anos, seguindo os passos de sua mãe, Alda Martini Braz. “Procurei ajuda do professor e pintor Carlos Rosa, a quem agradeço toda a orientação dada”, comenta Maureen.