• Lattualita

    ESPORTES

    1ª semana de agosto: após 10 altas de pacientes com covid-19, Hospital SJB chega neste domingo (9) com apenas 1 internado com a doença e 1 suspeito

    Ao longo da semana (3 a 9 de agosto) Hospital São João Bosco deu alta a 10 pacientes covid-19 e aplicou total de 181 testes rápidos de detecção de coronavírus

    1 mês atrás

    Prevenção à covid-19: Hospital São João Bosco testa 106 pessoas em ação no centro de São Marcos, na sexta-feira (7)

Na primeira semana de agosto, a procura por testes rápidos de detecção de coronavírus junto ao Hospital São João Bosco registrou leve queda, com total de 53 testes realizados, entre comunidade (26) e caminhoneiros (27). Na última semana de julho foram realizados 60 testes no total. O que chama a atenção é a queda na procura dos motoristas (de 42 para 27) e o aumento da testagem sendo realizada em pessoas da comunidade (na primeira semana foram 17 e nesta segunda semana de agosto 26 pessoas).

No início de agosto, houve sensível aumento das internações no Hospital São João Bosco, também devido à nova estratégia adotada pela instituição de realizar internações preventivas para pacientes com sintomas ainda não positivados, para agilizar o início do tratamento. A iniciativa motivou a  necessidade, pela primeira vez, de ocupação do terceiro andar do Hospital para casos clínicos, para liberação do segundo andar apenas para tratamento de pacientes com covid-19 ou suspeitos. “A procura por testes foi semelhante à da semana passada. A gente teve bastante procura, bastante internações no Hospital, tanto que foi necessário abrir o terceiro andar para atendimento clínico. E, agora, para a próxima semana, esperamos também um movimento de atendimento semelhante”, avalia a farmacêutica Daniela Trevisan, integrande da comissão responsável por acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia do Hospital São João Bosco.

Neste domingo, 9 de agosto, entretanto, houve diminuição das internações, após muitas altas durante a semana de pacientes com coronavírus, com o Hospital tendo apenas 10 internados  ao total, sendo 1  de covid-19 e  1 suspeito. Desde 1º de agosto até este domingo (9), 10 pacientes com convid-19 já tiveram alta do Hospital São João Bosco. “Na verdade foi uma coincidência, teve vários pacientes que se recuperam e tiveram alta nessa sexta-feira e sábado de manhã, mas estamos preparados para a semana que vem, a partir de segunda-feira (11), termos a mesma procura que foi na semana passada, tomara que não, mas estamos preparados”, ressalta Daniela.

Primeira semana de agosto tem acréscimo de 26 novos casos de covid-19 em São Marcos: total de 162 casos confirmados, destes 133 recuperados

A segunda semana de agosto em São Marcos (3 a 9), registrou acréscimo de 26 casos novos de coronavírus, aumentando o total para 162, destes 133 recuperados, 1 hospitalizado no Hospital São João Bosco e 1 internado no Hospital Geral. Trata-se do pastor Moisés de Souza Minich, de 44 anos, que deixou a UTI do Hospital Geral neste domingo (9), estando internado no hospital caxiense desde o dia 11 de julho.

Hospital São João Bosco testa 106 são-marquenses em ação no centro da cidade nesta sexta-feira (7)

Hospital realizou ação preventiva testando moradores de 10 bairros no centro da cidade
Hospital realizou ação preventiva testando moradores de 10 bairros no centro da cidade

De 3 a 9 de agosto, o Hospital intensificou as ações externas e gratuitas de testagem preventiva de coronavírus em São Marcos. Na terça-feira, dia 4 de agosto, foram testados os funcionários dos postos Petrolino e Miotto, totalizando 12 testes rápidos realizados, todos com resultado negativo para covid-19. Na tarde da sexta-feira (7), a maior ação realizada aconteceu no centro da cidade de São Marcos, esquinas da Rua Padre Feijó com a Avenida Venâncio Aires, quando foram testados no total 106 pessoas, distribuídas entre 10 bairros e comunidades de São Marcos. Destas, foram registrados 5 casos com anticorpos para a doença (IGG), considerados recuperados,  1 positivo para covid-19 (IGM) e mais 1 com resultado inconclusivo, que necessitou de exame de PCR para esclarecer. Os demais, 99 todos com resultado negativo para covid-19.

Os testes rápidos de detecção de coronavírus foram realizados em voluntários que passaram pelo local e aceitaram participar da ação preventiva de controle da pandemia em São Marcos, para a qual o Hospital São João Bosco disponibilizou equipe de profissionais de saúde e investiu na aquisição de mais 100 testes rápidos (no total comprou 300 testes para as ações externas). “As pessoas foram muito receptivas, a gente até não tinha divulgado muito para não causar muita aglomeração e, assim que a gente chegou e montou a estrutura, já começou a formar fila. E deixamos de atender muitas pessoas que tinham interesse de fazer também o teste. Foi muito válido, as pessoas gostaram muito, foi bem positivo”, avalia a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto.

Na terça-feira (4), foram testados 12 profissionais dos postos Petrolino e Miotto, todos com resultado negativo
Na terça-feira (4), foram testados 12 profissionais dos postos Petrolino e Miotto, todos com resultado negativo para covid-19

Hospital também testou profissionais da instituição

Outra ação preventiva de testagem de detecção de coronavírus foi realizada pelo Hospital São João Bosco entre os seus profissionais, dos setores financeiro, faturamento, recepção e recursos humanos, com realização de 10 testes, 9 com resultado negativo para covid-19 e 1 com anticorpos para a doença (IGG), considerado recuperado. “Como forma de prevenção, também o Hospital testou os setores que lidam diretamente com pessoal ou documentos provenientes dos setores de internação”, explica a farmacêutica Daniela Trevisan.

Placar da vida: doações de empresas para campanha dos motoristas atinge marca de 925 testes

Conforme explica a jornalista Roseméri Drago, integrante da comissão que acompanha as ações de enfrentamento da pandemia do Hospital São João Bosco e responsável pela captação de recursos junto a empresas para aquisição de testes rápidos de detecção de coronavírus para a campanha dos motoristas, na segunda semana de agosto houve incremento nas doações. “Conseguimos valor promocional dos testes junto à importadora para a compra em agosto e com isso empresas que já doaram uma caixa de 25 testes confirmaram a doação da segunda caixa e estamos ampliando os contatos, conseguindo a adesão de mais empresas para a campanha”, explica Rose.

Ela observa que, para uma média de consumo de 50 testes por semana (o Hospital São João Bosco já registra demanda próxima de 60 testes por semana) a meta inicialmente projetada era alcançar 1.700 testes rápidos de detecção de coronavírus para garantir disponibilidade até a última semana de dezembro deste ano. “Conseguimos 925 com as empresas e mais 300 com as entidades (HSJB, CIC e AMSM), no total temos 1.225 até o momento, então precisamos seguir com a campanha das doações para que os caminhoneiros possam ser atendidos e testados até o final do ano, podendo retornar a cada 15 dias para repetir o teste, oferecendo a eles e a nossa comunidade condição ideal de atendimento na pandemia”, destaca. Ela lembra que, além de testar, no ambulatório do Hospital São João Bosco os caminhoneiros também ganham máscara e álcool gel, patrocinados pela Farmácia Nossa Senhora Aparecida, pertencente ao Hospital.