• Lattualita

    GERAL

    Prefeitura de São Marcos realiza curso gratuito sobre elaboração de projetos e captação de recursos

    Nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de fevereiro, prefeitura promove dois encontros informativos destinados a entidades, clubes e associações. O objetivo é instruir sobre a elaboração de projetos para captar recursos financeiros

    8 meses atrás

A prefeitura de São Marcos, em parceria com o gabinete do deputado estadual Neri, o Carteiro, promove curso de formação para elaboração de projetos e captação de recursos. Nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de fevereiro, acontecerão dois encontros informativos para auxiliar entidades, clubes e associações a elaborarem projetos para captar recursos financeiros. As oficinas de assessoramento serão oferecidas gratuitamente no Auditório Joaquim Grison (anexo ao Centro Administrativo), com duração total de 14 horas. “Com a ajuda do deputado poderemos oferecer esta oportunidade que ajudará as entidades a obter renda. E essa é uma necessidade que todos têm, há dúvida em como elaborar bem o projeto e para aonde destinar o pedido”, detalha o prefeito Evandro Kuwer.

Quem ministra o curso é Marco Aurelio Alves, graduando em Psicologia, que já foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Brasileiro da Pessoa e secretário municipal de Planejamento em Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Três Passos. Ele é especializado em Gerência de Cidades/Elaboração de Projetos e Captação de Recursos em curso promovido pela Unesco. “Essa aprendizagem serviu muito nos municípios em que eu trabalhava e em 2013 criamos uma instituição chamada Instituto da Pessoa, que tinha como objetivo auxiliar organizações da sociedade civil na captação de recursos, ajudávamos asilos, entidades e projetos culturais, que tivessem finalidade humanitária e social”, conta o docente.

‘Encontramos uma forma de fazer com que o Rio Grande se beneficiasse com isso’

Deputado estadual Neri, o Carteiro, e graduando em Psicologia Marco Aurelio Alves

Ele detalha que foi convidado a trabalhar no gabinete do deputado Neri, onde deu início ao projeto para oferecer cursos em todo o Estado. “Encontramos uma forma de fazer com que o Rio Grande se beneficiasse com isso, com esses cursos.  A cada semana eu trabalho em uma cidade diferente”, explica. Segundo o parlamentar da Assembleia Legislativa gaúcha, a iniciativa surgiu de uma necessidade percebida em seu gabinete ao atender a comunidade. “Quase toda semana recebemos representantes de organizações que fazem trabalhos incríveis, mas que nem sempre têm recursos suficientes. Por outro lado, sabemos que há verbas disponíveis em nível nacional e internacional, não apenas verbas públicas, mas também de instituições e fundações ligadas ao setor privado. O que queremos é orientar os municípios sobre a melhor forma de buscar esse aporte financeiro”, explicou o deputado Neri.

‘Saímos de lá com o projeto feito, elaborado’

O curso oferece Certificado de Participação aos que obtiverem frequência mínima de 75%. Na oportunidade serão repassadas noções básicas sobre políticas públicas, formatação de projetos, fontes de financiamento, além de uma atividade prática de elaboração de projetos do interesse de cada participante. “Neste ano nós decidimos fazer um workshop, oficinas, em que as pessoas vão e aprendem a fazer o projeto. Saímos de lá com o projeto feito, elaborado. Vamos tratar o passo a passo da elaboração de projetos, todas as fases, e tentar olhar o projeto de dois ângulos: sobre quem elabora e sobre quem examina. Para as pessoas entenderem porque às vezes boas ideias não se transformam em recursos, e outras nem tão boas que geram a possibilidade de patrocínio”, destaca Marco Aurélio, que ministrará o curso em São Marcos.

O curso é destinado a organizações que atendem pessoas em vulnerabilidade, entidades culturais, esportivas, sociais, da agricultura, turismo, esporte, desde que não tenham fins lucrativos. A prefeitura já entrou em contato com representantes de entidades e associações do município, bem como artistas, coordenadores de projetos culturais e presidentes de clubes de atividades esportivas convidando-os a participarem desse curso. Os interessados devem enviar e-mail para imprensa@saomarcos.rs.gov.br ou ligar no telefone 3291 9930 para mais informações.