• Lattualita

    GERAL

    Prefeitura e CDL de São Marcos reforçam pedido de doações para o Natal

    Materiais escolares, brinquedos e doces podem ser entregues até o dia 20 no Centro Administrativo Municipal ou na CDL. Doações arrecadadas serão entregues a crianças carentes do município

    4 anos atrás

    Decoração na Praça Dante Marcucci contou com parceria da Eletrocentro (foto: Jornal L'Attualità)

O Natal deste ano será diferente para todos, devido ao enfrentamento da covid-19. E agora, o momento de dificuldade convida toda a comunidade à solidariedade. O Natal de Todos, promovido pela prefeitura de São Marcos em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), neste ano promove ação solidária para arrecadação de brinquedos, material escolar e doces, para que sejam confeccionados kits, que serão distribuídos a crianças carentes do município.

O atual secretário de Cultura e Turismo, Gláucio Brochetto, um dos responsáveis pela organização do Natal deste ano, reforça o pedido de doações, principalmente de materiais escolares. “A arrecadação ainda está fraca, temos brinquedos, mas o que está fraco é a questão do material escolar, que temos essa proposta também, porque é uma coisa de mais necessidade. Pretendemos arrecadar mais material escolar. Se a comunidade puder colaborar com doações para famílias que realmente precisem, agradecemos muito”, assinala Gláucio.

As doações podem ser entregues até o dia 20 de dezembro, no Centro Administrativo de São Marcos ou na CDL (localizada no prédio da Loja Ipiran). A data da distribuição ainda não está definida. “O nosso Dindinho vai ser parceiro na entrega de doações de campanhas de outras empresas e entidades do município. E junto com a CDL vamos fazer a nossa em um dia separado, por isso estamos esperando as definições”, informa Gláucio.

‘Decoração simples, para não gerar aglomeração’

As luzes natalinas mantêm vivo o espírito do Natal em São Marcos neste ano
As luzes natalinas mantêm vivo o espírito do Natal em São Marcos neste ano

Gláucio Brochetto ressalta que os trabalhos para decoração da cidade para o Natal estão praticamente concluídos, inclusive a manutenção do Dindinho. “O Dindinho ficou pronto, tivemos que fazer alguns consertos, fizemos o que tinha que ser feito na parte mecânica, e vamos aperfeiçoar a decoração dele. E estamos estudando a possibilidade de fazer alguma decoração na frente da prefeitura”, detalha o secretário municipal. Ele informa que a decoração está sendo reaproveitada dos anos anteriores, mas alguns itens decorativos precisaram ser restaurados, principalmente em relação à iluminação, que acaba se desgastando com o tempo. Por isso as entidades contaram com o apoio da loja Eletrocentro para a manutenção das luzes e também na decoração da Concha Acústica. “Algumas coisas não vamos conseguir usar, até em virtude de não conseguir colocar investimentos para renovar tudo que precisa ser renovado. O que conseguimos foram parceiros, como a Eletrocentro, para repor o que estava danificado”, assinala Gláucio Brochetto.

O secretário municipal salienta que prefeitura e CDL planejaram o Natal de 2020 de forma que a data ficasse novamente marcada, mas levando em consideração a preocupação em não gerar aglomerações nem mesmo nas decorações, que, em 2019, chamaram atenção da comunidade são-marquense para registros fotográficos. “Estamos um pouco restritos em função da não aglomeração. Em virtude do que estamos passando com a covid, o poder público não poderia promover grandes decorações que, por ventura, viessem chamar a atenção da população e promover aglomeração, não é o intuito. Queremos fazer para não deixar passar em branco porque é uma data importante, mas estamos tentando ao máximo fazer uma decoração que seja simples, para não gerar aglomeração e para que a data não deixe de ser lembrada”, declara o secretário de Cultura e Turismo.