• Lattualita

    DESTAQUE

    Prefeitura de São Marcos inaugura Espaço Cultural Carlos José Michelon

    Espaço Cultural Carlos José Michelon foi inaugurado neste sábado (21), durante programação dos Festejos Farroupilhas. Obra teve investimento de mais de R$ 200 mil de recursos próprios da prefeitura de São Marcos

    5 anos atrás

    Autoridades locais e familiares descerraram placa durante inauguração do Espaço Cultural Carlos José Michelon (Fotos: divulgação)

Em 2014, o Galpão Tio Carlo, localizado ao lado do Estádio Municipal Elias Soldatelli, foi desmanchado para dar espaço ao Centro de Eventos João Fontana. Desde então, o CTG Tio Carlo e outras entidades locais ficaram sem um local fixo para realização de eventos e atividades. Buscando recuperar este espaço, a prefeitura de São Marcos iniciou em julho deste ano a construção de um novo galpão. Em frente à Cancha de Laço Ricieri Bertolazzi e ao lado da copa, na parte baixa do Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro, o novo Espaço Cultural Carlos José Michelon, popularmente conhecido como Galpão Tio Carlo, foi inaugurado neste sábado, 21 de setembro, durante a programação dos Festejos Farroupilhas no município. O novo espaço possui cozinha, dois sanitários, salão e varanda, em uma área total de 405,56 m².

Novo espaço possui cozinha, dois sanitários, salão e varanda, em uma área total de 405,56 m²

A obra foi anunciada durante a Semana Farroupilha de 2018 e iniciada neste ano pela empresa T5 Edificações, de Caxias do Sul, que venceu a licitação. O espaço foi construído com recursos próprios da prefeitura de São Marcos que totalizaram R$ 223.177,95. “Foi com muito trabalho e um bom gerenciamento dos cofres públicos que conseguimos transformar essa construção em realidade. É uma alegria entregar mais uma obra à população são-marquense. Usufruam desse espaço, ele é de todos nós”, destacou o prefeito Evandro Kuwer durante a cerimônia de inauguração do novo Espaço Cultural. Ele ressaltou que a obra foi iniciada pela necessidade da comunidade voltar a ter um espaço como era o antigo Galpão Tio Carlo. “Surgiu a intenção de substituir esse local que era muito utilizado por parte da nossa comunidade e por entidades do município. Quando assumi a prefeitura, percebi que ele estava fazendo muita falta para os eventos aqui realizados. Por isso nos dedicamos a fazer uma construção maior, que vai fornecer melhores condições de uso”, ressaltou Kuwer.

Prefeito Kuwer: ‘espaço cultural vai servir para eventos que já são realizados no parque, como a Fenamarco, a Semana Farroupilha, o Rodeio’

Além de servir como sede dos encontros do CTG Tio Carlo, o galpão sediava uma série de eventos do município, sendo principal ponto de encontro durante atividades tradicionalistas. “Esse espaço cultural vai servir para eventos que já são realizados no parque, como a Fenamarco, a nossa Semana Farroupilha, o nosso Rodeio. Mas quem sabe se estimule a realização de outros eventos que movimentam a nossa cidade, o comércio e o turismo”, pontuou o prefeito. O evento de inauguração contou com a presença de autoridades locais, familiares do homenageado Carlos José Michelon e tradicionalistas. A obra ainda não está totalmente finalizada, restando alguns acabamentos.

‘Nada mais justo que homenagear uma pessoa que sempre incentivou o tradicionalismo. Ele sempre honrou a nossa tradição, tanto é que o lema da nossa entidade é Transportando a chama da tradição’, destacou o atual patrão do CTG Tio Carlo, Henrique dos Santos Rodrigues

Muitos são-marquenses conheceram Carlos José Michelon, já outros tantos apenas ouviram histórias sobre ele. Tio Carlo, como era conhecido, foi homenageado com a construção do antigo Galpão Tio Carlo no Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro. Agora, o novo Espaço Cultural construído em substituição ao antigo também levará seu nome. Carlos José Michelon foi pioneiro no ramo dos transportes de cargas em São Marcos, sendo proprietário da já extinta empresa de transportes Rodoviário Michelon. Em 1973, expandiu o transporte para outros países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia, tornando-se uma das maiores empresas do ramo na América Latina.

Prefeito Evandro Kuwer e vice-prefeita Rosa Mari Nicoletti Fontana (C) com os filhos de Carlos José Michelon: Lauro, Linda e Ladair

Além de empresário influente no município, Carlos José Michelon foi incentivador de eventos ligados ao tradicionalismo. “Nada mais justo que homenagear uma pessoa que sempre incentivou o tradicionalismo. Ele sempre honrou a nossa tradição, tanto é que o lema da nossa entidade é Transportando a chama da tradição. Não é fácil representar esse grande homem, esse marco na nossa sociedade”, destacou o atual patrão do CTG Tio Carlo, Henrique dos Santos Rodrigues.